O principal objetivo de uma empresa em seu estágio inicial é encontrar o caminho da escalabilidade. Isso é importante porque escalar um negócio significa fazê-lo crescer, seja em termos de faturamento ou de número de usuários, sem aliar a isso grandes investimentos. Ou seja, escalar é fazer mais com o mesmo, ou com menos ainda.

A maioria das startup falham exatamente no momento de replicar seu modelo. Isso acontece por vários motivos, desde falta de dinheiro até o despreparo dos empreendedores. Muitos deles não estão atentos suficientemente para as dicas que o mercado dá ou acreditam que a busca por clientes não deve estar no topo de suas prioridades.

Baseado nisso, elaboramos três dicas para que você escale seu negócio e não se junte à lista empresas que não deram certo. Confira e aplique-as agora mesmo em seu negócio:

1. Construa uma base sólida de clientes

O primeiro cliente de uma startup será sempre o mais difícil de se conquistar. No início ninguém conhece a sua marca ou confia no seu serviço. Convencê-lo de que sua solução é realmente necessária pode ser uma tarefa mais educacional do que de vendas em si, apesar de uma ser consequência da outra.

Após o primeiro cliente é preciso buscar outros dez. Então outros mil, dez mil, cem mil, um milhão. Esse crescimento precisa se sustentar numa base de clientes sólida e fiel. Serão eles que trarão outros clientes através de recomendações e serão usados como vitrine para o seu portfólio. Para exemplificar ainda mais a importância de se construir uma base de clientes, lembre-se que, independentemente do negócio, em geral, 80% do seu faturamento virá de 20% dos seus clientes.

2. Preocupe-se com os detalhes

Muitos negócios não alcançam escala porque seus fundadores não tomam cuidados com os detalhes. Boa parte dos empreendedores acaba se apegando em um ou outro elemento do seu modelo e deixando outros de lado. Por exemplo, se você possui uma loja virtual, os produtos que você oferece são os elementos principais. Mais isso não significa que o valor do frete, as opções de pagamento e o tempo de entrega não serão fatores decisivos para a experiência e fidelização do seu cliente.

As taxas de conversão de sua startup dependem do investimento realizado, do mercado de atuação e da solução proposta. Ter um negócio escalável interdepende destes fatores. Logo, cuidar para que cada detalhe contribua para melhorar essas taxas é um grande diferencial para escalar o seu modelo de negócios.

3. Use os testes para corrigir falhas e impulsionar o crescimento

O sonho de todo empreendedor é criar um negócio que atraia milhões de usuários e gere outros milhões em faturamento. A verdade é que poucos deles estão preparados para o sucesso. O que aconteceria se você tivesse que atender dez mil clientes em apenas um dia ou se ocorrer mil problemas com pagamentos em uma única manhã?

Apesar de não ser a realidade da maioria das startups, ter essa preocupação revela muito sobre a capacidade do empreendedor se preparar para os desafios de uma empresa. Dessa forma, procure estudar e conhecer o seu negócio e seu mercado de uma forma que não seja possível ser pego de surpresa. Se o servidor principal ficar indisponível, qual o plano de ação? E se um cliente for mal atendido e reclamar da sua empresa na internet? Estar preparado aumenta suas chances de alcançar o tão desejada crescimento.

A escabilidade do seu negócio depende também da adequação da sua startup às necessidades do mercado. Crescer rapidamente sem ter a mesma eficiência interna traz complicações. Por isso, acompanhe de perto o que tem ocorrido e teste sempre. Errar faz parte, o importante é a agilidade de tomar decisões para corrigir os erros e conseguir se preparar para momentos de turbulência.

Estas dicas não garantem a escabilidade da sua startup, mas certamente facilitam. Por isso, avalie o quão preparados você e sua empresa estão em relação a estas dicas, adeque os seus processos e veja os resultados que o planejamento e a visão em relação a elas podem trazer à sua empresa. Bons negócios!

E não se esqueça de compartilhar sua experiência ou deixar seus comentários!

Equipe Syhus!

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