Hoje existem mais empresas de tecnologia do que em qualquer época da nossa história. A maior possibilidade de desenvolver soluções tecnológicas e a facilidade de distribuição que a internet trouxe explicam, em parte, o fenômeno. Mas porque tantas empresas de tecnologia fracassam logo em seu estágio inicial? Saiba quais são os 3 principais erros que as empresas de tecnologia iniciantes cometem e prepare-se para não cometê-los.

1 – Focar apenas no desenvolvimento

A fase de desenvolvimento é fundamental para o sucesso da sua empresa: é ela que lhe dará o produto ou serviço de tecnologia que você comercializará. Porém, um erro muito recorrente entre empresas de tecnologia é focar excessivamente nesta fase e não dar tanta importância às demais. Qualquer empresa precisa de equilíbirio e, para que elas funcionem, vários setores, além da área de produtos, devem estar em sinergia. Por isso você não pode investir todo o seu tempo e dinheiro apenas na fase de desenvolvimento.

Um grande produto sem uma estratégica de marketing eficiente, bons canais de distribuição e um serviço eficiente de atendimento ao cliente, por exemplo, não terá grande futuro. Ao pensar na estrutura da sua empresa de tecnologia tenha sempre em mente um equilíbrio entre vários setores, expertises e profissionais de diferentes áreas.

Uma empresa de tecnologia não vive apenas de tecnologia – não é à toa que a nomenclatura se refere à tecnologia da informação. É também contabilidade, recursos humanos, finanças, administração, marketing, logística, informação, etc. Ter bons profissionais e recursos em cada uma dessas áreas é tão importante quanto ter um produto inovador e de qualidade.

2 –  Não identificar e conhecer a fundo o público-alvo

Um erro muito comum em empresas de tecnologia é ignorar que existe um público segmentado para seu produto e deixar de estudar seus anseios e necessidades antes do desenvolvimento. Você precisa descobrir o que seu público-alvo precisa, espera e o quanto está disposto a pagar por isso. Na verdade, antes de qualquer coisa, você precisa descobrir exatamente quem é seu público-alvo.

Entendendo estas questões, você terá uma linha geral sobre como desenvolver o seu produto, que pode ser muito diferente da sua ideia inicial. Não confie apenas nos instintos: lembre-se sempre que o mais importante é criar uma tecnologia que possa dar lucros para a empresa, não a realização de uma ideia genial que não atende a uma necessidade de mercado – que resolva um problema ou deficiência em questão.

Ao estudar seu público, você também entenderá o que pode esperar da concorrência e criar estratégias para se diferenciar dela. Jamais foque apenas no preço para ganhar uma vantagem de mercado. Há muito tempo este fator deixou de ser considerado um diferencial. Dê sempre ao cliente outros ganhos como, por exemplo, uma função diferente no software, um melhor serviço de atendimento ou mais canais de distribuição.

3 – Demorar muito para lançar o produto

PMEs e startups precisam ser dinâmicas e obter respostas do público o mais rápido possível, especialmente se você está desenvolvendo uma nova tecnologia. Por isso, não se pode perder muito tempo e demorar para lançar ao menos uma fase de teste: “move fast break things”!

O lançamento do produto da sua empresa, mesmo que não esteja completamente finalizado, é extremamente positivo para receber feedback do público e, assim, adequá-lo às necessidades reais de mercado. A resposta que receber dos seus clientes pode modificar sensivelmente a sua estratégia de desenvolvimento.

A sua ideia e de seus colaboradores para o produto pode ser bastante diferente do que esperam e precisam os clientes, por isso você sempre deve tentar lançar uma versão do seu produto o mais rápido possível – mesmo porque a concorrência pode também adotar esta estratégia e ganhar uma fatia considerável de mercado antes de você. Um lançamento mais rápido permite ainda que sua empresa já comece a gerar alguma receita, o que aumenta a possibilidade de investimentos e melhora o fluxo de caixa.

Agora que você já conhece 3 erros comuns aos empreendedores de primeira viagem, use esta informação a seu favor! O sucesso de sua empresa depende de inúmeros fatores, mas apenas você, sua equipe e a atenção dada a estes elementos poderão fazer a diferença nos resultados.

Algo a acrescentar? Deixe seus comentários.

Abraço,

Cristiano Freitas
Equipe Syhus

 [contact-form-7 404 "Not Found"]

 

Comentários