Abrir empresa no Brasil não é simples. Na hora de transformar o sonho de empreender em realidade muitas dúvidas podem surgir, exigindo que os empreendedores consultem profissionais especializados no assunto antes que deem os primeiros passos no novo negócio.

A contabilidade é um dos temas que despertam mais dúvidas entre os empresários, em função da grande preocupação de criar e manter uma organização com as finanças saudáveis e capazes de sustentar o crescimento. Por isso, confira as dúvidas mais comuns dos empreendedores sobre contabilidade ao abrir negócio e suas respectivas respostas:

Preciso de um contador para abrir empresa?

Ansiosos por tocarem o novo negócio por conta própria, muitos empresários desejam dar a largada totalmente sozinhos. No entanto, a Secretaria da Fazenda exige um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade para que a inscrição da empresa possa ser feita.

Além dessa exigência, lembre-se que as empresas possuem diversas obrigações, sejam elas tributárias, trabalhistas, previdenciárias ou de outra natureza. Em função disso, os conhecimentos de um bom contador podem ser cruciais para a aderência à legislação.

O que é fixo e o que é variável?

A diferença entre custos fixos e variáveis pode confundir alguns empresários que não possuem experiência com a gestão financeira de uma organização.

Os custos fixos são aqueles que não variam de acordo com o faturamento da empresa, como salários e encargos, aluguel, conta de luz e telefone, entre outros. Já os variáveis são aqueles que oscilam em dependência direta com as vendas, como compra de matéria-prima, impostos, comissões para vendedores, etc.

O pró-labore costuma gerar dúvidas nesse momento: recomenda-se que ele seja considerado um custo fixo para evitar problemas no controle do fluxo de caixa e evitar que a retirada dos sócios ocorra sobre o lucro da empresa.

Como calcular o preço?

As empresas possuem à sua disposição diversas fórmulas e metodologias para calcular o preço de venda de um produto ou serviço.

O importante aqui é pesquisar as fórmulas mais adequadas para o cálculo em seu segmento de atuação e não se esquecer se o preço encontrado está próximo dos valores praticados no mercado.

Lembre-se que algumas empresas recém-criadas podem não conseguir praticar o preço de concorrentes já estabelecidos no mercado.

Como encontro o break even (ponto de equilíbrio)?

O ponto de equilíbrio mostra ao empresário quanto ele precisa faturar em um determinado período de tempo para cobrir seus custos, sejam fixos ou variáveis, identificando o ponto exato em que a empresa não está causando prejuízos nem gerando lucros.

O indicador é útil para avaliar a viabilidade de um negócio e saber até onde a empresa pode sustentar ofertas e promoções para estimular aumentos nas vendas sem comprometer as finanças.

Preciso controlar o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para informar como a empresa está reagindo às entradas e saídas diárias de recursos financeiros.

Com ele, é possível saber se o empresário possui condições de honrar seus compromissos no curto prazo, assim como fazer projeções para o futuro para verificar o impacto de decisões administrativas ou avaliar a necessidade de investimentos e empréstimos.

Além dessas dúvidas frequentes, muitos empresários ainda querem conhecer mais sobre contabilidade para que possam acompanhar de perto as finanças da empresa e aumentar seu repertório para negociar com parceiros e investidores.

Se você tiver dúvidas sobre como abrir sua empresa ou outras questões contábeis/societárias, nós criamos um espaço de tira dúvidas gratuito. Faça sua pergunta aqui.

Cristiano Freitas
Equipe Syhus

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários