Se você quer ou precisa trocar de contador, mas não quer ter dores de cabeça no processo, fique atento às dicas desse post.

Seja para startups, pequenas, médias ou grandes empresas, o contador tem um papel primordial: auxiliar em todas as questões burocráticas e financeiras das organizações. Mais do que apenas cuidar da gestão econômica, calcular impostos e apurar resultados, estes profissionais desempenham funções estratégicas, auxiliando nas melhores decisões para os negócios. Exatamente por isso, a escolha deste prestador de serviços não deve ser avaliada puramente pelos valores cobrados pelos serviços contratados: é preciso avaliar criteriosamente a contribuição deles para redução de custos, auxílio na abertura, fechamento e direcionamento das melhores práticas em prol de melhores resultados.

O cenário de uma forma geral, porém, não necessariamente corresponde a isto. A fim de economizar nas despesas, é comum a muitos empreendedores procurarem por prestadores de serviços ou empresas especializadas que apresentem um menor custo para a execução das atividades. Grande equívoco que é constatado com o passar do tempo, através de uma maior conhecimento sobre como estes profissionais devem, de fato, auxiliar sua empresa. Se você já chegou a este estágio e identificou a necessidade de contratar um novo contador, mas deseja evitar dores de cabeça, este post é para você! Acompanhe as nossas dicas e tome a decisão mais certeira para a sua organização:

Levante quais são as suas insatisfações com o profissional anterior

Se você busca um novo contador para auxiliar as questões legais e financeiras de sua empresa, é por que houve insatisfações com o profissional atual. Realize um levantamento sobre quais foram estes fatores e utilize-os como parâmetro para avaliar as novas opções. Desta forma você saberá se o profissional ou empresa contratada têm reais condições de auxiliá-lo nos serviços necessários para a sua empresa.

Analise os clientes atendidos e serviços prestados pelos contadores que está avaliando

Buscar por referências sobre os serviços prestados, bem como os clientes atendidos, minimiza consideravelmente as chances de ter dores de cabeça com o profissional. Peça referências, sinalize alguns dos problemas enfrentados e veja como ele o orienta, mesmo que superficialmente, sobre as possibilidades de resolvê-los. Se possível, entre em contato com um dos clientes que ele atende ou já prestou serviços para verificar a satisfação deles perante o profissional. Isto dará mais segurança a você quanto a melhor decisão a ser tomada.

Busque por contadores que atuem mais fortemente no segmento do seu negócio

Cada tipo de negócio possui especificidades fiscais e tributárias. Buscar por contadores experientes no segmento de atuação de sua empresa garante que este profissional indicará as melhores soluções para reduzir custos ou lidar com situações adversas específicas do seu negócio.

Peça indicações a sua rede de contatos

Nada melhor do que pedir indicações a quem você conhece. Afinal, seus colegas ou amigos não indicarão um profissional que não desenvolve um bom trabalho. Se em meio a sua rede de contatos você constatar empreendedores que tenham negócios de segmento equivalente ou similar ao seu, melhor ainda! Isto garantirá uma maior segurança em relação à qualidade dos serviços prestados pelo contador indicado.

 

Os serviços de um contador são fundamentais para assegurar as conformidades legais e um maior controle sobre as finanças de sua empresa. Por isso, se houver suspeitas quanto a eficiência do trabalho prestado pelo profissional atual, não hesite em recorrer a uma segunda opinião ou mesmo buscar auxílio para definir a melhor ação a ser tomada.

E você, tem dúvidas se está na hora de contratar um novo contador para a sua empresa? Aproveite para esclarecê-las on-line e gratuitamente aqui.

Cristiano Freitas

Equipe Syhus

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários