Se engana quem pensa que o contador é um profissional que apenas lida com números e com a adequação financeira e contábil da empresa. A contabilidade se torna cada vez mais uma área estratégica para o desenvolvimento e o amadurecimento de qualquer tipo de empreendimento, e erros nessa área podem trazer grandes prejuízos e dores de cabeça para a empresa.

Nesse cenário, é fundamental que o empreendedor acompanhe os resultados e o trabalho que esteja sendo feito pelo contador ou pela empresa contábil terceirizada. Não são raros os erros cometidos por alguns profissionais do setor, simplesmente por desconsiderarem aspectos fundamentais da contabilidade ou por não se atualizarem constantemente. O resultado disso já sabemos: o impacto direto no lucro de sua empresa.

Por esse motivo, resolvemos abordar neste post 4 coisas que seu contador pode estar fazendo errado para que você avalie de perto e garanta que ele esteja fazendo o melhor trabalho possível.

Desatualização acerca das questões tributárias

Podemos dizer que o contador, além de ter conhecimentos a respeito das demonstrações e registros contábeis, também é um tributarista. Isso porque a extensa legislação tributária brasileira impacta diretamente nos rendimentos de uma empresa, principalmente na receita e nos lucros.

A legislação tributária atual passa por inúmeras transformações, que vão desde novos entendimentos do STF, até a concessão de novos incentivos fiscais para certas categorias de empresas ou segmentos de mercado específicos. Um contador desatualizado certamente perderá as oportunidades sazonais oferecidas pelos governos.

Classificação da empresa em regime de tributação inapropriado

O Simples Nacional é sempre a melhor opção para as empresas de pequeno porte? Apuração pelo lucro presumido ou lucro real? Uma decisão errada na hora de escolher o regime de tributação pode causar à empresa um prejuízo muito grande. Infelizmente, muitos empreendedores subestimam esse fato. O erro é ainda mais grave quando parte da própria contabilidade.

Ao final do exercício, exija sempre do seu contador uma simulação a respeito dos possíveis retornos do regime de tributação escolhido. Essa medida é fundamental para que você tenha certeza de que o seu negócio não está levando prejuízos desnecessários.

Informalidade e descumprimento de princípios contábeis

Em um primeiro momento, tratar a contabilidade com informalidade pode parecer uma medida conveniente, já que é necessário o entendimento de certos princípios e regras para que o setor esteja em pleno acordo com legislação e com os próprios entendimentos da Estrutura Conceitual Contábil. No entanto, se a sua contabilidade compactua com essas ideias, é o momento de repensar e procurar outro profissional.

Além do risco de ser prejudicado por uma eventual fiscalização, o descumprimento de conceitos contábeis, como o da competência e o da prudência, podem trazer inúmeras dificuldades para a própria organização e análise do patrimônio.

Não acompanhar as inovações tecnológicas

Por iniciativa do governo federal, estadual e municipal, hoje, existe a figura dos SPEDs, que são os Sistemas Públicos de Escrituração Digital. É uma forma de gestão compartilhada entre os Fiscos, integrando os órgãos fazendários de todas essas entidades através de um sistema virtual.

Apenas alguns deles serão obrigatórios para você, pois depende do regime de tributação da empresa, mas, de qualquer forma, o seu contador deve estar preparado para se comunicar com esses sistemas para garantir mais agilidade na prestação de contas e evitar multas pelo seu descumprimento.

Além disso, existem diversos softwares disponíveis no mercado específicos para a contabilidade e que já estão preparados para esse novo cenário do SPED. Tais informações devem ser levadas em consideração numa reunião com o seu contador para garantir pela segurança do seu negócio.
E você, identificou alguma destas questões nos serviços prestados pelo seu contador ou ficou com a pulga atrás da orelha? Aproveite o nosso canal de tira-dúvidas gratuito e acabe agora mesmo com as suas incertezas.

Cristiano Freitas
Equipe Syhus

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários