Você tem dificuldade ao realizar o controle financeiro do seu negócio? Nós sugerimos algumas ferramentas que podem te auxiliar nessa hora.

No mundo empresarial, o bom andamento do setor financeiro é um forte termômetro para mostrar como vai a ‘saúde’ do negócio. Afinal, as finanças controladas e em dia revelam que os processos e projetos conduzidos pela empresa estão trazendo o retorno esperado para seus proprietários.

Pensando nisso, elaboramos o post de hoje com 5 ferramentas que vão auxiliá-lo no controle financeiro dos negócios, de forma descomplicada. Confira!

1- Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que ajuda a acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa por determinado período de tempo. Com isso, é possível não somente compreender sua capacidade de honrar os compromissos imediatos assumidos, como também fazer projeções para a análise de diferentes cenários.

2 – DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Ainda que operar com o fluxo de caixa negativo não seja a situação ideal, muitas empresas conseguem gerar lucro mesmo quando se encontram nessa situação. Por isso, para complementar o fluxo de caixa, uma importante ferramenta a ser adotada é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

A DRE pode ser feita em uma planilha ou software financeiro para subtrair do faturamento bruto os impostos, custos operacionais, contribuições, participações e outras despesas, permitindo que o empresário conheça o resultado líquido da empresa em determinado período de avaliação.

3 – Sistemas de cobrança

Emitir notas fiscais, gerar boletos para pagamento e cobrar clientes pode ser uma tarefa difícil para os empresários que ainda estão começando suas atividades. Por isso, as ferramentas que automatizam o processo de cobrança tornam o controle financeiro muito mais fácil, não somente pela redução de tarefas manuais, como também pela alimentação automática das informações financeiras da organização.

Para empresas SaaS (Software as a Service), a ferramenta se torna ainda mais importante, devido ao volume de recebíveis mensais, em datas diferentes. Isso auxilia no controle das inadimplências, o que favorece a saúde financeira do negócio.

4 – Softwares financeiro na nuvem

Hoje, o mercado tecnológico oferece um grande leque de ferramentas on-line para o controle financeiro da empresa. Já existem muitos aplicativos eficazes para esse fim, sendo alguns gratuitos, inclusive, e com armazenamento de informações na nuvem – o que favorece a análise de informações em qualquer local que o empreendedor esteja. Além disso, esses sistemas também facilitam processos como o de emissão de boletos e notas ficais, pagamento e recebimento de contas, gestão de estoque, entre outros. Veja alguns exemplos:

Conta Azul – Gestão e controle financeiro

Superlógica – Gestão de Assinaturas e Controle Financeiro

ZeroPaper – Gestão e Controle Financeiro

Organizze – Sistema de gestão financeira para empresas e pessoas físicas

5 – Orçamento

Mais próximo da realidade de muitos empresários, o orçamento é outra excelente ferramenta para controlar as finanças de forma descomplicada. Com ele, a empresa pode planejar os recursos disponíveis para produtos, serviços, unidades, setores, projetos ou processos específicos, garantindo que suas equipes e gestores os utilizem com consciência e não prejudiquem as finanças da empresa agindo de forma isolada.

Uma ótima opção de software para Gestão Orçamentária é o Treasy. Com ele é possível construir um orçamente empresarial de forma colaborativa e confrontar os resultados mensalmente com o que foi planejado, identificando com facilidade onde estão os desvios e podendo realizar ajustes antes que sua empresa saia dos trilhos.

Engana-se quem pensa que os profissionais responsáveis pelo controle financeiro de uma empresa devem trabalhar somente durante a abertura do negócio. Contadores e administradores podem fazer toda a diferença para que o sucesso da empresa chegue no tempo planejado ou para oferecer consultoria em momentos de reestruturação. Portanto, não hesite em buscar por fornecedores reconhecidos no mercado, que contem com especialistas preparados para orientar e atender suas demandas com excelência.

E você, Conhece outra ferramenta que pode ajudar no controle financeiro nas empresa? Complemente a nossa lista nos comentários abaixo!

Se você possui uma startup, nós temos o curso gratuito por e-mail Métricas Para Startup, que pode ajudar a controlar melhor o seu negócio para ele poder crescer de forma sustentável.

Se você tiver dúvidas sobre alguns erros de contabilidade ou outras questões contábeis, nós criamos um espaço de tira dúvidas gratuito. Faça sua pergunta aqui.

 

Cristiano Freitas
Equipe Syhus

 

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários