O caminho para construir um e-commerce de sucesso é longo, tortuoso e cheio de obstáculos. Apesar disso, nada é impossível. Você já está ciente de todos os passos que devem ser dados antes de chegar até aqui: estabelecer marca e registro; quanto e como investir; definir plataformas de e-commerce; terceirizar serviços ou contratar colaboradores. A lista é extensa, mas após tudo isso, sua loja virtual já deve estar no ar.

Se seu e-commerce já está fechando algumas vendas, mas ainda não deu aquela alavancada surpreendente, o que será que está faltando?

Neste post você conhecerá algumas técnicas e táticas que certamente farão que sua loja virtual venda muito! Afinal de contas, isso é o que você queria desde o início.

Atendimento ao cliente

Obviamente, sua principal preocupação deve ser direcionada aos clientes. Possua canais de comunicação que funcionem de maneira dinâmica. Não demore nas respostas, contrate um serviço de atendimento ou pessoas capacitadas para exercer essas funções.

Se o futuro cliente tem dúvidas sobre um produto, formas de pagamento ou entrega, seu dever é sanar seus questionamentos da maneira mais rápida e precisa possível. Lembre-se que se sua loja não for clara, os clientes realizarão suas compras em outro e-commerce.

Fidelização de clientes

Se você acredita que após concluir uma venda o processo acabou, sinto dizer que o senhor(a) está muito enganado(a). As pessoas que já compraram de sua loja virtual são tão importantes quanto os novos visitantes. Eles já passaram por todo o processo e concluíram uma compra, eles acreditam na idoneidade de seu e-commerce e a partir de agora podem se tornar uma importante ferramenta de divulgação de sua marca. Basta trabalhar de maneira consciente e correta.

Para isso mantenha contato com seu o cliente, se relacione com ele e ofereça a ele novidades constantemente. Mostre para ele que ele é valorizado por você. Emails marketing que ofereçam promoções exclusivas para atuais clientes são um bom exemplo. Também é interessante usar situações de urgência dando um limite curto para aproveitar a promoção, que pode levar alguém que já conhece a sua loja efetuar outra compra por impulso.

Bom design no e-commerce

Simples, direto e o mais limpo possível. Foque nos produtos, mas não deixe o design do site de qualquer jeito. Apesar de ele não ser o foco de sua loja, certamente ele será um dos responsáveis por qualquer compra concluída. Um site bonito e de fácil navegação não só melhora a experiência do cliente, mas também passa uma credibilidade muito maior para sua loja.

Utilize a divulgação online a seu favor

Atualmente, utilizar a internet a seu favor é um dos melhores investimentos que você pode fazer pelo seu e-commerce. O comportamento dos compradores mudou e agora tudo é procurado diretamente nas ferramentas de buscas. Seus clientes passam grande parte do tempo nas redes sociais e como é que você pode utilizar essas informações para garantir que sua loja virtual se torne uma máquina de vendas? Confira a seguir alguns pontos que você deve investir o mais rápido possível.

  • Google AdWords: Também conhecido como Links patrocinados, são os anúncios de rede de display e rede de pesquisa. Campanhas divulgadas nas primeiras posições de pesquisa do Google ou banner em sites diversos. Segmentação destes anúncios é feita por palavra-chave, local e idioma ou dispositivo.
  • Facebook ADS: Muitos acreditam que a rede social seja a melhor plataforma de anúncios graças a sua enorme qualidade de segmentação. No Facebook as campanhas são criadas para atingir seu público alvo de maneira direta. Direcionamento escolhido por sexo, região, idade, interesses e páginas que curte. Tornando o alcance do anúncio bastante especifico para o público alvo.
  • SEO: Técnicas de Search Engine Optimization  aplicadas em sua loja virtual garantem que seu site tenha maiores chances de ser encontrado na primeira página do Google através de buscas orgânicas. São elas, qualidade do conteúdo, bom uso de palavras chave, o tempo de permanência do público no site e as suas conversões, entre outros fatores.
  • Remarketing: Recurso criado pelo Google Adwords que gera anúncios para pessoas que visitaram seu site recentemente. Seu produto será visto mais vezes mesmo fora do seu site.
  • Email Marketing: Invista em email marketing de nutrição para seus clientes. Não crie uma lista de spam. Tente enviar semanalmente apenas um email com promoções que valham a pena.

Presença nas redes sociais

Não basta fazer uma postagem por semana falando sobre seu site. Você fará posts sobre ofertas e tentará criar um bom relacionamento com seu cliente dentro das redes sociais. Vale lembrar que elas também servem como outro canal de comunicação. Aqui as regras são exatamente iguais a do atendimento. Velocidade e qualidade nas respostas.

Agora que você conhece um pouco mais o que deve ser feito para melhorar as vendas de seu e-commerce.

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Cristiano Freitas

Equipe Syhus

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