Uma experiência negativa vivida como consequência do descontrole financeiro muitas vezes é um fator motivador para a organização das despesas. Se na vida pessoal você está suscetível ao descontrole, na administração de um negócio não há grandes diferenças. O melhor é evitar a tensão de lidar com imprevistos e conservar como um hábito o registro das movimentações de ordem financeira.

A prática de controle sobre os gastos é um passo adiante para o preparo de um bom planejamento financeiro. Hoje em dia, com a grande variedade de ferramentas disponibilizadas gratuitamente online, executar esse tipo de controle e planejamento é mais simples do que se imagina, basta que você escolha o software que mais atende suas necessidades e adapte-se ao manuseio dos dados nesse novo sistema. Anotar gastos do dia a dia nunca esteve tão fácil e intuitivo. Dispensados papel e caneta, as chances de erro são mais reduzidas.

Ainda que você esteja pouco disposto a compreender novos softwares, não há motivos para seguir vítima do desconforto financeiro, o uso de simples planilhas pode também ser bastante útil. Confira seis ferramentas práticas que podem ajudá-lo a realizar um planejamento financeiro eficiente:

Minhas Economias

É um administrador de finanças pessoais que funciona na nuvem. Por oferecer uma interface semelhante ao do Office, do sistema operacional Windows, acaba sendo mais convidativo pelo conforto da familiaridade. Como operar a partir da nuvem, requer que o usuário cadastre-se ao site.

Os dados inseridos nas tabelas podem ser dispostos em gráficos ou relatórios, inclusive em relatórios específicos. Você pode, por exemplo, conseguir um relatório sobre um item em exclusividade; água, alimentação, ou outro.

A possibilidade de importar ou exportar dados é uma funcionalidade atrativa, pois possibilita que trazer para o aplicativo planilhas do Excel que você usava antes.

Personal Finances Free

A partir do simples recurso da divisão por cores, torna-se um programa simples de operar e compreender; é intuitivo. Faz ainda controle de fluxo de caixa, ou seja, um registro das entradas e saídas de dinheiro, e tem disponível a possibilidade de registro de transferências bancárias.

Não emite relatórios específicos, nem permite que se exportem dados para planilhas de Excel. Acaba por representar uma alternativa para controle de gastos mais domésticos, no entanto é uma ótima oportunidade para quem quer ir se habituando aos poucos a operar programas com funcionalidades de planejamento financeiro. Inclusive, fornece opções para o usuário criar suas próprias categorias e agrupar os itens à sua escolha.

Dinheirama Online

Gratuito, possui versão em aplicativos que podem ser baixados para smartphones e tablets. De fácil utilização, gera gráficos personalizados e permite analisar o fluxo de caixa. O fato de ter surgido a partir de um blog de educação financeira, para depois ter se tornado uma ferramenta de planejamento, é interessante.

Nele você consegue administrar múltiplas contas, sejam fluxos do banco ou do cartão de crédito. O programa promete a mesma segurança e privacidade de uma ferramenta bancária, o que traz alguma tranquilidade.

ContaAzul

É um software que faz a gestão financeira de micro e pequenas empresas, facilitando o planejamento financeiro.

A ContaAzul realiza toda a gestão financeira do seu negócio online e em um único local. Acompanhando em tempo real as movimentações da sua empresa.

Possui espaço para gestão totalmente online e integrada. Controlando seu estoque juntamente com as as vendas.

Além disso, possui também integração bancária para a importação automática do seu extrato bancário, a vantagem disto é nunca mais precisar fazer lançamentos manuais.

Orçamento Mensal Pessoal

Este é um modelo da Microsoft, portanto é feito para Excel e é compatível com versões do programa de 2007. Cumpre a proposta, facilitando a organização financeira e, para isso, vem com as fórmulas já prontas, compostas a partir de alguns dos principais fatores geradores dos custos familiares.

Por possuir uma interface amplamente conhecida, é fácil sentir-se mais à vontade para trabalhar o planejamento financeiro a partir dele. O fato de possuir campos para registrar o gasto planejado e o gasto real é um diferencial atrativo para quem procura uma forma de exercer controle sobre os gastos domésticos, pois poderá perceber a diferença entre o valor esperado para a despesa e o valor real que obteve dela.

Surgiram dúvidas? Fale conosco, temos um canal especial para respondê-las, nosso tira-dúvidas gratuito. Conte com nossas dicas para ajudá-lo nesse processo!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários