A GPS, mais conhecida como Guia da Previdência Social, é um documento para recolhimento das contribuições sociais pelas empresas em que o funcionário é contratado por meio de desconto no salário, pelo contribuinte individual e pelas diversas classes existentes de contribuintes, por meio do pagamento do carnê. O pagamento do GPS dá aos trabalhadores o direito de aposentadoria, auxílios como doença, maternidade, entre outros previstos em lei.

Como pode ser feito o pagamento da GPS?

O pagamento da GPS pode ser feito de duas formas. A primeira delas é mensalmente, utilizando-se de código específico para fazer o recolhimento. A outra forma é trimestral, que utiliza de um novo código para preenchimento da guia e deve ser agrupado da seguinte forma: Janeiro, Fevereiro e Março; Abril, Maio e Junho; Julho, Agosto e Setembro; e Outubro, Novembro e Dezembro. O recolhimento, quando se tratar da contribuição individual, pode ser efetuado pela GPS Eletrônica, em débito em conta ou via internet.

Como é feito o cálculo da GPS?

O cálculo para pagamento da Guia da Previdência Social é feito diretamente no sítio eletrônico do Ministério da Previdência Social, preenchendo corretamente os dados solicitados. Podem-se calcular guias de até 5 anos. Os contribuintes do GPS são classificados em:

  • Empregados – trabalhadores com CLT;
  • Contribuinte individual – quem trabalha por conta própria ou presta algum tipo de serviço para empresas;
  • Contribuinte facultativo – acima de 16 anos e que não possui renda própria;
  • Empregados domésticos – trabalhadores que executam tarefas em residências particulares;
  • Contribuinte especial – trabalhador que exerce seu trabalho em atividade rural.

Podemos perceber que o pagamento correto da GPS dá vários direitos previstos em lei ao contribuinte de qualquer classe. Você tem mais alguma dúvida sobre como é realizado o pagamento da Guia da Previdência Social? Deixe nos comentários!

Para acompanhar outros materiais gratuitos que produzimos, veja nossa área de Materiais e Cursos.

Surgiram dúvidas? Fale conosco, temos um canal especial para respondê-las, nosso tira-dúvidas gratuito. Conte com nossas dicas para ajudá-lo nesse processo!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

 

Comentários