O Relatório de Fluxo de Caixa objetiva registrar as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridas em uma empresa em um dado período. Ele é muito importante, pois permite avaliar se os recursos estão sendo aplicados da maneira correta, segundo as exigências do negócio, além de verificar capacidade futura de pagamento e possibilidade de firmar novos compromissos financeiros, entre outras coisas.

Ele é muito útil para as empresas dos mais variados segmentos e portes, incluindo as microempresas. É, portanto, uma ferramenta necessária ao empreendimento. Por isso, trouxemos os principais pontos aos quais você deve estar atento ao elaborar o Relatório de Fluxo de Caixa, confira:

Conhecer o que deverá ser registrado

É importante saber quais operações deverão ser registradas, visto que no Fluxo de Caixa se registra valores que representem efetivamente entradas ou saídas de recursos financeiros, como recebimento de clientes, rendimento de aplicações financeiras, pagamento a :fornecedores, impostos, funcionários e  encargos financeiros.

Definir uma rotina

Definir uma rotina e o período de tempo em que as informações serão pertinentes (semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo) é fundamental, pois a falta ou o excesso de informações poderá dificultar a análise e interpretação dos dados, além de consumir tempo.

Após definida a rotina, é imprescindível que os processos sejam ajustados de forma a munir o responsável pela elaboração do relatório com informações relevantes.

Saber o saldo das contas

Para que o acompanhamento ocorra de maneira efetiva, é primordial saber os reais saldos das contas. Erros poderão comprometer negativamente a tomada de decisão, fazendo o gestor perder oportunidades ou assumir compromissos que não poderão ser honrados no prazo pactuado.

fale com um especialista syhus

Não misturar despesas dos sócios com as da empresa

Outro ponto importante é não misturar gastos da empresa com o dos sócios ou proprietários. Além de comprometer a fidedignidade do relatório, com informações que não são pertinentes à empresa, isso desrespeita o Princípio Contábil da Entidade, uma das regras basilares das Ciências Contábeis, que afirma que o patrimônio da entidade não deverá ser confundido com dos sócios, devendo ser registrado separadamente.

Para mais informações sobre o tema acesse nosso post Finanças Pessoais X Empresa.

Escolher uma boa ferramenta de controle

Deve-se verificar qual a melhor ferramenta de controle para a empresa em questão, pois, embora na maioria das vezes o uso de planilhas seja útil, a empresa pode já utilizar uma ferramenta que disponibiliza essa opção, bastando apenas adequar sua rotina e processos.

Exemplo disso são os casos em que, embora se gaste com eles, os programas de automação utilizados não são empregados em sua plenitude, descentralizando a informação por meio do uso de meios de controles variados e gastando desnecessariamente tempo na alimentação de mecanismos variados.

Analisar periodicamente o controle de fluxo de caixa ME

É importante que as decisões financeiras da empresa levem em consideração os relatórios de fluxo de caixa, pois ele poderá informar sobre recursos que estão sendo gastos indevidamente e valores que poderão ser reduzidos ou renegociados, por exemplo. Os relatórios também trazem informações sobre se a política de recebimentos e pagamentos negociadas com seus clientes e fornecedores se adequam à sua realidade.

O relatório de controle de fluxo de caixa ME é uma ótima ferramenta para auxiliar as microempresas em seu controle financeiro, fornecendo aos gestores informações sobre gastos e recebimentos ocorridos em um período e servindo como base ao processo decisório, que vai desde aos prazos de recebimento até a negociação de taxas de juros junto a instituições financeiras. Lembre-se: essas informações deverão estar bastante claras para sua equipe.

Você já começou a aplicar esses passos no dia a dia da sua empresa? Estamos curiosos para saber suas experiências e opiniões sobre o assunto. Que tal deixá-las em nossos comentários?

Para saber mais sobre Fluxo de Caixa você pode baixar gratuitamente o Ebook Fluxo de Caixa: Organize e mantenha as contas no azul, produzido em parceria com a ContaAzul! Baixe e saiba como montar e manter atualizado o fluxo de caixa da sua empresa para ajudar na administração das contas a receber e a pagar!

fale com um especialista syhus

Comentários