A cada dia que passa surgem mais empresas, e principalmente startups, inovando em todas as áreas. Na área contábil não é diferente. Há alguns anos surgiu o conceito de contabilidade online. Seu objetivo principal é contribuir com uma contabilidade mais acessível e prática para empresas.

No artigo de hoje vamos falar mais sobre essa questão, apresentando melhor o conceito, as diferenças em relação a contabilidade tradicional e os benefícios que cada modelo. Continue com a leitura e saiba mais!

O que é e como funciona a contabilidade online?

De um modo geral, a contabilidade tem como função auxiliar os empreendedores a tomar decisões e resolver questões importantes acerca de seu negócio. Porém, com rotinas apertadas e, muitas vezes, problemas em conciliar as agendas, muitas vezes é difícil conseguir se reunir com o contador para ajustar e discutir algumas questões.

Nesse contexto, surgiu a contabilidade online. Ela auxilia os empreendedores a resolver assuntos relacionados a seus negócios, a qualquer momento, de qualquer lugar. Basta ter acesso a um computador, ou tablet, por exemplo, e acesso à internet. Assim, é possível emitir documentos — como notas fiscais — através de um gadget, utilizando a plataforma do escritório virtual da contabilidade contratada.5

Com isso, é possível alcançar agilidade e praticidade e ainda obter excelentes resultados, visto que a empresa é atendida da mesma maneira que um escritório..

O único porém nessa história toda é que a contabilidade online funciona melhor para um determinado público: empresas com operação mais simples – geralmente autônomos ou empresas menores, que não tem uma grande complexidade fiscal e tributária.

Contabilidade online serve para minha empresa?

Contabilidade online ou contabilidade tradicional? Essa é uma pergunta que muitas empresas acabam se fazendo. Como falado acima, a contabilidade online funciona muito bem para um determinado público. Existem dois pontos principais que podem ser determinantes na decisão de qual modelo escolher:

  • Se o seu negócio é inovador como startups e empresas de tecnologia — esses modelos mais inovadores de empresa acabam exigindo uma participação mais ativa e próxima de um contador, especialmente pela legislação não ser tão clara e acompanhar esses novos tipos de negócio;
  • Se o seu negócio precisa de um apoio mais estratégico – o contador não é apenas aquele profissional que faz o trabalho burocrático. Uma de suas principais funções é acompanhar bem de perto a rotina da empresa e auxiliar no processo de tomada de decisão, criação de estratégias, entre outras coisas. Os modelos online já não são tão efetivos nesse aspecto;

É por motivos como esse que a contabilidade online se adequa melhor a pequenos negócios e com baixo nível de complexidade, visto que não consegue oferecer um suporte mais adequado para empresas maiores ou com atividades que precisam de maior acompanhamento.

Quais as vantagens de se contratar esse serviço?

Para os negócios que se enquadram no tipo atendido pela contabilidade online, os principais benefícios são:

  • Redução de custos: a principal vantagem que a contabilidade online proporciona é a redução de custos. Como os sistemas automatizam os processos, é possível ter preços bem mais acessíveis que escritórios tradicionais. Vale notar que a medida que se aumenta a complexidade da empresa (faturamento e número de funcionários por exemplo), os custos vão aumentando de um modo que podem até se igualar ao de um escritório tradicional.
  • Resultados eficientes: em negócios mais simples os resultados alcançados com a contabilidade online são os mesmos que uma contabilidade tradicional pode oferecer, visto que os serviços prestados são os mesmos, mudando apenas o formato.

Quais cuidados tomar ao contratar a contabilidade online?

Primeiramente, e mais importante, o empreendedor deve fazer pesquisas sobre a contabilidade que deseja contratar. Vale pesquisar informações como: quem são seus clientes, as opiniões deles com relação aos serviços prestados, se ela possui condições de atender suas demandas, compreender a forma de trabalho do contador, o valor cobrado pelos serviços, entre outras coisas.

Feito isso, o ideal é comparar essas informações entre as contabilidades pesquisadas e avaliar qual delas aparenta ter melhores condições de atender seus negócios.

Depois que o serviço já foi contratado, é importante fazer o acompanhamento do trabalho que está sendo realizado, as informações que são disponibilizadas, de que forma o contador está atuando, entre outros aspectos operacionais.

A contabilidade online é mais uma facilidade que foi criada para atender empreendedores e conseguir facilitar a sua rotina, que costuma ser muito cheia — principalmente em negócios menores, em que o gestor é responsável por diversas rotinas.

Comentários