O maior problema que donos de pequenas empresas enfrentam é que eles são experts no campo em que atuam, mas são verdadeiros amadores quando se trata de habilidades que, efetivamente, fazem uma empresa funcionar.

Não deixe que isso aconteça com você. Admita que você não sabe o que não sabe e foque nas 15 dicas a seguir que vão garantir que você e sua empresa saiam das dificuldades. Algumas dicas são simples, outras mais trabalhosas, mas todas funcionam. E, quando você mais precisar, elas podem salvar a sua pele.

1. Sempre tenha certeza de que haverá dinheiro no banco

É importante certificar-se de que há – e haverá – dinheiro em caixa. Ponto. O principal motivo para o fechamento de empresas é a falta de dinheiro. Se você sabe que terá um problema de fluxo de caixa em breve, conserte a situação enquanto há tempo.

2. Você não pode demitir funcionários em pouco tempo

Antes de demitir alguém, certifique-se de que o problema é ele, e não você (veja a próxima dica).

3. É provável que o problema seja você

Quando se é um administrador de empresas iniciante, é provável que 90% de todos os problemas estejam relacionados a erros administrativos. Quando as coisas não estão boas, o primeiro lugar a se olhar deve ser ao espelho.

4. Cuide de suas estrelas

Essa dica é direcionada a donos de todas as empresas, sejam elas pequenas, ou grandes.
O custo ao perder um de seus melhores funcionários é enorme, porém, a maioria dos líderes não reservam um tempo para motivar, desafiar e compensar os melhores membros da equipe deles.

5. Seus funcionários não são seus filhos, assistentes pessoais, ou terapeutas

Se você pensa o contrário e trata seus funcionários como se exercessem esses cargos, é bem provável que você se arrependa no futuro.

6. Aprenda a dizer muito “sim” e “não”

As duas palavras mais importantes à disposição de donos e fundadores de empresas são “sim” e “não”. Aprenda a dizê-las com frequência. Isso significa ser decisivo.

É preciso ser claro em todas as decisões para uma companhia ter foco e sucesso.

7. Ouça seus clientes

É impressionante como são poucos os empreendedores que valorizam a opinião dos clientes. O feedback dos clientes está entre as informações mais importantes que um dono de empresa vai receber em toda a sua carreira. Afinal, o sucesso só vem com a satisfação do consumidor.

8. Aprenda duas palavras: meritocracia e nepotismo

A primeira palavra diz respeito à maneira como você comanda uma empresa – reconhecendo e recompensando funcionários baseando-se apenas nas habilidades e nas conquistas deles.

A segunda palavra diz respeito à maneira como você não deve comandar uma empresa – escolhendo suas pessoas favoritas baseando-se em afinidades.

9. Saiba quando ser e quando não ser transparente

A transparência pode ser negativa em alguns momentos, como pode ser positiva em outros. É preciso saber quando compartilhar informações e quando é necessário ficar calado. Isso se aprende com experiência.

10. Confie em seu instinto

Essa dica é repetida diversas vezes, em diversas situações de nossas vidas, mas ela, raramente, é compreendida.

É muito válido usar seus instintos como se eles fossem sua ferramenta de tomada de decisões mais importante. No mundo do empreendedorismo, é muito comum se arrepender e pensar coisas como “eu sabia que isso era uma má ideia!”

O segredo, porém, é saber como acessar os seus instintos. Sente, fique em silêncio e escute você mesmo.

11. Proteja e defenda a sua propriedade intelectual

Muitos de vocês não sabem a diferença entre direitos autorais, marcas, segredos comerciais e patentes. E isso não é aceitável. Se você não proteger e não defender sua propriedade intelectual, você vai perder sua única vantagem competitiva.

12. Aprenda a ler e a escrever acordos efetivos

Bons muros fazem boas vizinhanças. Quanto mais efetivos forem seus acordos, melhores serão seus relacionamentos empresariais.

13. Comande a sua empresa como uma empresa

Muitos empreendedores comandam empresas como se fossem extensões de suas finanças pessoais. Isso é uma péssima ideia.

Construa seu negócio de maneira correta e mantenha-o separado de sua vida pessoal.

14. Conheça a fundo suas finanças

Se você não tem conhecimento sobre suas receitas, despesas, requisitos de capital, lucros (bruto e líquido), dívidas, fluxo de caixa e taxas de imposto – entre outras coisas – você está pedindo para que sua empresa dê errado.

15. Você não sabe o que você não sabe

Humildade é um traço poderoso dos líderes, e isso se aplica a empresários iniciantes, CEOs experientes e todo mundo entre os dois. Uma hora, ou outra você vai se arrepender de achar que sabe todas as respostas.

Acredite: por trás de toda companhia falida existem empreendedores incompetentes e que não admitem isso. Infelizmente, muitos deles ainda não fazem ideia de que essa era a realidade no momento em que a empresa deles teve de fechar as portas. Não seja assim!

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