Atualizado em 10/09/2020

Um negócio, por mais simples que seja, tem os seus riscos para quem deseja se dedicar a empreender. Não encare isso como um impedimento, mas como um desafio que pode ser superado com o tempo. Mesmo assim, saber como ter uma empresa de sucesso ainda é uma situação que levanta muitas dúvidas.

Por isso, criamos este conteúdo para ajudar você a desvendar esse cenário. Primeiramente, o empreendedor precisa ser flexível, fazer um bom planejamento e ter habilidades organizacionais. Você pode evitar essas dificuldades antecipando todos os passos necessários até atingir o sucesso. Continue a leitura deste conteúdo para saber como!

Como ter uma empresa de sucesso?

Muitas pessoas abrem novos negócios pensando que vão ligar os computadores, abrir as portas e já começar a lucrar. Mas o que elas percebem no caminho é que para colher os frutos de uma nova empresa é muito mais difícil do que elas pensavam.

1. Crie um plano de negócio

Não só de boas ideias vive o empreendedor. Antes de colocar os seus planos em andamento é importante dedicar tempo para realizar um trabalho de pesquisa. Esse processo envolve a criação de um plano de negócios que analisa, entre outros aspectos:

  • o público-alvo (definição da persona);
  • o enquadramento tributário;
  • a estimativa de retorno financeiro;
  • o capital de abertura;
  • a localização ideal para o estabelecimento;
  • a viabilidade econômico-financeira;
  • a definição do parceiro contábil; e
  • a contratação de um parceiro jurídico que fará o apoio legal quanto ao modelo de negócio, caso seja necessário.

Além disso, a utilização desse instrumento é recomendada para empresa já em atividade, para captar recursos e investidores e apoiar a estratégia. Todas essas medidas são essenciais para planejar o seu futuro e o futuro do seu sonho de empreender.

2. Organize-se

Para ter sucesso em um negócio você precisa ser organizado. A organização vai ajudar você a completar tarefas e a focar em coisas que precisam ser feitas. Uma boa maneira de fazer isso é criar uma lista de afazeres todos os dias.

Conforme você completar os itens, risque-os da lista. Isso vai assegurar que não está se esquecendo de nada e que você está realizando todas as tarefas que são essenciais para a sobrevivência do seu negócio.

Pelo menos no início, pensando que o empreendedor tem muitas funções para exercer, se for o caso, use métodos simples para se organizar e lembre-se que, simplicidade não significa desorganização. 

3. Divulgue os seus produtos

O cenário atual é bastante propício para quem busca investir em estratégias de marketing. Atualmente, a maioria das empresas conta com uma presença online por meio de sites ou das redes sociais.

A vantagem é que essa plataforma pode ser utilizada para atingir um número cada vez maior de Clientes sem a necessidade de investir grandes quantias. Por isso, utilize essa sugestão para:

  • investir em marketplace;
  • disponibilizar o seu catálogo de produtos;
  • ampliar os canais de comunicação com os Clientes;
  • lançar descontos e períodos promocionais.

4. Mantenha relatórios detalhados

Todas as empresas de sucesso dedicam tempo para avaliar os dados referentes a todas as transações. As informações obtidas são transformadas em relatórios de gestão detalhados e indicadores de desempenho.

Ao produzir esses relatórios você consegue saber em que patamar o seu negócio está financeiramente e quais são os desafios que poderão ser enfrentados. Com essas informações em mãos, você tem tempo para criar estratégias para lidar com os obstáculos que podem impedir que a sua empresa cresça.

5. Analise o seu concorrente

A concorrência pode proporcionar os melhores resultados se você souber analisá-la corretamente. Para ajudar o seu negócio a crescer você não deve ter medo de estudar e aprender com os seus concorrentes.

Essa é uma lição importante que vai muito além da simples comparação de preços. Estamos falando de aspectos complexos como posicionamento de mercado, o relacionamento com o consumidor e até mesmo a criação de parcerias para expandir a sua atuação.

6. Invista nas pessoas

A gestão de pessoas está entre uma das atividades mais complexas da criação de um negócio de sucesso. Isso ocorre porque os resultados obtidos dependem do comprometimento, dedicação e qualificação do time.

Para isso, você deve ter um plano de remuneração, descrição das atividades e treinamento; base esta fundamental que deve ser implementada para garantir o engajamento das pessoas e consequentemente o impacto positivo no negócio.

Ainda sobre pessoas, é muito importante avaliar as questões que envolvem o employer branding, uma estratégia que visa atrair as pessoas certas; aquelas pessoas que vão lutar por você e pela marca da empresa. 

Neste ponto, vale chamar sua atenção para um detalhe que faz a diferença e, para tanto basta responder a pergunta: “o time que te acompanha trabalha para você ou por você?”

Essa é uma provocação saudável que pode ser norteadora no momento de identificar quais são as pessoas que realmente desejam estar com a empresa e te acompanhar na sua jornada empreendedora, algo que tem muito valor para a evolução do seu negócio. 

7. Entenda os riscos e recompensas

O segredo para ter sucesso é tomar riscos calculados para ajudar a sua empresa a crescer. Uma boa pergunta a se fazer é: “qual é a desvantagem dos meus atos?”. Se você conseguir responder a essa pergunta, então você saberá qual é o pior cenário possível para o seu negócio. Esse conhecimento vai permitir que você assuma riscos calculados que, na verdade, podem gerar ótimas recompensas.

8. Seja criativo

Sempre busque maneiras de melhorar o seu negócio e fazê-lo se destacar entre os concorrentes. Reconheça que você não sabe tudo e esteja aberto a novas ideias e novas abordagens para fazer o seu trabalho ser mais criativo.

Além disso, participe de eventos e feiras, pesquise sobre temas de gestão e se comunique com outros empreendedores. Essas são fontes de inspiração para quem busca inovar.

9. Mantenha-se focado

O velho ditado que diz “Roma não foi construída em um dia” se aplica aqui. Não é porque você abriu uma empresa que você vai começar a lucrar imediatamente. Leva tempo até que as pessoas saibam quem você é. Por isso, mantenha-se focado no desenvolvimento do seu negócio, busque atingir seus objetivos de curto prazo, dê tempo ao tempo e persista de maneira inteligente até que você possa celebrar novas conquistas ou ter mais clareza do cenário para tomada de novas decisões.

10. Prepare-se para fazer sacrifícios

Para abrir uma empresa é preciso fazer o trabalho duro, mas você vai perceber que, depois de abrir as portas, esse trabalho duro era apenas o começo. Em muitos casos, você vai precisar dedicar mais do seu tempo como empresário do que se você fosse funcionário de alguém.

Conforme as oportunidades aumentam é necessário expandir a equipe. Até atingir esse ponto, você vai precisar fazer alguns sacrifícios, como passar menos tempo com a família e amigos para garantir o sucesso da sua empresa.

11. Foco no Cliente e na prestação de um ótimo serviço

Existem alguns empresários que se esquecem de que oferecer um ótimo serviço ao Cliente é ponto essencial para o crescimento do seu negócio. Se você oferecer um serviço ou um produto melhor aos seus Clientes, é mais provável que eles procurem a sua empresa do que as empresas dos concorrentes.

Atualmente, o consumidor está cada vez mais atento ao que consome, está mais seleto com as empresas para depositar sua confiança e no momento da negociação evidente o seu poder de compra. Por isso, a sua estratégia deve estar centrada na experiência do Cliente.

Sobre a experiência do Cliente, este é o mais novo campo de batalha da empresas, afinal muitos podem prestar o mesmo serviço que você ou vender o mesmo produto, mas ainda são poucos os empreendedores que investem energia para ouvir e atender o que de fato o Cliente deseja, precisa ou necessita.

Construir uma jornada que impacte positivamente na experiência do seu Cliente, colocará seu negócio em vantagem, pois não só irá atrair como também fidelizar o Cliente que você tanto almeja.    

12. Seja consistente

A consistência é o componente chave do sucesso de uma empresa. Você precisa, consistentemente, tomar ações necessárias para a sua empresa alcançar o sucesso todos os dias. Essa dica ajuda você a criar hábitos positivos que vão te ajudar a aumentar, de forma criativa e objetiva, a lucratividade da sua empresa.

13. Busque a melhoria contínua

Gerenciar um negócio de sucesso não é um processo estático e repetitivo, afinal, as demandas do mercado mudam frequentemente e as empresas devem estar preparadas para reagir à altura.

Por isso, avalie a sua metodologia de trabalho, busque a opinião da equipe e esteja atento às inovações. Com isso, você avança no processo natural de crescimento do seu empreendimento.

Por fim, fica claro que quem deseja começar um novo negócio deve traçar o seu objetivo nas primeiras etapas do planejamento. Assim, como ter uma empresa de sucesso já não será um questionamento, mas um guia na sua jornada. Então, prepara-se para enfrentar os desafios com uma dose generosa de foco, disciplina e perseverança.

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