É provável que você odeie passar os seus sábados em cima de planilhas. Ou talvez você se identifique com a seguinte situação: alguns dos principais objetivos da empresa já foram alcançados e agora é necessário atualizar todo o sistema da companhia.

Seja qual for o motivo que esteja te levando a terceirizar os serviços de contabilidade para a sua empresa, existem alguns fatores que vem ser levados em consideração nessa transição.

Além de algumas considerações importantes – como o impacto que isso vai causar em outros fornecedores, ou processos operacionais – a época do ano também pode influenciar no sucesso de um novo sistema de contabilidade. Sendo assim, vamos apresentar os melhores momentos para começar a terceirizar esse serviço:

Depois de ficar em dia com os impostos

Assim que você paga os impostos da sua empresa, suas finanças ficam frescas na mente e essa é a oportunidade perfeita de compartilhar essas informações com um novo parceiro de contabilidade. Além disso, apresentar todo esse pagamento de imposto ao novo contador pode dar a ele uma visão geral das finanças da companhia. Com essa visão geral, o profissional pode se familiarizar com os aspectos financeiros da sua empresa, agindo de maneira rápida e eficiente assim que for contratado.

Antes de pagar os impostos do próximo ano

A melhor escolha para a sua empresa é deixar os impostos em dia antes que a próxima temporada de pagamentos chegue. Agora, pense no quanto você pode economizar se tiver um profissional ao seu lado para já planejar essa próxima leva de impostos.

Terceirizar os serviços de contabilidade entre o pagamento de impostos desse ano e do próximo vai gerar um grande impacto positivo na sua empresa.

No início do seu ano fiscal

Independentemente se a sua empresa funciona baseada no ano do calendário, ou em um ano fiscal alternativo, o período de 12 meses é um reflexo do ciclo anual empresarial anterior.

Inícios de ano são épocas muito usadas por várias empresas para implementação de novos sistemas que estavam sendo considerados; ou época de substituir sistemas antigos que já não têm funcionado tão bem.

Se a primeira mudança da sua lista para o próximo ano for a terceirização da contabilidade, isso significa que você terá de começar o ano com um planejamento completamente “zerado”. Isso é necessário porque facilita a familiarização do novo contador com todos os processos financeiros da companhia, já que ele vai te ajudar a construir todos eles durante esse período. Assim, ele vai terminar o ano conhecendo todas as necessidades específicas do seu negócio.

No fim do seu ano fiscal

Por outro lado, terceirizar os serviços de contabilidade da sua empresa no fim do ano não é uma opção ruim. Apesar de ser tarde demais para o novo contador te ajudar com alguns erros financeiros cometidos no ano atual, a contração nesse período dará a ele um ano inteiro de atividade financeira para ser analisado. Dessa maneira, ele pode construir todos os orçamentos do ano seguinte.

O mais breve possível

Mas também não tenha pressa, principalmente se você ainda não decidiu se a terceirização desse serviço é realmente o ideal para a sua empresa. Mas se você já chegou a essa conclusão, por que não investir nela? Quanto mais cedo você tomar essa decisão, mais cedo você vai começar a economizar tempo e dinheiro com a ajuda de um profissional para limpar todas as suas pendências financeiras. Fundadores de startups, ou pequenas empresas sempre podem se beneficiar de mais dessas duas coisas.

Comentários