O trabalho remoto é uma tendência que vem crescendo atualmente. Mas ter uma equipe trabalhando de outros lugares pode dificultar a tarefa de manter seus funcionários engajados e satisfeitos. Sendo assim, o que você pode fazer para que eles fiquem engajados se as suas equipes estão fisicamente separadas? Ainda mais importante: como fazer com que seus funcionários cresçam junto com a sua empresa?

Artigo escrito por Chris Byers, postado originalmente em 3 Ways to Help Remote Employees Grow With Your Company

Na Formstack, nós conseguimos fazer com que isso funcionasse seguindo alguns passos. Por isso, vamos compartilhá-los com outras médias e pequenas empresas que precisam de funcionários trabalhando remotamente.

1. Contrate as pessoas certas

Nós investimos no que chamamos de “Equipe de Talento”, que é a encarregada pelo recrutamento. Essa nossa equipe, provavelmente, tem mais pessoas que a média, mas isso é porque acreditamos na importância de recrutar os funcionários corretos e que podem integrar perfeitamente em nosso time.

Nosso processo de contratação é complexo e tem o objetivo de encontrar pessoas que se encaixem e acreditem nas metas da empresa.

Um exemplo: nossos candidatos passam por três avaliações durante o processo final de entrevistas. Desse modo, vamos determinar a compatibilidade deles com os colegas, a equipe de liderança e a cultura da empresa como um todo.

É bem comum ouvirmos dos candidatos que, apesar desse processo de recrutamento ser mais longo, eles admiram a maneira como trabalhamos duro para escolher o candidato certo. Uma vez contratados, nosso Especialista Onboarding os acompanha nos primeiros 90 dias.

Essa é uma maneira de conhecer e entender todas as perguntas e dúvidas deles, além de respondê-las e garantir que os nossos novos membros entendem claramente as funções que possuem.

Finalmente, nossa Equipe de Talento dá a assistência necessária para o desenvolvimento da carreira e sempre mantém contato com os funcionários para garantir que eles estejam engajados e entendam que é preciso caminhar para frente.

2. Fortaleça a cultura da sua empresa

É claro que contratar as pessoas certas não significa nada se você não trabalha com uma cultura positiva na empresa. Comunicação é um componente importante e é um de nossos valores culturais.

Tratamos a comunicação nessa sistemática de trabalho remoto como se fosse atualizações de status em redes sociais. Em uma empresa remota que cresce rapidamente, os membros da equipe precisam deixar os outros colegas atualizados, até mesmo com informações com pouca importância.

Comunicar o status do trabalho frequentemente através de chats, telefones e e-mail pode ajudar todos os funcionários a caminhar para uma mesma direção.

Além disso, também queremos que os membros do nosso time construam relacionamentos duradouros entre eles. Para esse objetivo, nosso Time de Talento planeja um encontro divertido mensal, com competições de karaokê, jogos de perguntas e respostas, além de competições online. Essas iniciativas reforçam o espírito de comunidade dentro de uma companhia, mesmo entre os funcionários que trabalham remotamente.

3. Atenda às necessidades da sua equipe de trabalho remoto

Se você quer que os seus funcionários que trabalham remotamente cresçam dentro da sua empresa, você precisa apoiá-los de uma maneira que os façam esquecer que trabalham “sozinhos”.

No caso da nossa empresa, esses funcionários recebem um auxílio financeiro para ser usado na compra de eletrônicos, itens de escritório e despesas de trabalho em geral – qualquer coisa que ajude a melhorar a experiência de trabalho deles é uma despesa válida.

Espaços comunitários de trabalho, em particular, podem ser úteis para esses funcionários que se sentem isolados.

Além disso, toda a equipe se reúne mensalmente para manter a comunicação aberta entre todos os membros da equipe.

Depois de cada encontro desse, os funcionários recebem um formulário de feedback para compartilharem o que pensam – dessa maneira, ninguém é esquecido e todos tem um espaço para opinar sobre a dinâmica do trabalho.

Se você está tentando implementar o trabalho remoto na sua empresa, é provável que não consiga pensar em uma estratégia ideal de primeira. Por isso, esteja preparado para revisar seus métodos até que você encontre algo que funcione bem na sua equipe. Quando você encontrar, a cultura e as políticas da empresa devem manter seus funcionários engajados e com vontade de trabalhar para o bem da companhia.

Comentários