Uma das grandes dificuldades dos empresários é aumentar a eficiência na contratação de funcionários. O processo, além de ser trabalhoso e demandar muito tempo, nem sempre gera os resultados esperados, o que prejudica tanto o andamento das atividades internas da empresa como o relacionamento com os clientes.

Quando falamos de negócios com muitos empregados esse problema se torna ainda maior. Isso porque, como o procedimento gera custos operacionais, ter que realizar vários deles em pouco tempo pode trazer gastos desnecessários e muitas dores de cabeça.

Por ser assim, no texto de hoje daremos algumas dicas para que você tenha mais eficiência aos contratar. Confira:

Estabeleça uma boa estratégia de recrutamento

Antes de divulgar a vaga pense em qual tipo de pessoa você quer atrair e faça um texto bem completo e esclarecedor e detalhado.

Se você colocar “vaga para contador” receberá e-mails de profissionais com vários tipos de experiência, de formação etc. Contudo, se esclarecer que é uma “vaga para contador com pós-graduação, dois anos de experiência etc”, os candidatos já terão um perfil mais próximo, compreende?

O ideal é tirar um tempo e definir os requisitos que o candidato precisa preencher para então abrir o processo seletivo.

Defina os lugares para divulgar a vaga

Também é importante definir em quais veículos vai disponibilizar a vaga: jornal, empresas de recrutamento, sites gratuitos de vagas na internet, site do órgão responsável pela classe etc.

Isso é importante para limitar o número de candidatos e facilitar o trabalho da sua equipe de seleção, que não precisará conferir inúmeros currículos que muitas vezes não atendem aos requisitos solicitados.

Tente evoluir a cada contratação

Sempre que for contratar uma pessoa para um cargo dentro da sua empresa, pense nas qualificações de quem deixou a função e exija algo a mais. Isso é importante para que mantenha a excelência da equipe e permaneça em constante evolução.

Para fazer isso é interessante pensar no perfil do profissional anterior e registrar as qualidades e os defeitos que ele tinha. Assim, ao entrevistar os candidatos à vaga poderá conduzir as perguntas de forma correta e descobrir exatamente o que precisa sobre o perfil de cada um.

Procure pessoas que tenham valores próximos aos da sua empresa

Sabe as informações que você preencheu na parte de “Valores e Missões” do site da sua empresa? Elas são extremamente importantes na hora da contratação.

Converse com os candidatos e veja quais são os objetivos profissionais de cada um deles e como eles enxergam o mercado de trabalho e o papel de uma empresa dentro dele.

A pessoa, para trabalhar para você e agregar valor ao seu negócio, precisa acreditar no que faz e ter vontade de contribuir com as ações. Por ser assim, é essencial que ela tenha interesses similares aos seus e compartilhe dos meus valores e da mesma visão de mercado.

Limite um número de candidatos para entrevistar

Pense em quantas pessoas você precisa conhecer para tomar a decisão e entreviste apenas essa quantidade. Se dentro dela encontrar alguém que está de acordo com as suas expectativas, dê sequencia ao procedimento.

Contratar é sempre um risco, portanto, não faz sentido entrevistar 50 pessoas para preencher uma ou duas vagas, concorda? Definir um número é essencial para que não perca tempo e tenha mais efetividade na contratação.

Claro que se dentro do número que você estabelecer ninguém atender às necessidades da empresa você terá que recomeçar, mas é importante ter um limite inicial pré-estabelecido.

Dê um retorno a todos os participantes

Enviar um e-mail aos candidatos reprovados no processo seletivo com uma explicação sobre os critérios da empresa na hora da seleção também é essencial para a eficiência do recrutamento.

Além de demonstrar respeito com os participantes, o que cria uma imagem positiva da empresa, a medida ainda faz com que eles entendam o tipo de profissional que você quer e, quem sabe, se candidatem em outras oportunidades, quando estiverem mais qualificados.

Deixar as portas abertas é importante não só para o empregado, como também para o empregador. Afinal, o que você quer é ter ao seu lado pessoas que querem trabalhar com você.

Conduza bem a entrevista

Antes de começar, prepare algumas perguntas que considere essenciais e defina o rumo que quer dar à conversa. Mas não se limite a isso!

Conversar naturalmente, falar um pouco sobre a vida pessoal e ouvir as experiências profissionais da pessoa de uma forma livre é interessante para que perceba se ela te passa segurança e confiança.

Então fique atento ao seu roteiro inicial para não deixar nada de fora, mas destine um tempo para um bate-papo informal e mais próximo com o candidato. Quando ele ficar menos tenso conseguirá se apresentar melhor e você conseguirá perceber mais sobre ele.

Faça um treinamento de qualidade

Por mais preparado que seja o candidato selecionado, você precisa compreender que cada empresa tem uma regra e uma estrutura própria. Então é importante que você treine o profissional para que ele entenda bem o funcionamento interno do seu negócio.

Apresente a equipe, mostre os sistemas utilizados na empresa, tire dúvidas, ofereça cursos e seja receptivo. Com certeza o sucesso da contratação será maior.

Valorize o funcionário

Acredite: contratar da forma correta é importante, mas manter o bom funcionário ao seu lado é o real objetivo. Isso que confirma o sucesso.

Para isso, valorize seu funcionário, seja gentil, esteja à disposição e respeite a legislação trabalhista e as regras sindicais.

Entenda que quanto mais tempo o funcionário estiver com você, mais capacitado para atender às necessidades da sua empresa e lidar com os seus clientes ele estará. Sem contar que ter profissionais satisfeitos faz toda a diferença na rotina, na relação com os clientes e no sucesso do empreendimento.

Não tenha medo, invista, elogie, incentive e tenha uma equipe preparada e motivada.

Com essas dicas, com certeza, sua empresa terá mais eficiência na contratação e você encontrará pessoas que atendam às necessidades do seu negócio.

Esse texto te ajudou? Então confira o ebook “Domine a (chata) burocracia na contratação de funcionários” e otimize ainda mais o seu processo de contratação!

Comentários