3 Dicas para captar recursos para sua empresa!

Você é um empresário interessado em profissionalizar seu negócio e formalizar sua companhia mas necessita um aporte inicial de capital? É um empreendedor tecnológico que tem um bom modelo de negócios para um aplicativo inovador, mas sem recursos para contratar desenvolvimento e outros recursos humanos? Se este é seu caso saiba que existem investimentos específicos para este perfil de startup, confira a seguir como captar recursos para crescer e escalar seu negócio.

  1. Elabore um projeto

Para receber capital você precisará convencer algumas pessoas, sejam elas investidores anjo, ou diretores de instituições. Para fazer isso, não há nada melhor do que ter um projeto estruturado, que deixe claro a maturidade de seu modelo de negócio. Este documento será uma diretriz de como as metas traçadas serão alcançadas.

Comece seu projeto com o básico, uma apresentação da ideia, porque é relevante e inovadora, além de informações sobre os empreendedores envolvidos e seu histórico profissional. Com isso, você busca expor porque sua equipe será capaz de executar seu modelo de negócios e qual é o diferencial dele.

A segunda parte do projeto consistirá na apresentação dos objetivos de sua empresa, destacando também o público-alvo e área de atuação. Aqui você explorará o potencial de mercado e mostrar que conhece a concorrência de sua área de atuação.

Em seguida deve expor de que forma alcançará seus objetivos, quais são suas estratégias de desenvolvimento antes durante e depois da execução do projeto. Esta metodologia inclui também quais as formas utilizará para a gestão do projeto, inclusive a avaliação de resultados. Por fim, inclua no projeto o cronograma de ações e orçamento completo.

  1. Venda sua ideia: faça um pitch de sucesso!

Com um projeto em mãos será mais fácil convencer outras pessoas de sua ideia. Lembre-se de que a captação de recursos é uma atividade recorrente, um processo que ocorre durante vários estágios de seu negócio.

A partir de um projeto estruturado você pode começar a preparar um pitch, uma apresentação rápida e objetiva em que você convence outras pessoas ou instituições sobre a proposta de valor de seu negócio. É importante explorar no pitch qual problema seu negócio solucionará assim como obterá o retorno do investimento. Treine com funcionários e colegas! Você nunca sabe quando terá a oportunidade de fazer um pitch sobre sua ideia, pode ser em um elevador ou em uma feira de negócios.

Banner Infográfico A Jornada da Startup
  1. Base de oportunidades: monte sua rede!

Para captar recursos para sua startup de forma constante será necessário construir uma base de oportunidades de investimento. Ela consistirá em listas de instituições, editais, incubadoras, aceleradoras e investidores anjo que você identifique em seu networking.

Comece por instituições de financiamento. Em seguida procure editais de financiamento e esteja atento para os prazos e requisitos destes processos de seleção. Existem inúmeros programas nacionais e internacionais voltados para empresas de base tecnológica.

Considere também integrar uma incubadora ou uma aceleradora. Ambas oferecem infra estrutura, mentoria e acompanhamento de startups, além do investimento em troca de porcentagem de seu negócio. No Brasil as incubadoras estão ligadas a Universidades e programas governamentais, tanto regionais como federais. Já as aceleradoras possuem as mesmas características de apoio aos empreendedores com a diferença de que são de fundo de investimento privado. Lembre-se de que ambas selecionam as ideias participantes, por isso capriche na elaboração do seu projeto!

Sua empresa já iniciou o processo de levantamento de capital? Como estão indo as suas tentativas? Compartilhe as suas experiências, nos comentários!

Se você tiver dúvidas sobre esse processo, nós criamos um espaço de tira dúvidas gratuito. Faça sua pergunta aqui!

Cristiano Freitas
Equipe Syhus!

[contact-form-7 id=”2965″ title=”coletor-fim-post”]

 

Comentários

Compartilhe esse conteúdo

Artigos Relacionados

Artigos mais recentes

A contabilidade ideal para a sua empresa

Fale hoje com a Syhus!

Converse com quem realmente entende as necessidades e dores das startups e
empresas de tecnologia.