5 melhores cidades para abrir empresa

Em dúvida para escolher qual o melhor lugar para abrir o seu negócio? Certamente, esta não é uma tarefa fácil. O Brasil, com toda a sua extensão territorial e regiões diversificadas, apresenta uma gama de locais e mercados onde você pode começar a empreender as suas ideias.

Mas para que você possa escolher melhor a cidade onde empreender, é necessário, antes de tudo, que você planeje bem e conheça mais sobre os principais polos promissores. Além disso, você deve sempre destinar seus investimentos àquelas regiões que já apresentam infraestrutura de recursos, principalmente humanos, para o seu negócio – já que grande parte das outras questões podem ser adquiridas a distância, como produtos e terceirização de serviços.

Se você se interessou pela ideia de investir em algum destes polos e quer escolher um bom local para abrir o seu negócio, confira as melhores cidades do Brasil para abrir o seu negócio!

Belo Horizonte, MG

A capital mineira se demonstra cada vez mais propícia para abertura de negócios. Quando o assunto é tecnologia ou startups, abrir empresa em Belo Horizonte é um prato cheio! Além de um custo de vida mais acessível que outras metrópoles, a cidade é repleta de universidades, particulares e públicas, ideal para encontrar mão de obra qualificada e até mesmo grandes mentores. Belo Horizonte também se caracteriza por um grande volume de empresas no setor de inovação e tecnologia. Apenas no setor de startup, o ecossistema local  – San Pedro Valley -, que possui mais de 100 empresas integrantes, é visto como um grande auxílio aos novos empreendedores.

Além disso, com incentivos governamentais do Seed, programa de aceleração do Estado, vem fomentando cada vez mais a migração de empreendimentos de inovação e tecnologia na região. Uma excelente opção para quem busca a escalabilidade sustentável.

Sumaré, SP

Não há como duvidar do potencial do interior paulista. Com um PIB de R$ 310 bilhões, a região apresenta mais riquezas do que muitos países, como o Chile por exemplo. É nessa pujança que se desenvolve a cidade de Sumaré, com mais de 230 mil habitantes e situada a 115 km da cidade de São de Paulo. Devido aos seus inúmeros incentivos fiscais e, consequentemente, o seu grande desenvolvimento industrial, a cidade oferece campo fértil para o desenvolvimento de empresas de qualquer porte, principalmente para os pequeno e micro empreendimentos.

Por isso, esta é uma boa hora para investir na cidade e aproveitar a prosperidade de Sumaré, que consegiu abrir mais de mil empresas nos últimos anos. Segundo especialistas, empreendimentos de logística têm grandes chances de alcançar o sucesso neste polo industrial, onde fábricas necessitam exportar seus produtos. O que você acha de inovar neste setor?

São Paulo, SP

Parece até mesmo clichê inserir a capital paulista nessa relação, mas São Paulo é sempre uma região a ser considerado. Grandes investidoras, a Praça do Silício – comunidade de startups da cidade -, um ambiente propício para networking devido a diversidade local, mão de obra qualificada, facilidade logística, dentre outros vários fatores, fazem do maior polo empresarial do país um excelente local para abrir o seu negócio.

Natal, RN

Ja imaginou uma cidade onde o cenário é paradisíaco, com areias brancas, mar cor de esmeralda e o céu anil, sem nenhuma nuvem? Pois bem, este é um lugar onde você pode ter grandes chances de prosperidade com os seus negócios. Abrir empresa em Natal, além de oferecer ótimos cenários e atrair diversos turistas, tem se mostrado como um polo promissor aos novos empreendimentos – projetos de inovação e tecnologia.

Com uma população de mais de 700 mil habitantes e um PIB elevado de mais de R$ 7 milhões, a cidade apresenta inúmeras oportunidades para aqueles que querem investir em ideias que consigam aproveitar todo o potencial que a cidade tem a oferecer. Com tanta ofertas de prosperidade, fica difícil não pensar nela para empreender o seu negócio.

Campinas -SP

Para que procura um polo empreendedor próximo à cidade de São Paulo, abrir empresa em Campinas é, sem dúvidas, a melhor opção. Com pouco mais de 1 milhão de habitantes, a terceira maior cidade do estado de São Paulo é destaque econômico sempre citado quando o assunto são “negócios” – principalmente de tecnologia. A cidade possui, inclusive, o primeiro programa de acelereração de startups municipal do Brasil, a Aceleradora Municipal de Campinas, uma parceria entre a prefeitura local e o Núcleo Softex. Na primeira seleção, 10 projetos foram selecionados para receber mentoria especializada, além de uma quantia de capital semente.

Seja no Norte, Sul, Sudeste, Nordeste ou Centro-Oeste, as oportunidades para crescer no Brasil são inúmeras. Aproveite o aquecimento da economia nos centros urbanos e comece a colocar em prática os seus projetos.

E você, tem alguma sugestão de local propício para abrir um negócio?

 Cristiano Freitas
Equipe Syhus

[contact-form-7 id=”2965″ title=”coletor-fim-post”]

Comentários

Compartilhe esse conteúdo

Artigos Relacionados

Artigos mais recentes

A contabilidade ideal para a sua empresa

Fale hoje com a Syhus!

Converse com quem realmente entende as necessidades e dores das startups e
empresas de tecnologia.