Todos os dias vários pequenos negócios abrem as portas, porém um número parecido de empresas também fecha suas portas. Algumas vezes a razão do fracasso dessas empresas tem a ver com um descontrole de contabilidade! Em alguns casos a empresa nem sabia que estava quebrando, em outros o governo as fechou por não pagar os impostos devidos.

Por essa razão, reunimos essas dicas valiosas para fazer com que a contabilidade na sua startup deixe de ser um problema e passe a ser uma solução!

1 – Não misture contas pessoais com contas da empresa

Este é um erro muito comum entre os novos empresários, que acaba complicando a situação financeira de muitas startups! Se você misturar as contas das suas despesas pessoais com as contas da empresa vai acabar por chegar um ponto que você não conseguirá definir qual é qual. Se você não consegue se controlar, é recomendável (ou melhor, obrigatório) criar duas contas correntes, uma sua e outra da empresa.

2 – Use a tecnologia a seu favor
Seja para um simples inventário ou até mesmo para o controle financeiro da sua empresa, uma ótima pedida é procurar um bom software para gestão de negócios. Eles podem te ajudar com várias coisas, desde projeção de fluxo de caixa até o armazenamento de notas fiscais.

3 – Se organize o máximo possível
Organize todos os seus registros em pastas e arquivos. Guarde todos os seus contratos, notas fiscais e documentos, além de suas respectivas cópias. Também é recomendável guardar cópias eletrônicas dos papéis mais importantes. Não esqueça de fazer backup periodicamente!

O maior receio dos novos empresários é que os programas sejam muito caros e pesem no orçamento. Mas a verdade é que podemos encontrar no mercado bons programas de gestão por 50 reais ou até menos! Vale a pena investir em desses programas.

4 – Terceirize sua folha de pagamento
O processamento mensal da folha de pagamento é uma das rotinas administrativas mais complicadas das empresas, e pode se tornar uma fonte de vários problemas, devido a complexa legislação brasileira. Terceirizar esses serviços uma empresa especializada é recomendável para ganhar tempo e evitar penalidades.

5 – Procure a ajuda de um profissional
Para iniciar uma empresa saudável é necessário ter uma boa ideia e um bom capital de giro. Mas tudo isso não garante que seu negócio irá dar certo! A melhor coisa que você pode fazer ao abrir sua empresa é buscar conselhos de gente que entende do assunto. Procure um contabilista com uma boa confiabilidade no mercado e experiência de lidar com empresas iniciantes. Faça muitas perguntas e coloque seu plano de negócios no lugar para garantir longa vida a sua empresa.

A contabilidade é um serviço que pode ser facilmente terceirizado. Uma das principais vantagens disso é deixar as questão as contábeis com quem entende do assunto e focar no mais importante: desenvolver o seu negócio.

Muitas startups acabam considerando a contabilidade como algo secundário, mas manter o controle financeiro e dos seus dados pode fazer toda a diferença!

Se você tiver dúvidas sobre como abrir sua empresa ou outras questões contábeis/societárias, nós criamos um espaço de tira dúvidas gratuito. Faça sua pergunta aqui.

Cristiano Freitas
Equipe Syhus

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

fale com nosso especialistaPowered by Rock Convert

Comentários