Sua empresa está pagando mais impostos que deveria

Seja por modelo de tributação inadequado ou erros do contador, há grandes chances de sua empresa estar pagando mais impostos do que deveria. Veja nesse post como fugir desse problema. Impostos, contribuições sociais, taxas. São inúmeros os tributos que recaem sobre as atividades rotineiras de uma empresa. Diante de uma legislação complexa, infelizmente, muitos erros são cometidos pelo setor contábil, impactando negativamente na receita dos empreendedores. Situações como o pagamento indevido de impostos e contribuições, o não recolhimento de ICMS e até a escolha errada do regime tributário, são uma realidade para a maioria das empresas, segundo pesquisa realizada pela IOB.

Um estudo da IOB aponta que 56% das companhias admitiram ter errado nos cálculos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e 69% cometeram erros na composição da base de cálculo sobre o mesmo imposto, por exemplo. Se somarmos esses erros, que já representam um grande impacto na lucratividade de um negócio, aos inúmeros outros que ocorrem, como a escolha errada do modelo de tributação ou o pagamento de multas, vamos perceber que pagar tributos a mais é uma realidade para grande parte do empresariado brasileiro. Como, então, reverter esta situação? Neste post, vamos passar algumas dicas para que você tenha maior segurança a respeito da contabilidade da sua empresa.

Auditorias: Segurança financeira e jurídica

Consultar uma segunda fonte pode trazer excelentes retornos em qualquer área do conhecimento humano. Na contabilidade, podemos dizer que esta segunda opinião é chamada de auditoria. Conceitualmente, a auditoria contábil é um ramo da contabilidade que se destina ao exame dos livros e registros contábeis, evitando que fraudes ou erros sejam cometido. Em outras palavras, ela analisará aspectos como o balanço patrimonial, as demonstrações de fluxos de caixa e os resultados do exercício, sempre à procura de incorreções. Ao final de todo o processo, um relatório será expedido com todas as informações obtidas, o que passará maior segurança para o empresário, caso tudo esteja dentro do previsto, ou orientará as mudanças necessárias, caso os erros sejam encontrados.

Consultorias: Apoio nas decisões contábeis

Outra forma para conseguir ampliar os horizontes dentro do seu setor contábil é através da contratação de uma consultoria. A diferença entre a auditoria está no fato de que, em vez de investigar a regularidade da empresa, o consultor contábil irá auxiliá-la para escolher os melhores modelos de tributação, bem como as melhores situações tributárias para a sua empresa (o que se deve recolher e pagar, por exemplo). Ele irá oferecer alguns rumos a serem tomados, baseado nas informações fornecidas pela gestão, o que também pode ser uma excelente alternativa para evitar erros, como no caso de pagar tributos indevidamente.

Em último caso, procure por um novo prestador de serviços

Se mesmo após contratar uma auditoria ou uma consultoria a situação contábil da sua empresa não melhorar, pode ser o sinal de que está no momento de trocar a prestadora do serviço. O mais importante é sempre contar com profissionais especializados, que tenham segurança no que fazem e, mais importante ainda, acompanhem as mudanças na legislação tributária, de forma a escolher os melhores caminhos disponíveis para a sua empresa. Pesquise por empresas confiáveis no mercado e, de preferência, com experiência em seu mercado de atuação, já que as questões contábeis podem variar bastante conforme o tipo de negócio.

Você tem dificuldade para entender os impostos que a sua empresa está pagando? Sabemos que este pode ser um assunto um pouco complicado. Mas para te ajudar, a Syhus preparou o ebook “Impostos para Empreendedores“! Baixe agora e aproveite 😉

E você, ficou com dúvidas se está pagando mais impostos do que deveria? Nós criamos um espaço de tira dúvidas gratuito para isso. Faça sua pergunta aqui.

Cristiano Freitas

Equipe Syhus

[contact-form-7 id=”2965″ title=”coletor-fim-post”]

Comentários

Compartilhe esse conteúdo

Artigos Relacionados

Artigos mais recentes

A contabilidade ideal para a sua empresa

Fale hoje com a Syhus!

Converse com quem realmente entende as necessidades e dores das startups e
empresas de tecnologia.