Alguma vez você já parou para pensar nos danos que uma contabilidade despreparada pode causar no seu negócio?

Para administrar um empreendimento, é preciso lidar com diversos tipos de profissionais e prestadores de serviço. Cada um deles exercerá algum tipo de influência no seu negócio, ainda que de maneira pouco significativa. Sabemos também que, de acordo com o orçamento que dispomos, precisaremos economizar com alguns fornecedores.

No caso do serviço de contabilidade, porém, abrir mão da qualidade para obter um serviço mais barato não é, na verdade, uma economia. Pelo contrário: pode sair mais caro do que optar por um fornecedor melhor qualificado. Para que você entenda os motivos, vamos mostrar algumas das razões para não apostar na prestação de serviços por contadores com atributos duvidosos, bem como explicar quais cuidados devem ser tomados para não colocar seus negócios em risco.

Entenda o que pode acontecer com sua empresa caso os serviços de contabilidade sejam prestados com má qualidade:

Problemas com declarações fiscais fraudulentas ou com erros

Se seu contador cometer erros graves, será você e a sua empresa quem mais sofrerão as consequências. O profissional pode apresentar declarações fiscais errôneas ou fraudulentas em seu nome. Neste caso, será preciso realizar uma série de medidas para tentar reduzir as implicações legais.

A primeira coisa a fazer, nesses casos, é entrar em contato com a Receita Federal para tomar conhecimento da real situação. Em seguida, será preciso avaliar a gravidade do problema e buscar as possíveis soluções. É provável que você tenha que contratar um advogado especializado em direito tributário, reconhecido no mercado, para tentar minimizar seus prejuízos – ou seja, além das dores de cabeça, o ônus com honorários advocatícios o farão gastar ainda mais.

Além disso, há a possibilidade de processar seu contador como uma tentativa de recuperar as perdas financeiras e os danos morais causados pelos erros que ele cometeu. Entretanto, caberá a você juntar todos os documentos necessários e provar cada uma destas atitudes equivocadas. Também será preciso comprovar, objetivamente, os danos financeiros que foram causados ao empreendedor. A tarefa não é nada fácil e envolve muitos custos não planejados, o que sairá mais caro do que contar com uma contabilidade confiável desde o início dos trabalhos.

Mais gastos com tributações e impostos

Nós mencionamos vários transtornos para mostrar que a escolha de uma contabilidade merece uma atenção redobrada, mas existem outros motivos para considerar que a economia, neste aspecto, pode não representar reduções de despesas.

Como os contadores são os responsáveis pela escolha da forma como seu negócio será tributado – ou o direcionamento dela -, uma decisão errada pode trazer custos demasiadamente desnecessários. Esta escolha não é feita de maneira trivial e a experiência tributária tem um peso grande neste aspecto. As alíquotas dos tributos variam de acordo com o tipo, a personalidade jurídica e a localização da sua empresa. O profissional capacitado estará apto a fazer a melhor opção para o seu negócio.

Muitas vezes, procurar um serviço de contabilidade avaliando apenas o valor a ser pago por ele, pode resultar em gastos mais elevados, devido aos tributos adicionais que seu empreendimento estará submetido por causa de uma má escolha.

Falta de instrumentos e conhecimento para subsidiar decisões importantes

Os bons profissionais de contabilidade têm ainda um papel fundamental para quanto os rumos mais indicados para o seu negócio. Se você é um jovem empresário, que busca expandir sua empresa, os demonstrativos de fluxo de caixa bem elaborados, por exemplo, são uma ótima ferramenta para basear sua decisão.

Estes demonstrativos são capazes de mensurar a volatilidade das receitas, os custos fixos e os variáveis. Assim, o empresário pode visualizar, da melhor forma, onde estão seus maiores retornos, os gastos mais significativos e qual a real situação financeira do empreendimento. Uma assessoria mal elaborada pode indicar um cenário de ampliação equivocado, fato que poderá causar sérios danos ao negócio.

Na busca por um serviço barato de contabilidade, é muito comum encontrar um profissional ou empresa que, pelo desconhecimento ou pouca experiência, pode abalar consideravelmente sua reputação empresarial ou até mesmo o negócio. Antes de contratar o serviço, informe-se quem são os outros clientes destes profissionais e obtenha recomendações. Descubra quanto tempo a empresa está no mercado e quais as vantagens que ela pode te oferecer.

Contratar um serviço de contabilidade de qualidade, apesar de demandar certo esforço em um primeiro momento, certamente trará benefícios significativos para os empresários no médio e longo prazo, tanto no âmbito financeiro quanto no judiciário. É preciso encará-lo como um investimento. Por isso, a decisão não deve ser considerada somente pelos custos de operação.

Se você tem dúvidas sobre alguns erros de contabilidade ou outras questões contábeis, aproveite o nosso espaço de tira dúvidas gratuito. Faça sua pergunta aqui.

Está abrindo sua empresa agora? A Syhus disponibilizou gratuitamente o e-book Como Iniciar e Registrar sua Startup para download e ajudar no processo.

Cristiano Freitas

Equipe Syhus

[contact-form-7 404 "Not Found"]

 

Comentários