As principais métricas financeiras para sua startup receber investimento

Toda startup, por melhor que comece, sempre quer receber investimentos para poder alavancar seu negócio sem depender tanto do retorno do mercado, podendo aplicar a verba em novos produtos ou serviços. Por isso utilizar dados e recursos para saber como atrair novos investidores é importantíssimo.

Provavelmente ao tentar conquistar recursos para seu negócio, você fará uma apresentação, mostrando as vantagens para a empresa financiadora ao investir em sua startup. E é imprescindível que você esteja munido de dados precisos e seguros sobre como essa saída de verba pode ser interessante para esta empresa. Nesta questão entra a importância das métricas financeiras na sua apresentação.

Vamos explicar para você algumas dessas métricas e a importância delas para convencer seu possível investidor de que é um negócio seguro – e rentável – financiar sua startup.

Total Cost of Ownership (TCO)

Ele é uma estimativa financeira para avaliar custos diretos e indiretos com compra de produtos para funcionamento de sua startup. Assim, mostra os valores necessários para que a sua empresa possa crescer e, portanto, permite mostrar a necessidade do investimento para que o negócio possa evoluir. É uma forma de apresentar o real valor necessário do financiamento e no que ele será aplicado, e de que forma ele aumentará a produtividade da startup, mostrando que você tem domínio sobre o que e como deve ser ampliado o seu negócio.

Crescimento real de receitas

É através desta métrica que você pode mostrar o potencial de crescimento da empresa em curto prazo. O ideal é que sejam feitos comparativos com períodos anteriores, mostrando aumento de lucro bruto, lucro real e até diminuição ou aumento de despesas diversas. Assim, você mostra para seu possível investidor que seu dinheiro será aplicado em uma startup que possui potencial para ser bem-sucedida, que é bem administrada e que trará retorno efetivo para ele.

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Retorno financeiro

Essa métrica é simples, mas bastante importante para apresentar para seu possível investidor. Você precisa mostrar que o investimento traz retorno efetivo – e quanto mais alto, melhor – para o empresário. Por isso mensure o valor gasto pelo investidor e o valor que pode ser obtido com o lucro do produto ou serviço. Por exemplo, uma parceria na produção de um software para TI. Calcule o valor médio que será necessário para a criação dele e para divulgá-lo no mercado e depois o percentual de vendas, de acordo com uma projeção de mercado já previamente feita. Mostre o lucro obtido com o investimento.

Payback

Porém, além de simplesmente mostrar o valor que pode retornar para o investidor, é preciso mostrar o tempo que irá demorar para ele retornar. Essa métrica determina o prazo de retorno do investimento: ele será a curto, médio, longo prazo? Lembre-se que se for um valor pequeno a longo prazo, você não conseguirá convencer seus possíveis financiadores a montarem parcerias com você, e também mostrar prazos irreais apenas para convencê-los pode manchar a sua reputação.

Por isso pense em todas essas métricas ao elaborar uma apresentação para futuros investidores. Também pense em apresentações limpas, claras e que façam o seu público compreender de forma clara e objetiva por que deve investir em sua startup. Se você ficou perdido em alguma, entre em contato com a Syhus. Nós oferecemos um tira-dúvidas gratuito.

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