Possuir uma loja virtual de sucesso não é uma tarefa fácil. Montar uma loja, encontrar a estrutura correta, se adequar perante a lei, criar um plano de negócios, escolher o nicho correto, esses são alguns dos passos que os empreendedores passam durante a criação. Uma vez que a loja está estruturada e estabelecida o trabalho não acaba.

Outros pontos passam a requerer atenção e negligenciá-los pode acabar com qualquer comércio eletrônico. Neste post você conhecerá alguns dos principais cuidados que devem ser tomados na hora de iniciar um ecommerce.

Vamos lá?

Emita notas ficais

A maneira mais segura de comprovar que seu ecommerce é um negócio idôneo e correto é por meio da emissão de notas ficais. A comprovação de que você está em dia com órgãos estaduais de registro bem como tributação que incide sobre lojas virtuais. Se o cliente se sente seguro realizando transações em sua loja e está satisfeito com os serviços, ele voltará.

Produtos com descrições claras

Um produto com uma descrição confusa e incompleta pode te garantir sérios problemas e aborrecimentos. Para evitar que seus clientes façam reclamações sobre os produtos comercializados em sua loja virtual, a melhor saída é caprichar na descrição.

Na hora de fazer a descrição lembre-se de incluir:

  • Nome completo;
  • Versão do produto;
  • O que vem incluso;
  • Garantia;
  • Especificações técnicas;
  • Composição material.

Uma ótima alternativa é a inclusão de campos onde seus clientes possam dar notas e fazer comentários sobre os produtos que eles compraram.

Possua um canal de comunicação fácil e eficaz

Ninguém, nem mesmo você, gosta de aguardar um e-mail de resposta por muito tempo. Não existe nada mais frustrante do que ficar esperando a mensagem de uma assistência técnica ou canal de comunicação para tirar quaisquer dúvidas.

Crie um canal de comunicação em que você consiga atender seus clientes de maneira rápida e eficaz. Exemplos:

  • Chat online;
  • Central de atendimento ao consumidor (telefone);
  • Canal direto nas redes sociais.

Não adianta possuir diversos canais de comunicação se sua equipe não estiver resolvendo os problemas de seus clientes de maneira rápida. Foque no atendimento dinâmico. Além do canal direto para obter informações necessárias, você também precisará de uma equipe treinada, que conheça seus processos e consiga atender de acordo com a imagem de sua empresa. Investir em funcionários capacitados e também realizar treinamentos para seus colaboradores é uma ótima opção para resolver este problema.

Seja claro com nas negociações

Infelizmente, não é sempre que o cliente ficará satisfeito com o produto que comprou. Para evitar que este acontecimento se torne ainda mais negativo, é importante que seu ecommerce disponha informações claras sobre:

  • Compra;
  • Troca;
  • Devolução;
  • Cancelamento;
  • Prazos e tipos de entrega.

Ser transparente com estes quesitos, deixar claro para seus clientes o que eles devem esperar em cada um dos casos. É como diz a velha máxima: “O combinado não sai caro.”

Logística bem estruturada

Grande parte dos problemas que clientes encontram em lojas de comércio eletrônico são relacionados com uma má gestão de logística. Prazos de entrega não cumpridos, demora no processamento, erros de transportadoras e tantos outros podem sujar o nome do seu ecommerce. Fique atento!

Diversas formas de pagamento

Não basta pensar em toda uma estrutura capaz de atrair, instigar e conquistar seu visitante. Quando ele resolve fechar negócio e adquirir um dos produtos a venda em sua loja virtual você deve possuir uma infraestrutura completa. Aceitar diversas bandeiras de cartão de crédito, paypal, pagseguro (outras plataformas) e boleto bancário. Quanto maior for a gama de opções de pagamento para seus clientes, maior serão as chances de uma venda de sucesso.

Nesta nova etapa rumo ao ecommerce perfeito você conheceu um pouco mais sobre alguns dos possíveis problemas a se enfrentar em uma loja virtual. Tome cuidado, planeje bem e sempre esteja certo perante as leis e tributações. Com um plano de negócios bem estruturado e coerente, seu negócio dará muito certo!

Acompanhe a série de posts sobre ecommerce:
Ecommerce #2: como abrir e registrar seu ecommerce
Ecommerce #4: quanto investir para iniciar

 

Agora é sua vez. Você já identificou situações de atenção em ecommerces? Teve algum tipo de problema em uma compra e gostaria de contar para nós como foi o processo ou mesmo se está começando a trilhar este caminho, entre em contato com a Syhus. Nós também oferecemos  um tira-dúvidas gratuito

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Cristiano Freitas
Equipe Syhus

 

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