Abertura de empresa #2: Onde abrir sua empresa?

A decisão de abertura de uma empresa deve se basear em diversos aspectos preliminares que podem auxiliar no sucesso do empreendimento, tais como: a necessidade de definir o foco, o nome, o público-alvo e a localização do Negócio.

Além desses aspectos o empreendedor deve implantar um processo de planejamento financeiro, contratar um contador, uma assessoria jurídica, efetuar o registro de sua marca, definir a contratação de serviços de marketing e divulgação.

Ponto importante na implantação do Negócio é a definição de sua localização, pois o empreendedor deve avaliar se os tipos de operações necessitam de locais físicos (lojas, escritórios, oficinas etc.) ou se podem ser realizados remotamente via internet (marketing digital, comercio eletrônico etc.), desta forma é de fundamental importância definir o perfil de consumidor a que se pretende atingir.

Aspectos de atenção na abertura de uma Empresa

Definição do porte da empresa

O planejamento do Negócio implica em se definir a expectativa de porte de faturamento, visando enquadrá-la adequadamente à legislação fiscal e exigências de formalização societária, assim como perante o Poder Público.

Caso a Empresa se enquadre em perfil de microempresa ou empresa de pequeno porte, há uma série de facilidades e benefícios fiscais que devem ser considerados e que impactam diretamente em reduzir seus custos.

Para casos de enquadramento em níveis de faturamento superiores às faixas estabelecidas para aquelas empresas citadas no parágrafo anterior, há necessidade de maior formalização em suas aberturas assim como em termos de controles e tributação.

Regularização da Empresa

A regularização de uma empresa abrange tanto aspectos societários assim como cumprimento de obrigações legais e fiscais, devendo ser observados principalmente os seguintes aspectos:

  • Efetue o registro de sua empresa com a elaboração de um Contrato Social, registrado em cartório;
  • Registre o nome da Empresa;
  • Cadastre a Empresa junto à Receita Federal e obtenha o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas);
  • Solicite o cadastro na Prefeitura, visando obter o alvará de licença de funcionamento;
  • Caso opte pela contratação de funcionários há necessidade de efetuar o cadastro da empresa e de seus responsáveis, na Previdência Social;
  • Providencie na Secretaria de Estado da Fazenda a habilitação fiscal da Empresa, visando autorização de emissão de documentos fiscais (Notas e Livros Fiscais); e
  • Cadastre sua empresa junto a Caixa Econômica Federal para vinculá-la no sistema de FGTS.

Vale lembrar que a etapa de regularização da Empresa, quando realizada adequadamente, evita riscos legais e fiscais, contribuindo para que o Negócio alcance o sucesso esperado e resguarde o empreendedor.

Definição do local de atuação

A definição do foco do Negócio deverá auxiliar em sua formalização e local onde atuará.

Caso a opção seja de negócios digitais é aconselhável recorrer a Legislação, visando apurar existência de incentivos fiscais quanto a definir o local do estabelecimento. Podem ocorrer situações de incentivos fiscais adicionais que visem atrair novos negócios para determinadas regiões.

Para negócios, cujos tipos de operação necessitam de locais físicos, a preocupação em avaliar benefícios fiscais é de fundamental importância, tendo em vista possibilitar redução de custos para a empresa.

Diferenciais na definição de localização de uma Empresa

Empresas que possuam necessidade de operações em locais físicos tais como escritórios, lojas e fábricas, devem atentar para aspectos que podem impactar nos Negócios, avaliando se o local atende às especificações do projeto, em termos de área adequada à produção e/ou serviços prestados, proximidade com o mercado consumidor e fornecedores.

 

Tem alguma dúvida e gostaria de nos perguntar? Entre em contato com a Syhus. Nós também oferecemos  um tira-dúvidas gratuito.

Está abrindo sua startup agora? A Syhus disponibilizou gratuitamente o e-book Como Iniciar e Registrar sua Startup para download e ajudar no processo.

Cristiano Freitas

Equipe Syhus

 

[contact-form-7 id=”2965″ title=”coletor-fim-post”]

Comentários

Compartilhe esse conteúdo

Artigos Relacionados

Artigos mais recentes

A contabilidade ideal para a sua empresa

Fale hoje com a Syhus!

Converse com quem realmente entende as necessidades e dores das startups e
empresas de tecnologia.