Uma empresa em sua estrutura original é composta por pessoa ou grupo de pessoas com um objetivo comum de alcançar resultados mantendo a empresa em operação e crescimento.

Qual a importância e como escolher os sócios?

A definição da necessidade ou não de ter sócios é orientada por fatores tais como a complexidade e tamanho da empresa, possibilidade de compartilhar conhecimentos, estratégias, discussões e investimentos do Negócio.

Caso o empreendedor sinta-se confortável com tais aspectos e entenda que há a possibilidade de enfrentar os desafios que surgirão à frente, pode entender que sua gestão não necessite de uma sociedade.

Caso contrário, o empreendedor deve buscar um sócio que avalie e possua um perfil que possa unir forças para o sucesso do Negócio.

Nada impede, contudo que mesmo optando por inicialmente não compartilhar em uma sociedade empresarial, seja feita uma revisão dessa estrutura e no futuro seja efetivada uma parceria societária.

Importante destacar que a definição do tipo societário a ser adotado tem papel fundamental na condução da empresa, visando enquadrá-la adequadamente quanto a aspectos legais, fiscais e societários que possam ser adotados de forma correta e que visem minimizar riscos ao empreendimento.

Aspectos a considerar em empresas com mais de um sócio

Quando devo optar por ter um sócio?

A decisão quanto a iniciar uma sociedade deve ser baseada na avaliação de aspectos que agreguem valor ao empreendimento, numa visão mais ampla relacionada ao Negócio, isto é, não somente quanto ao aspecto financeiro envolvido, mas principalmente quanto a:

  • Buscar conhecimentos e perfis complementares;
  • Compartilhar objetivos comuns de empreendedorismo;
  • Identificação quanto à Visão Ética;
  • Buscar o equilíbrio em decisões do Negócio, contrapondo argumentos que agreguem melhorias nas decisões;
  • Ter visões próximas ou complementares quanto à exposição a riscos, estratégias comerciais, de controle e financeiras.

A abrangência destes itens torna-se de suma importância para que a sociedade tenha êxito desde sua concepção até a garantia de manutenção tanto do Negócio como da própria sociedade.

A estratégia de se buscar um sócio enseja possibilitar maior segurança à Empresa e deve ser implantada com base na necessidade de manter uma gestão fortalecida, principalmente quando o empreendedor avalia suas limitações com experiências empresariais, assim como com conhecimentos técnicos e também quanto a aspectos financeiros do Negócio.

Cabe destacar que a efetivação de uma parceria através da opção por constituir uma sociedade visa compartilhar decisões e estratégias para agregar valor ao Negócio.

O papel de cada sócio

fale com um especialista syhus

Para o sucesso de uma parceria é importante ter claramente definidos os papéis e responsabilidades individuais, buscando sempre obter o melhor aproveitamento das características mais fortes de cada sócio e distribuindo de forma adequada suas atribuições.

Um aspecto fundamental é identificar quais expertises são inerentes a cada sócio e atribuir responsabilidades correspondentes a estes conhecimentos / habilidades, visando obter o melhor desempenho possível na condução do Negócio.

O respeito pela parceria, a identidade de visão e o compromisso estabelecido entre as partes, permitem conduzir o negócio de forma profissional e com grande possibilidade de sucesso.

Diferença entre sócio e investidor

A diferença fundamental entre um sócio e um investidor é que o primeiro assume um compromisso quanto a uma parceria de médio ou longo prazo e participa da gestão e operação da empresa, enquanto o investidor aplica seu Capital, visando garantir que o empreendedor valorize sua empresa para que possa obter um retorno sobre seu investimento – ROI.

Normalmente, o investidor não participa da gestão da empresa e sim acompanha sua valorização em termos de resultado e expansão de negócios; porém podem existir situações em que passa a fazer parte do quadro social da empresa, normalmente tais casos são observados para altos graus de investimento, onde o investidor tem interesse em acompanhar com mais atenção a gestão operacional do Negócio.

Vale ressaltar que a definição quanto a optar pela existência de sócios no empreendimento é uma opção que envolve aspectos individuais de cada Negócio e que estão relacionados a seu porte e perspectivas de futuro e, dessa forma, deve se pautar por decisão bem estudada e planejada adequadamente.

 

Tem alguma dúvida e gostaria de nos perguntar? Entre em contato com a Syhus. Nós também oferecemos  um tira-dúvidas gratuito

Está abrindo sua startup agora? A Syhus disponibilizou gratuitamente o e-book Como Iniciar e Registrar sua Startup para download e ajudar no processo.

Cristiano Freitas
Equipe Syhus

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

fale com um especialista syhus

Comentários