A definição da atividade de uma empresa deve ser o ponto inicial para sua abertura. Dessa forma, a escolha do ramo de atividade de atuação torna-se fundamental para dar continuidade ao Negócio.

Uma definição adequada do ramo de atividade a ser desenvolvido, contribui acentuadamente para o sucesso do empreendimento, sendo importante considerar o conhecimento e habilidade no segmento selecionado.

Essa definição deve ser considerada junto a outros aspectos para a formação da empresa como: a elaboração de um adequado plano de negócios, a definição de sócios que se enquadrem com os mesmos objetivos e o conhecimento do mercado.

Definir a atividade empresarial deve levar em conta um ponto importante que é a satisfação e identificação com a mesma, visando obter o maior resultado possível com o Negócio. Verificamos vários exemplos de empreendedores que se dedicaram a ramos de atividades sem uma identificação e realização adequada e que não conseguiram sucesso em suas iniciativas.

Gostar daquilo a que se propõe, assume a maior importância na definição daquilo que se deseja criar. Desta forma, definir uma atividade com a qual se identifique e que de alguma forma conheça ou domine, auxilia na definição da atividade e num diferencial sobre o desempenho em relação à concorrência.

A escolha de uma atividade deve considerar pontos de atenção, tais como:

  • Se a identificação e o prazer para com a atividade escolhida lhe possibilitará uma dedicação intensa ao Negócio e o interesse na busca de alternativas de atuação para melhoria constante dos resultados;
  • Avaliar se a escolha realizada possui viabilidade econômica, considerando-se tendências de mercado atual e futuro;
  • Analisar a concorrência existente e potencial, verificando estratégias para competir através de soluções que busquem a inovação;
  • Quanto aos concorrentes, leve em consideração se atividade possui uma economia informal acentuada em seu ramo de atividade, visando identificar riscos e estratégias para o Negócio;
  • Considerar benefícios e importância do produto para o Mercado, identificando que sua oferta tenha um diferencial em relação à concorrência e que possua uma demanda adequada;
  • Considere aspectos de qualidade de produtos e atendimento tanto com relação a clientes e fornecedores;
  • Avalie se a atividade selecionada apresenta conformidade com aspectos ambientais e de responsabilidade social.

Esses tópicos auxiliam de forma consistente na definição do ramo de atividade a ser escolhida pelo empreendedor e devem ser considerados como uma contribuição adicional a demais aspectos inerentes a atividade selecionada.

Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE

Definição de CNAE

Conforme definição legal, CNAE é: “o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país”.

Aplica-se a todos os agentes econômicos que produzam bens e serviços, e compreendem estabelecimentos de empresas privadas ou públicas, agrícolas, organismos públicos e privados, instituições sem fins lucrativos e agentes autônomos (pessoa física).

A CNAE é utilizada pela Secretaria da Receita Federal como um código a ser informado na Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica (FCPJ) que é base para o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica/CNPJ.

Tributação com utilização do CNAE

A estrutura do CNAE estabelece a correspondente classificação tributária a ser considerada.

Essa tributação considerará aspectos de faturamento e porte da empresa para seu enquadramento em alíquotas de tributação específicas.

Cabe destacar que a definição da atividade empresarial é determinante para a consolidação do negócio e seu desenvolvimento sustentável, devendo ser avaliada de forma adequada, com base em dados apurados de forma consistente em relação ao produto a ser ofertado e o Mercado existente, com vistas a considerar a maior garantia possível ao sucesso do Negócio.

 

Tem alguma dúvida e gostaria de nos perguntar? Entre em contato com a Syhus. Nós também oferecemos  um tira-dúvidas gratuito

Está abrindo sua startup agora? A Syhus disponibilizou gratuitamente o e-book Como Iniciar e Registrar sua Startup para download e ajudar no processo.

Cristiano Freitas
Equipe Syhus

[contact-form-7 404 "Not Found"]

 

Comentários