Conhecer o seu negócio e o mercado é fundamental para qualquer empresário, pois permite que as tomadas de decisão sejam bem feitas e contribuam para o desenvolvimento de um negócio. Saber as opções que o mercado pode oferecer e até onde o seu empreendimento pode chegar em determinado momento permite que o gestor trace os planos e estratégias de crescimento da companhia por meio de uma base sólida de conhecimento.

Esse entendimento é importante para as empresas que pretendem ir ao mercado em busca de investimentos que acelerem os seus negócios. A cada dia as opções de investidores aumentam e cada um oferece vantagens para os empreendimentos, mas também podem trazer desvantagens. Nesse sistema é importante fazer uma boa avaliação dessas possibilidades e evitar uma escolha ruim para os seus projetos.

Investimentos impróprios ou uma captação de recursos que não foi bem estudada e planejada pode ter um efeito inverso ao esperado. Decidir entre um investimento ou outro ou se há necessidade de captar recursos é discutir todo o futuro de uma empresa — o que implica em não poupar esforços durante as análises de investimento, sobretudo nos riscos envolvidos na transação.

Se a sua empresa está estruturada para buscar recursos no mercado e esta é a melhor opção para desenvolver os seus negócios, é preciso ficar atento a alguns quesitos antes de sentar em uma mesa de reuniões e pedir o investimento. Confira!

Planeje-se e tenha um projeto bem estruturado

Antes de abrir a carteira, um investidor também fará uma avaliação sobre a sua empresa e o potencial de lucro que ela oferecer. Contar com um projeto bem estruturado na hora da apresentação é a melhor maneira de chamar a atenção. Faça previsões de cenários, elabore um planejamento estratégico, apresente o seu plano de negócio e demonstre a viabilidade financeira dele. Esse planejamento é importante para a própria condução da empresa, mas também ajuda a convencer investidores e a gerar credibilidade junto ao mercado e às instituições financeiras que podem vir a se tornar parceiras de negócio.

Defina bem o seu produto e sua proposta de valor

Uma ideia pode até parecer genial, mas se o risco de falhar ou gerar prejuízo for alto irá apenas afastar os investidores. O produto apresentado pela sua empresa precisa ser atrativo e com potencial para conquistar o mercado. E isso só será demonstrado caso tenha um projeto sólido, com uma boa proposta de valor, e que tenha passado por diversas etapas de testes.

Quanto mais avançar em seu trabalho e mais informação reunir sobre o projeto maior será a sua chance de convencer um investidor de que ele está diante de um bom negócio. Que tal apresentar um protótipo, uma base de clientes ou uma equipe estruturada e preparada? Tudo isso ajuda a aumentar a confiança na sua empresa.

Seja convincente: apresente dados

Um investidor não irá aparecer na sua porta oferecendo os recursos que precisa. O trabalho de convencimento do mercado e dos fundos de investimento não é fácil. Durante uma captação de recursos serão diversas rodadas de negociação e o empresário precisará ter bons argumentos para convencer de que o seu negócio vale a pena.

Elabore diversos pitchs com durações diferentes e que possam ser apresentados em diversas situações: uma reunião ou até mesmo uma rápida conversa no elevador. Apresente dados que demonstrem que a sua empresa tem um bom controle financeiro e que o dinheiro aplicado não será perdido — ao contrário disso, demonstre onde ele será aplicado. Seja convincente e não se esqueça de que esse não é processo simples e que pode demandar tempo.

Antes de fechar negócio e aceitar um investimento avalie se é a melhor opção disponível, afinal diversos aspectos precisam ser discutidos: a possibilidade de entrar outros investidores no futuro, o valor que será investido, como será o retorno do investimento (troca por ações, retirada em longo prazo etc.), dentre outras questões. Portanto não se desespere, analise e faça a melhor escolha.

Como a sua empresa está se preparando para buscar um investimento? O que pretende com esse investimento? Compartilhe com a gente as suas experiências!

Ficou com alguma dúvida? Aproveite o nosso tira-dúvidas gratuito e esclareça-a agora mesmo.

Você conhece as principais métricas financeiras para sua startup receber investimento? Criamos um post sobre esse tema e nele vamos explicar algumas dessas métricas e a importância delas para convencer seu possível investidor de que seu negócio é seguro. Clique aqui e confira!

Cristiano Freitas
Equipe Syhus

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários