Neste próximo passo rumo a criação da melhor loja virtual para seu negócio, falaremos de um dos pontos mais cruciais de todo este processo: a escolha da plataforma de e-commerce. Se você acha que isso não passa de apenas mais um detalhe que não representa real importância, lembre-se de que esta plataforma é responsável por alguns pontos importantes em sua loja.

Layout, configurações, disposição de produtos e demais informações, pequenos detalhes sem importância, não é? Não, de forma alguma!

Se você não está disposto a enfrentar problemas futuros com seu comércio eletrônico por ter economizado um pouco a mais ou até mesmo por não ter feito a devida pesquisa, recomendo seriamente que você fique nesta página por mais alguns momentos.

A seguir você conhecerá o que deve ser levado em consideração na hora da escolha da plataforma de e-commerce ideal.

O que é uma plataforma de e-commerce

A plataforma consiste é um sistema onde é construído e instalada a loja virtual. Tanto front end, a parte que fica visível para seus clientes que visitam o site; como back end, a área exclusiva para os administradores da loja e você, ficam em apenas um lugar.

O que levar em conta na hora de escolher a plataforma

Nunca contrate uma plataforma apenas pelo preço. Existem tantas opções no mercado atualmente que escolher a opção pelo preço é a mesma coisa que dar um tiro no próprio pé. Antes de contratar os serviços de uma plataforma de e-commerce alguns pontos têm de ser levados em consideração.

Pesquise sobre a empresa que está ofertando o serviço. Procure por qualquer tipo de interação com seus clientes no Reclame Aqui. Analise a robustez da empresa para saber se ela comportará um possível crescimento exponencial. E talvez o ponto mais importante de todos, confira se a empresa garante suporte técnico caso aconteça qualquer imprevisto com a plataforma.

Tipos de plataformas existentes

Devido a infinidade de opções existentes no mercado, escolher a plataforma correta pode ser um pouco mais difícil do que parece. Atualmente, os comércios eletrônicos podem ser instalados em três tipos distintos de plataformas. A seguir você conhece os três modelos existentes:

  • Plataforma SaaS: Nesta categoria o sistema já é vendido pronto. Isso significa que o tempo de implementação é reduzido e o investimento inicial também é menor. Por ter sido criado por uma empresa, esta plataforma recebe atualizações automáticas, mas possui poucas opções de personalização. Outro ponto negativo é em relação à assistência técnica, caso qualquer erro ocorra, você dependerá do fabricante.
  • Plataforma Build: As plataformas Build, também conhecidas como personalizadas, atendem à maior parte das necessidades de pequenos e médios empreendedores. Oferece uma personalização total do sistema bem como servidores semi dedicados ou dedicados contra. Apesar de tudo isso, a plataforma Build possui uma implementação lenta, o investimento inicial é alto e as atualizações são demoradíssimas, além da necessidade de programadores para o manuseio do sistema.
  • Plataforma Open Source: Assim como o nome diz, este modelo é aberto para quaisquer programadores. Entre seus principais benefícios estão a possibilidade de uma ampla personalização, controle total da plataforma, uma vasta gama de recursos desenvolvidos pela comunidade que trabalha e desenvolve sobre a plataforma. O lado ruim da Open Source fica por conta da lentidão para a implementação e demanda de mão de obra qualificada (programadores).

Plataformas de e-commerce mais conhecidas

Para que você possa ter uma ideia da imensidão de oportunidades que existem neste mercado, preparamos uma pequena lista que incluí apenas algumas opções que estão disponíveis no segmento:

  • Dotstore
  • LOCAWEB
  • E-smart
  • B Seller
  • VTEX
  • Betalabs
  • Bis2Bis Comércio Eletrônico
  • Ciashop
  • CodeCommerce

Isso sem contarmos a grande variedade de plataformas gratuitas que podem ser encontradas em toda a internet.

Agora que você conhece o que deve ser levado em consideração e como é que você deve escolher a sua plataforma de e-commerce fique atento. Pare de acreditar que isso é quase nada e que escolher a mais barata ainda é a melhor opção. Investir uma quantia de dinheiro agora em uma boa plataforma pode evitar problemas futuros com clientes e com a própria estrutura do comércio eletrônico. Pense nisso!

Em parceria com a Ideation Brasil, desenvolvemos uma série de três ebooks gratuitos que apresentará os principais modelos de negócio referentes à startups. O primeiro volume tem foco no Ecommerce e SaaS. Baixe gratuitamente o Ebook: Gestão financeira para modelos de negócio Web.

Cristiano Freitas

Equipe Syhus

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários