Evitar problemas com a justiça, conseguir linhas de crédito, participar de licitações e reduzir custos. Essas são apenas algumas das vantagens que as empresas podem obter quando atendem a todos os requisitos para serem classificadas como formais. A sua empresa é legalizada? Vamos mostrar a seguir alguns motivos que vão convencer você de que ter uma empresa formal é sempre a melhor opção.  

Possibilidade de contratar funcionários

As empresas que estão em situação irregular não têm outra alternativa a não ser contratar funcionários de forma irregular também. E isso vira uma bola de neve na ilegalidade. Além de correr o risco de ter que arcar com as consequências fiscais da irregularidade, ainda estarão sujeitas à fiscalização do trabalho. Outro risco mais comum é ser denunciado pelo próprio trabalhador, que pode entrar na justiça pedindo reconhecimento da relação trabalhista. Entre as consequências, além do fechamento da empresa, estarão o pagamento de multa e sanções administrativas.

Poder participar de licitações

O poder público é um dos clientes mais desejados por empresas de todos os tamanhos. Uma das formas de conseguir participar de licitações é ter um CNPJ e estar em dia com as obrigações legais. Há uma série de documentos a serem apresentados para se habilitar nessas concorrências, como a inscrição na Junta Comercial, comprovação da regularidade fiscal, além da qualificação técnica. Uma empresa não legalizada não vai poder participar e ainda corre o risco de ser denunciada caso tente.

Não emitir nota fiscal é crime de sonegação

Deixar de emitir nota fiscal é crime de sonegação, podendo ser punido inclusive na esfera penal, com prisão e multa. Alguns impostos como PIS, Cofins, IPI já estão inseridos no valor das mercadorias e se você não dá a nota fiscal quer dizer que não pagou esses tributos ao governo. A legislação estadual é a que cuida da obrigatoriedade da emissão de nota fiscal. Caso tenha dúvidas procure mais informações no site da Secretaria de Fazenda do seu Estado ou entre em contato conosco.

Linhas de crédito: somente para empresas legalizadas

Você está crescendo e precisa de uma linha de crédito para finalmente comprar aquele maquinário ou investir em novos produtos. Sabe qual banco vai emprestar para empresas não legalizadas? Nenhum. Ah, mas você pode pedir como pessoa física. Sim, até pode, mas os juros são muito maiores. Existem vários incentivos para pequenas e médias empresas com juros reduzidos e facilidades de pagamento na hora de conseguir um financiamento. Não seria bom poder aproveitar? Além do que misturar as dívidas pessoais com as finanças da empresa é o primeiro passo para se descontrolar totalmente.
Surgiram dúvidas? Fale conosco, temos um canal especial para respondê-las, nosso tira-dúvidas gratuito. Conte com nossas dicas para ajudá-lo nesse processo!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Comentários