Ninguém gosta de ter surpresas ruins, principalmente quem é dono do próprio negócio. Por isso, a Syhus fez esse post para você entender quais são os impostos nas notas fiscais e o que cada um deles significa para a sua empresa.
Impostos sobre a Operação de Venda e/ou Prestação de Serviço
-
ICMS
Tributo estadual com alíquota que varia de acordo com o estado de origem e destino. É o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.
-
IPI
Imposto sobre produto industrializado.
-
Cofins
-
PIS
Está entre os impostos nas notas fiscais mais conhecidos. Ele faz parte do Programa de Integração Social e existe para financiar o seguro desemprego.
-
ISSQN
Imposto municipal, sobre serviço de qualquer natureza, com alíquota que varia entre 2% e 5%.
Impostos sobre o lucro
-
IRPJ
Imposto de renda de pessoa jurídica. Ele é apurado com base no lucro da empresa (real, presumido ou arbitrado). A alíquota do IRPJ é de 15% do lucro apurado e 10% são adicionados sobre a parcela do lucro, caso ele exceda a R$ 20.000 por mês.
-
CSLL
Com uma alíquota variando entre 10% e 12%, o CSLL, ou a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, é um tributo federal que incide sobre o lucro líquido do período-base.
Outros Impostos sobre Operação de Compra e Venda
-
II
Imposto sobre importação.
-
IE
Imposto sobre exportação.
-
IOF
Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro.
Que tal entender mais sobre impostos nas notas fiscais? Baixe aqui esse guia simples e fácil sobre como fazer a gestão da NF-e.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que a Syhus vai ajudar você! Fale conosco, temos um canal especial para respondê-las, nosso tira-dúvidas gratuito. Conte com nossas dicas para ajudá-lo nesse processo!
Para acompanhar outros materiais gratuitos que produzimos, veja nossa área de Materiais e Cursos.
[contact-form-7 id=”2965″ title=”coletor-fim-post”]