O Simples Nacional foi criado para facilitar a vida do empreendedor e também para conceder mais incentivos às microempresas e empresas de pequeno porte. Criado em 2006, o regime de tributação vem passando por constantes adaptações e melhorias, deixando um panorama fiscal muito mais promissor — e possível — para as empresas. Você tem um negócio ou pensa em abrir um empreendimento, mas não sabe se vale a pena se enquadrar nesse sistema? Que tal conhecer quais são os benefícios para empresas que optam pelo Simples Nacional? Leia nosso post e descubra os benefícios do Simples Nacional!

Pagamento unificado

Por meio do Documento de Arrecadação do Simples (DAS), o pagamento do Simples Nacional é totalmente unificado e inclui 8 impostos diferentes, entre tributos municipais, estaduais e federais. Dessa forma, o empresário precisa gastar muito menos tempo se preocupando com o cálculo e pagamento dos tributos, já que eles são repassados automaticamente para as entidades.

O pagamento unificado também garante que não ocorram situações de atraso devido a pagamentos com prazos diferentes.

Cálculo simplificado e automático

Baseando-se na receita bruta anual e no setor de atuação, o cálculo do Simples Nacional é bastante intuitivo e simplificado, já que é preciso apenas identificar a faixa de renda bruta para o anexo correspondente. Ao fazer isso, é possível identificar, de maneira automática, qual será a alíquota incidente.

Além disso, o Simples Nacional exige que toda empresa cadastrada faça o cálculo e emissão do DAS diretamente no site da Receita Federal. Ao utilizar a plataforma, o cálculo é feito de maneia automática e segura.

Tributação progressiva

A tributação progressiva também é um benefício para empresas que aderem ao Simples, já que a tributação dependerá da receita e da área de atuação. Com isso, empresas menores ou que faturem menos possuem mais chances de pagar um valor compatível com a sua realidade.

Com a tributação progressiva, inclusive, é possível que ocorra uma redução do valor pago pelo Simples Nacional em relação àquele que seria pago com o lucro presumido.

Regularidade fiscal à empresa

Aderir ao Simples também garante que a empresa possua uma situação fiscal totalmente regular, já que não corre o risco de não saber de algum imposto ou calculá-lo incorretamente.

Além de evitar problemas com a Receita, a regularidade fiscal traz muito mais segurança à empresa, inclusive em seu desenvolvimento.

Desempate em processos de licitação

A adesão ao Simples é utilizada como critério de desempate entre empresas que concorrem a uma licitação. Assim, uma empresa que tenha optado pelo Simples tem mais chances de, em condições iguais, sair vencedora do processo licitatório.

A regularidade fiscal oferecida pelo Simples também ajuda no processo licitatório, já que estar em dia com o Fisco é um dos requisitos para que a empresa possa licitar.

Maior competitividade

Com a empresa tendo a chance de pagar menos impostos, possuindo uma situação fiscal regular e recebendo uma vantagem durante processos licitatórios, ocorre um aumento de competitividade para a empresa. Especialmente para as microempresas (ME), ganhar competitividade pode significar sustentação no mercado e desenvolvimento.

Os benefícios para as empresas que aderem ao Simples Nacional incluem o pagamento unificado, o cálculo simplificado, a tributação progressiva, a obtenção de regularidade fiscal, a atuação como critério de desempate em licitações e, de maneira geral, o aumento da competitividade. Pra você, quais são outras vantagens da adesão ao Simples Nacional? Não deixe de participar, dê a sua opinião!

Para acompanhar outros materiais gratuitos que produzimos, veja nossa área de Materiais e Cursos.

Surgiram dúvidas? Fale conosco, temos um canal especial para respondê-las, nosso tira-dúvidas gratuito. Conte com nossas dicas para ajudá-lo nesse processo!

[contact-form-7 404 "Not Found"]

 

 

Comentários