MEI #12: Controle de operações ME: Qual importância de fazer bem feito?

O controle de operações ME já não é mais um item diferencial, e sim uma questão básica de sobrevivência do seu negócio. Neste post, você verá que a melhoria constante, a revisão de processos para melhores operações e a qualidade e o entendimento de como estão indo os resultados da empresa são itens essenciais para que seu negócio se perpetue. Continue lendo e confira:

Como implementar a melhoria constante em sua empresa

O processo de melhoria constante deve ser feito com a implementação de ações que busquem aprimorar os resultados de qualquer tipo de organização. Ou seja, essas ações devem ser desenvolvidas em pequenas, médias ou grandes empresas.7mentação desse processo é a metodologia conhecida como Kaizen, que está altamente relacionada aos colaboradores de uma empresa. De acordo com essa metodologia, é possível fazer diversas melhorias com o mínimo de esforço e investimento possíveis, já que o uso de ideias e sugestões dos funcionários deve ser estimulado para melhorar processos e diminuir custos.

Assim, para essa metodologia e para outras tantas, como o BSC (Balanced Scorecard) ou o 6 Sigma, é preciso desenvolver o foco nos colaboradores de sua empresa, nos estímulos às melhores ideias e soluções, na mudança de comportamento, na visão em longo prazo e nas recompensas de acordo com o envolvimento de cada um no processo de mudança.

Revisando processos para melhor operação e qualidade

A revisão de processos para a melhoria das operações e da qualidade está inserida no raciocínio das principais metodologias voltadas a uma melhor gestão dos processos. Porém, para que isso aconteça, a empresa e seus colaboradores, além de se engajarem, devem compreender que a qualidade é algo que pode ser constantemente monitorada e que isso gerará excelentes resultados para todos.

A prevenção é o melhor remédio. Cada empregado tem o seu papel na correta execução, manutenção e melhoria das atividades, e o gerenciamento deverá sempre estar envolvido nos processos de uma determinada organização. Assim, a revisão de processos para o aumento da qualidade deve ser uma filosofia exercida diariamente, com uma busca constante por melhores práticas dentro de uma empresa.

Entendendo a direção correta de sua empresa rumo ao crescimento sustentável

Agora que você já sabe que a melhoria constante e a revisão de processos devem fazer parte de seu negócio, é preciso entender e monitorar se sua empresa está indo na direção certa e se o seu crescimento é sustentável.

Para que isso seja possível, a empresa deve utilizar o Planejamento Estratégico, que será responsável por auxiliar a direção da empresa a escolher um caminho a seguir e como este poderá ser construído. Somente com essa perspectiva é possível construir o futuro de seu negócio de forma competitiva e sustentável, o que significa que a empresa crescerá e terá bases para suprir esse crescimento.

Neste post, você viu que o controle de operações ME é determinante para o crescimento sustentável do seu negócio e que este deve contar com o engajamento de todos, com o uso de ferramentas estratégicas e revisão contínua de processos, inclusive contando com o uso do planejamento estratégico como base para mudanças. Você quer saber mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Comentários

Compartilhe esse conteúdo

Artigos Relacionados

Artigos mais recentes

A contabilidade ideal para a sua empresa

Fale hoje com a Syhus!

Converse com quem realmente entende as necessidades e dores das startups e
empresas de tecnologia.