Chega um momento em toda companhia que está em crescimento que o empreendedor precisa tomar algumas decisões para garantir a saúde e a longevidade das operações.

Em relação a isso, foi feita uma pesquisa com 2 mil donos de pequenas empresas. Ela mostrou que essa categoria de empreendedores não fingem ter todas as respostas. Aliás, eles contam com o apoio de uma forte rede de familiares, assessores e mentores, incluindo um assessor contábil e financeiro, que pode ser o segredo do sucesso.

Desses 2 mil, 1/3 dos empreendedores de sucesso respondeu que eles procuraram por conselhos desses assessores, comparado com apenas 14% das pessoas que responderam que comandavam empresas que tiverem de ser fechadas. Essa estatística reitera a importância de contratar a equipe certa para garantir o sucesso do seu negócio.

Dito isso, vamos mostrar três cargos que são essenciais no meio do processo de crescimento de uma empresa. A contratação do funcionário certo nessas áreas vai tornar a vida de todos os líderes de negócios mais fácil.

O Diretor Financeiro (CFO)

O funcionário responsável pelas finanças deve desempenhar o papel do Diretor de Desempenho. Ele é o único que é capaz de juntar os pontos entre os clientes, as receitas, os principais indicadores e ao desempenho financeiro do seu negócio. O CFO conecta números com a estratégia.

Uma liderança certa pode fazer a diferença em uma companhia, não importa o tamanho dela. Pensar nesse tipo de investimento é uma maneira interessante de avaliar o crescimento de uma empresa. Afinal, quando falamos sobre expansão, geralmente pensamos em novos mercados, ou novos produtos e serviços. Nós raramente discutimos o impacto que mudanças sutis podem fazer para um negócio.

Ter um profissional concentrado nos números permite que o empreendedor foque na construção da companhia e nos pontos fortes dela.

O Diretor de Marketing (CMO)

O responsável pelo marketing vai definir o tom da sua companhia, encontrar a base de cliente e construir em cima disso. Apesar dos avanços na tecnologia, automação e análise de dados, o trabalho do profissional de marketing ainda deve ser humano, de conexão com o cliente.

Quanto mais você realça a experiência, mais chances você tem de que os seus clientes se apaixonem por você.

Esse equilíbrio entre entender o cliente e automatizar os processos de marketing é complexo, mas extremamente importante para todas as empresas em crescimento. As companhias vivem e morrem pela sua reputação e é responsabilidade do funcionário de marketing moldá-la de modo que o seu mercado alvo escolha o seu produto, ou serviço.

O Diretor de Receita (CRO)

Ter uma pessoa cujo trabalho é focar nas vendas, no crescimento, na aquisição de clientes e em manter o cenário da companhia completo com clientes prospectados é vital para uma empresa atingir e superar as metas.

Um bom CRO também vai examinar a estratégia por trás da venda. Ele vai avaliar onde você vende atualmente, onde você deve vender, assim como a maneira como você fecha um negócio, ganha eficiência, escala e velocidade.

 

O maior erro que um pequeno empreendedor pode cometer no começo de um negócio é não pensar em como eles vão vender e fechar negócios. Um fluxo de caixa saudável, que é gerado pelas vendas, é essencial para a sobrevivência de uma empresa.

Isso é sinal de que muitos dos pequenos empreendedores focam no produto. Um florista, por exemplo, se preocupa com quais flores ele precisa pedir e como ele vai criar os arranjos. Isso é importante, mas não é o único aspecto.

Pequenas empresas devem dar atenção aos números de vendas. Vender é a parte fundamental de um negócio. Muitas pessoas no mundo dos negócios podem gastar dinheiro, mas a arte em comandar uma empresa é fazer dinheiro. Ter uma pessoa talentosa encarregada das vendas vai fazer você se estabelecer como um negócio forte.

Em companhias com líderes técnicos, o papel do CMO, CRO e CFO é muito importante.

Contratar profissionais para trabalhar em áreas nas quais você não é tão forte faz com que você faça uma melhor administração e te dá o poder de fazer uma pausa quando for necessário.

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