Outbound Marketing: como aplicar em uma startup?

O outbound marketing é formado pelas ações mais tradicionais do marketing, como malas diretas, e-mails marketing, outdoors, rádio e TV, e possui uma postura mais ativa, com o objetivo de impactar o cliente correto com a mensagem correta.

Você que está iniciando as atividades de sua startup, necessita que sua marca seja conhecida no mercado e que ganhe força suficiente para se manter durante o primeiro ano de atividades, o que para a maioria é o mais difícil.

Abaixo listamos algumas dicas para que você possa implantar uma estratégia de outbound marketing que traga bons resultados. Continue acompanhando!

Defina o seu ICP (Ideal Costumer Profile)

O ICP é o perfil ideal de cliente que a sua startup pretende atender, e esta definição deve ser feita de maneira estratégica, pois é em cima do ICP que serão montadas as estratégias e serão definidos os canais utilizados durante a campanha de outbound marketing.

Dentre os principais pontos a serem definidos estão a faixa etária, poder aquisitivo, localização geográfica e perfil de interesses.

Monte sua estratégia de divulgação

Com base no ICP, você deve escolher os canais de divulgação mais adequados para impactar seu cliente, além de estabelecer o objetivo principal da divulgação. Se seu objetivo é o fortalecimento de marca, utilizar mídias que possuem uma característica de pulverização, como rádio, TV e outdoor, é o mais indicado.

Porém, se seu objetivo é alavancar as vendas, uma abordagem mais individualizada é o mais recomendável, como e-mail marketing, investimentos em Google Adwords e Facebook ADS, além dos tradicionais e não menos eficientes contatos telefônicos.

Reserve uma boa quantia em dinheiro

O investimento em outbound marketing é maior do que o investimento em inbound marketing (marketing de conteúdo que atua de forma passiva), porém seu retorno é mais rápido e, em muitas situações, mais eficiente.

Como o investimento em outbound é maior, você não pode ficar no sistema de “tentativa e erro”, afinal, a definição de uma estratégia realizada correta ou erradamente pode afetar diretamente o sucesso ou fracasso de sua empresa no mercado, respectivamente.

Defina as métricas de seu outbound marketing

Como qualquer outro projeto implantado em sua empresa, os investimentos em outbound marketing devem ser passíveis de mensuração de seus resultados e, por isso, definir as métricas que possuem maior relevância para a sua empresa é uma obrigação.

Realizar periodicamente o acompanhamento destas métricas permite que, ao encontrar pontos que não estão trazendo resultados (sim, eles podem existir em qualquer planejamento estratégico), eles possam ser revistos, ajustados ou, até mesmo, eliminados de sua campanha, caso representem prejuízos.

Estas são apenas algumas dicas que devem ser levadas em consideração na hora de implantar em sua empresa uma campanha de outbound marketing. Lembre-se sempre que a definição de objetivos e metas deve ir de encontro às reais necessidades de sua empresa e o risco deve ser moderado, afinal, sua startup ainda está começando.

Agora que você já sabe o que deve ser levado em consideração ao se implantar uma estratégia de outbound marketing em sua startup, que tal pensar no seu orçamento de investimento em marketing? Preparamos uma calculadora que vai te ajudar!

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