Em tempos de crise e de incerteza econômica, o departamento de Recursos Humanos das empresas desempenha um papel fundamental no sucesso da organização, pois suas ações são diretamente responsáveis pelo bom clima organizacional. Ou, dito de outro modo, suas ações afetam diretamente a produtividade dos funcionários e, portanto, o desempenho da empresa.

Por essa razão, o departamento de Recursos Humanos deve responder tanto à direção-geral, para cumprir as suas decisões, quanto aos empregados, para garantir o seu bem-estar.

É esse departamento que muitas vezes é o responsável pelas decisões mais difíceis dentro das organizações, estabelecendo, por exemplo, políticas de promoção, demissão ou recrutamento de novos talentos.

Ao mesmo tempo, esse setor deve adotar uma política clara e transparente, o que inclui estabelecer um canal de comunicação eficaz e participativo para reforçar as informações relativas ao trabalho na empresa e a relação entre a equipe e a organização.

Além disso, o RH é responsável por implementar políticas que visem o bem-estar e a satisfação de todos os empregados. Tudo isso, com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho e de aumentar a produtividade e a competitividade da empresa.

Para ter sucesso no fortalecimento da gestão do talento humano, o ativo mais importante em qualquer organização, é preciso seguir alguns passos. E, neste post, listamos 10 dicas para otimizar os processos de RH da sua empresa. Acompanhe agora mesmo:

1. Saiba as metas e os objetivos da empresa

O departamento de RH deve conhecer a estratégia organizacional da empresa para melhor apoiar outras áreas da organização na realização desses objetivos. E o RH deve conhecer as metas e os objetivos da organização de forma absolutamente clara, assim como os resultados que a empresa deseja alcançar.

Desse jeito, o RH será capaz de criar sinergia entre todos os componentes da organização e gerir de forma eficiente as políticas do empreendimento.

2. Conheça o quadro de pessoal da empresa

Um gerente de RH deve conhecer perfeitamente bem todos os funcionários da empresa, como os seguintes detalhes:

  • as suas características;
  • as suas competências;
  • e as suas necessidades pessoais e profissionais.

Dessa maneira o RH será capaz de oferecer opções destinadas a melhorar e a alcançar a estabilidade desses funcionários.

Para facilitar e fortalecer o desempenho do trabalho de cada funcionário, o RH também deve fazer o respectivo acompanhamento da evolução dos colaboradores em cada um destes aspectos.

3. Comunique-se de maneira eficaz

Uma comunicação eficaz é a base do sucesso de toda organização que se sai bem no mercado. O departamento de RH da empresa deve ser capaz de estabelecer canais de comunicação relevantes e transmitir os valores, os objetivos e a imagem corporativa da empresa para os empregados, a fim de gerar um sentimento de pertencimento e de fortalecer o relacionamento dos colaboradores com o empreendimento.

4. Cuide bem dos empregados

Como dito anteriormente, os funcionários são o ativo mais importante de toda a organização. Sendo assim, o papel de facilitador dos gestores de RH é comparável com o de qualquer área de vendas de empresas que estão em constante contato com os clientes – mas, nesse caso, os clientes são os funcionários.

Os funcionários devem ser prioridade na empresa, a qual deve fornecer as ferramentas certas para encontrar as soluções necessárias para qualquer problema que possa surgir.

5. Saiba gerir um ambiente global

O cenário de trabalho atualmente é de grande diversidade, constante mobilidade e alto nível de competitividade dentro do mercado no qual se encontra.

Por essa razão, os gestores de RH devem estar preparados para criar soluções específicas para cada situação particular que se apresente na empresa. Isto significa que criar iniciativas de personalização e prever todas as situações possíveis é obrigatório para uma gestão de RH eficaz.

6. Mantenha-se atualizado

Manter-se em dia com as notícias e as últimas atualizações referentes ao mercado de trabalho e com o segmento ao qual a empresa pertence é essencial para reforçar as estratégias de gestão de RH da empresa.

Isso não significa que é necessário cobrir toda a informação reproduzida na mídia, mas sim consultar esses dados constantemente e estar sempre atento às mudanças de leis e de decretos que afetem as relações de trabalho da empresa.

7. Abra espaço para outros pontos de vista

Envolver os colaboradores que pertencem a diferentes áreas da empresa para compartilharem as suas opiniões e para contribuírem com ideias que visem fortalecer a estratégia de gestão de RH é sempre uma estratégia eficaz para o empreendimento.

Esse mecanismo garante que as decisões sejam compartilhadas pelos próprios funcionários, o que garante uma aplicação efetiva de novas estratégias. Lembre-se: toda medida adotada pela empresa que faça parte de um processo de colaboração é sempre recomendável.

8. Priorize a coerência

É importante que o gerente de RH reaja de forma justa e coerente em todas as situações que lhe forem apresentadas, não importando se são problemas que envolvem supervisores ou empregados.

Em outras palavras, é sempre importante transmitir tranquilidade aos funcionários e prezar pela coerência, de forma que prevaleça a justiça em vez das preferências pessoais ou dos benefícios em favor de alguns.

9. Atue como um conciliador

Como em qualquer outro aspecto da vida, é comum encontrar situações de conflito dentro da organização, e o departamento de RH deve atuar como um elemento conciliador. É ele o responsável por definir os canais regulares para resolver situações de conflito e fornecer todas as possibilidades antes que a situação tenha que ser levada para a gerência.

10. Meça a eficácia das decisões tomadas

Após implementar estratégias de ação, é necessário que o departamento de RH meça a eficácia de todas as decisões tomadas. É preciso analisar eficazmente os progressos e os retrocessos que ocorreram devido às medidas de execução previstas, a fim de fortalecer a gestão de RH e melhorar a satisfação do cliente empregado e a produtividade da empresa.

E se você quer aprender ainda mais, nada melhor que bons exemplos. Você já se perguntou como uma das maiores empresas do mundo trabalhou (e trabalha) para chegar onde está? Isso é exatamente que Eric Schmidt, ex-CEO do Google, conta no seu livro “Como o Google Funciona”.

Como o Google funciona

Em sua opinião, qual é a dica achou mais importante para otimizar os processos de RH da sua empresa? Deixe um comentário em nosso blog e compartilhe as suas ideias conosco e com os nossos demais leitores!

Comentários