Atualizado em 15 de dezembro de 2020.

Inovação é a palavra que tem movido as empresas e o mercado de trabalho na atualidade. Essa mudança pode ser observada em diversas esferas do negócio, inclusive em melhorias no departamento financeiro. Inovar significa sair do mesmo lugar, tomar atitudes para melhorar resultados, agregar novas propostas e investir na criatividade e na transformação.

Esse é um esforço que envolve todos os departamentos e deve fazer parte da cultura organizacional, para que toda a equipe se sinta uma parte ativa no processo de crescimento do negócio.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com tópicos especiais de inovação financeira para ajudar no desenvolvimento saudável do seu negócio. Confira, a seguir, 10 dicas para aplicar na sua empresa e fazê-la crescer de forma criativa, com ações inteligentes e focadas em resultados.

Quando implementar melhorias no departamento financeiro?

Essa é uma pergunta comum entre empreendedores e gestores do setor de finanças. Afinal, a área é conhecida pelo seu papel estratégico na manutenção do equilíbrio dos recursos da empresa e da sua destinação correta.

Contudo, a sua gestão é um desafio devido ao elevado número de variáveis que podem afetar os resultados das empresas. Mercados voláteis, períodos de estagnação econômica e a falta de planejamento podem representar obstáculo para que o empreendimento atinja todo o seu potencial.

Isso quer dizer que, na prática, o empreendedor não precisa se perguntar se a inovação é um elemento que deve fazer parte da sua gestão. É apenas uma questão de tempo até que um imprevisto mude o cenário completamente.

Por esse motivo, uma das formas de evitar consequências graves é por meio de ações proativas. Afinal de contas, se a sua operação está gerando prejuízo e endividamento, você não esperaria até o último momento para começar a pensar em um plano de ação.

Como colocar a inovação financeira em prática?

Com a inovação, a empresa é capaz de se manter relevante e competitiva por meio de soluções simples, mas que representam avanços importantes no decorrer do tempo.

1. Elimine as barreiras burocráticas

A burocracia é um problema sério em inúmeras organizações. Embora ela seja necessária em diversos aspectos, em muitos outros ela acaba representando uma barreira para a inovação dentro das empresas.

Não se prenda a hierarquias e separação entre gestores e funcionários. A inovação deve ser vista como um bem comum. O objetivo da quebra de barreiras é abrir espaço para a comunicação interna, o engajamento e a formulação de insights sobre o andamento do negócio.

Portanto, a dica é eliminar os entraves burocráticos que já não fazem sentido para o negócio, otimizando processos e permitindo que os colaboradores se sintam mais livres para sugerir e planejar ações criativas.

2. Cultive lideranças inovadoras

Pode parecer uma declaração simples, porém verdadeiros líderes são desenvolvidos no decorrer de anos de capacitação e vivência com essa atividade. Por isso, as empresas estão em busca de profissionais que possam desempenhar essa função com perfeição.

Embora a contratação externa tenha seus méritos, não podemos deixar de lado o papel do desenvolvimento de competências internamente. Isso mesmo! Você pode começar a preparar a próxima geração de líderes do departamento de finanças hoje mesmo.

A experiência da sua equipe tem de ser capaz de valorizar aspectos mais importantes do que a gestão de prazos e o controle de orçamentos. O papel desses líderes é integrar a equipe em direção a um objetivo no qual a contribuição de todos não só é bem-vinda, mas é essencial.

3. Incentive a criatividade e o compartilhamento de ideias

Os profissionais que estão inseridos no dia a dia do negócio e conhecem os processos costumam oferecer uma grande variedade de ideias possíveis de serem implementadas e que podem representar a melhoria dos resultados do negócio.

Por isso, incentive a criatividade e o compartilhamento de ideias dos colaboradores. Você pode, inclusive, criar programas de bonificação para os funcionários que tiverem as suas sugestões acatadas pela empresa e trouxerem resultados satisfatoriamente mensuráveis.

4. Procure a opinião de terceiros

Muitas vezes, o setor financeiro não consegue enxergar soluções e mudanças para o negócio, já que os seus profissionais podem se limitar ao ambiente, atuando com vícios provocados pela rotina e pelas dificuldades da área.

Por isso, é importante buscar a opinião de profissionais parceiros, consultores, fornecedores e até mesmo clientes. Essa troca de conhecimento permite que o gestor financeiro e a sua equipe enxerguem o trabalho prestado com outra perspectiva.

O olhar de terceiros ajuda a visualizar muitas situações que, até então, eram tão atreladas à cultura organizacional que sequer eram percebidas.

5. Invista na implementação de um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um ponto-chave para a manutenção e o controle das finanças empresariais. Portanto, é necessário que a empresa conte com um bom mapeamento e com a definição clara de metas financeiras, de modo a permitir que os gestores avaliem os melhores caminhos para alcançar bons resultados.

fale com um especialista syhus

Ainda, esse estudo preparará a empresa para possíveis dificuldades que possam surgir nos próximos anos.

6. Mapeie processos e identifique deficiências

Conhecer a empresa e descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos auxilia não só a planejar o futuro, mas também a entender o presente.

Nesse contexto, uma boa dica é rever todos os processos internos, passo a passo, avaliando a viabilidade de cada um deles e a consequente decisão de mantê-los em prática.

O mapeamento de processos pode esclarecer o motivo de determinadas questões serem problemáticas e apontar quais são os melhores caminhos para a solução desses fatores adversos.

Vale lembrar que existem diversas tecnologias que auxiliam no mapeamento e acompanhamento de processos, então aprenda a utilizá-las a seu favor e, assim, economizar tempo para poder se dedicar à análise dessas informações.

No setor de finanças e contabilidade, por exemplo, esse levantamento é fundamental para a identificação de deficiências nas ações de cobrança e recebimentos, no fluxo de caixa, no pagamento de obrigações, na conciliação bancária e na apuração de tributos.

7. Evite a confusão entre contas pessoais e profissionais

Essa é uma questão já muito discutida por especialistas que prestam consultoria financeira e contábil para as empresas. Já é do conhecimento de todos que não é indicado misturar contas pessoais com despesas da empresa. No entanto, isso ainda acontece.

A dica é que você não cometa esse erro e mantenha a cultura de separar bem as contas de ordem pessoal daquelas que garantem o funcionamento da empresa. Um bom controle financeiro é necessário para promover e usufruir dos benefícios da inovação no seu negócio.

8. Saiba identificar a rentabilidade do seu negócio

Outra dica importante é a necessidade do gestor financeiro saber identificar e conhecer todas as informações sobre a rentabilidade do negócio.

Contar com esse controle permite monitorar indicadores essenciais ao negócio. Alguns exemplos são: como estão os resultados de vendas, se os vendedores estão apresentando respostas favoráveis às metas traçadas e se os clientes estão se mantendo fiéis.

Analisar constantemente é uma ação que possibilita a adoção de novas estratégias para corrigir erros e o planejamento para que a empresa alcance bons resultados.

9. Tenha controle sobre a receita da empresa

Um dos problemas mais comuns, no que diz respeito ao aspecto financeiro das empresas, é a falta de controle sobre a receita.

Nesse sentido, nossa última dica é o desenvolvimento de processos que visem manter uma administração precisa de tudo o que entra e o que sai da organização.

Conhecer a origem e o destino do dinheiro — receitas e despesas — ajuda a avaliar como está a saúde financeira da instituição e a viabilidade do negócio. Também é importante para a elaboração do planejamento estratégico, das ações de vendas e do desenvolvimento do plano de metas.

10. Valorize os investimentos em tecnologia

Quando pensamos em melhorias no departamento financeiro, uma das primeiras imagens que vêm à mente é a reformulação completa da estratégia. Mas é essencial entender que a inovação pode agir de diversas formas e não deve ser restrita por expectativas irreais.

Na realidade, muitas vezes essa mudança se manifesta com maior impacto em tarefas cotidianas. Imagine que a empresa depende de um funcionário dedicado exclusivamente à validação de notas fiscais. Se fosse feito o investimento em um sistema de gestão, seria possível automatizar essa etapa do controle financeiro.

O ganho em tempo seria imenso e liberaria o profissional para se dedicar a tarefas de caráter estratégico para o setor de finanças. Esse exemplo ajuda a compreender o papel da tecnologia e como é possível otimizar o desempenho.

Conclusão

Como você pôde ver ao longo deste post, algumas ações são importantes para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do seu negócio. A inovação está relacionada à criatividade e à nova forma de pensar em velhos processos.

Essa mudança, muitas vezes, acaba atingindo a cultura da empresa. Contudo, isso é muito importante porque ajuda a enxergar as necessidades que precisam ser revistas em razão das exigências e das transformações do próprio mercado.

O apoio de bons profissionais é essencial para quem busca inovação e crescimento focado em resultados. Uma empresa é feita de pessoas e, por isso, esteja rodeado de pessoas comprometidas e colaboradores criativos.

Por fim, a nossa mensagem é: invista em criatividade, reduza a burocracia, busque soluções técnicas e se apoie em novas ferramentas tecnológicas para conquistar melhorias no departamento financeiro. Só é possível inovar em um setor financeiro quando se está pronto para mudar e evoluir.

Nós sabemos que as rotinas do departamento financeiro são uma fonte de preocupação para muitos gestores. Então, complemente a leitura com este conteúdo especial sobre como estruturar, de forma escalável, o setor financeiro e contábil do seu negócio.

fale com um especialista syhus

Comentários