As startups têm ocupado um espaço de destaque no cenário nacional. Quando se fala em startups brasileiras, logo vem à mente a criatividade e capacidade de inovação, características muito fortes dos empreendedores que se arriscam em terras tupiniquins.

As estatísticas do IBGE apontam para um crescimento surpreendente: nos últimos seis meses, mesmo com o cenário econômico difícil, as startups cresceram 20% por aqui. Isso representa uma média de quase 40% ao ano.

Que o espírito empreendedor e a criatividade não faltam por aqui, isso já sabemos. Mas a principal dúvida quando se fala nesse modelo de negócio diz respeito às ferramentas disponíveis para inovar na prática, se destacando frente à concorrência e às inúmeras ideias brilhantes lançadas diariamente no mercado.

Neste post, você vai entender quais os fatores para o crescimento dessas empresas no Brasil, descobrir as principais ações realizadas com o objetivo de inovar e permanecer sempre à frente da concorrência e conhecer alguns cases de sucesso de startups 100% brasileiras. Confira!

Particularidades do mercado de startups

As startups são empresas que desenvolvem produtos ou oferecem serviços inovadores com um potencial de crescimento acelerado. Abaixo, listamos suas principais particularidades:

Inovação

É sem dúvida a sua principal característica e uma particularidade em relação aos demais modelos de negócio. Uma startup precisa, necessariamente, oferecer um serviço ou produto inovador.

Capacidade de crescimento acelerado

Outra característica é a capacidade de crescimento rápido e escala. Essas empresas costumam ter os seus produtos ou serviços sendo utilizados por um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo.

Alto risco

Por estar rodeada de incertezas, a sua fase inicial é cercada de imprecisões, o que acaba gerando riscos maiores do que os modelos de negócio mais tradicionais. Em contrapartida, espera-se um alto retorno também e a possibilidade de oferecer uma solução inovadora que possa ser utilizada por muitas pessoas.

Vínculo com as tendências tecnológicas

A relação e o uso direito de tecnologia é outra característica forte das startups. A tecnologia está presente não só nos processos da empresa como, em muitos casos, no próprio escopo do negócio, fazendo parte do processo de inovação que elas adotam.

Equipe alinhada

Esse modelo de negócio se destaca pela necessidade de ter uma equipe alinhada, com perfis distintos e que venham a complementar o negócio. Esse equilíbrio de capacidades entre os membros da equipe é uma característica importante para o crescimento de qualquer startup. O que tem sido visto neste mercado é uma demanda crescente por profissionais com habilidades multidisciplinares e que consigam agregar alto valor ao serviço ou produto que a startup está desenvolvendo.

Segmento de mercado

Por fim, o mercado de nicho é outro aspecto relevante quando o assunto é o sucesso de uma empresa nos moldes das startups. Como esses modelos de negócio podem ter dificuldades de competir com grandes empresas de determinados ramos, a saída para o sucesso do empreendimento é focar em um segmento de mercado pouco explorado ou com deficiências significativas, que não são resolvidas por empresas tradicionais.

Ações de inovação das startups brasileiras

O know-how do brasileiro nos quesitos inovação e adaptação às necessidades mercadológicas estão entre as principais razões para o crescimento surpreendente das startups por aqui.

As startups brasileiras têm adotado algumas ações específicas visando manter o foco na inovação e o papel de destaque no mercado. Entre essas ações, destacamos:

  • exploração dos mercados: conhecendo e aplicando estratégias focadas em diferentes tipos de economia e mercado;
  • networking constante: buscando a orientação e mentoria de empreendedores que se destacam no mercado empresarial, utilizando essas experiências como inspiração para a criação de suas próprias estratégias;
  • experiência do consumidor: elaborando produtos e serviços focados na experiência do cliente;
  • investimento forte em tecnologia;
  • investimento em talentos, especialmente na diversidade de conhecimentos e na interação constante entre profissionais com perfis variados;
  • busca por apoio técnico de empresas focadas em atendimento de startups, tais como assessorias contábeis e jurídicas especializadas no atendimento desses modelos de negócio.

Estar rodeado de profissionais e prestadores de serviços que pensam e estabelecem suas rotinas com foco nos mesmos objetivos e necessidades que as startups facilita muito os procedimentos e as práticas diárias dos empreendedores que atuam nesse negócios.

Os modelos de negócio das startups exigem o acompanhamento e parceria com profissionais que tenham a mesma linha de pensamento e ofereçam soluções ágeis e inovadoras.

Cases de sucesso

Quer conhecer algumas empresas que adotam essas dicas na prática e que estão se destacando no mercado nacional pelos serviços inovadores oferecidos? Veja alguns cases de sucesso que nós acompanhamos de perto:

Loggi

Certamente a mobilidade urbana e a logística são dois assuntos importantes e necessários para a melhora das atividades diárias de todos os brasileiros.

A Loggi é uma startup de mobilidade urbana que conecta clientes e motoboys com o objetivo de oferecer entregas expressas com eficiência.

A empresa, que surgiu em 2013 com a intenção de oferecer um serviço de logística de entregas, com apenas 4 anos de mercado já possui um faturamento de R$ 200 milhões com seu serviço de entregas expressas.

Meliuz

Eleita a startup do ano em 2016, a Meliuz é líder nacional no mercado de cashback no Brasil.

Seu principal diferencial é o modelo de negócio que disponibiliza, de forma gratuita, cupons de desconto em diversas lojas online nacionais. Além disso, a empresa oferece o serviço de devolução de parte do valor gasto nas compras diretamente na conta bancária do usuário. Um serviço inovador e totalmente diferenciado no mercado brasileiro.

Sympla

A Sympla é uma startup focada na gestão de eventos. A empresa oferece uma plataforma inteligente para venda e gestão de ingressos, por meio de soluções práticas e inteligentes para revolucionar a forma como é feito um evento.

Além de venda de ingressos, ela oferece ferramentas que permitem a administração de todas as etapas de um evento, simplificando a gestão e trazendo vantagens para todos os envolvidos nos processos: desde o promotor até os participantes.

Sem dúvida, essa startup é um exemplo de empresa que teve baixo investimento inicial e que alcançou um crescimento proporcional ao próprio negócio. Hoje, é a maior plataforma de eventos online do país.

Conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas startups é uma oportunidade de mergulhar em um mercado de inspiração e criatividade, além de ser uma maneira de compreender como é possível empreender, mesmo em um cenário econômico e político rodeado de incertezas.

Como você pode ver ao longo deste post, as startups possuem modelos de negócios diferenciados e características que as tornam únicas. Entender o funcionamento desse tipo de empresa e identificar meios de inovar dentro desse mercado são ações importantes para quem busca se destacar e crescer continuamente.

Gostou deste artigo sobre inovação nas startups brasileiras? Então compartilhe nas redes sociais e descubra o que os seus amigos pensam a respeito do tema!

Comentários