Para iniciar um empreendimento, um dos primeiros passos é a definição do local de operação da empresa. Que tarefa difícil, não é mesmo? São muitas variáveis a serem consideradas e a decisão é de extrema importância.

A localização, como sabemos, interfere tanto no sucesso do negócio como nas questões relacionadas a impostos e a benefícios fiscais. Portanto, para bater o martelo e tomar a decisão final, você precisa pesquisar muito.

No texto de hoje daremos algumas dicas que poderão ajudar você ao longo desse processo. Confira!

Pense na proximidade em relação aos seus principais clientes

É claro que não há como saber exatamente quem serão os seus clientes ao longo de toda a vida útil da empresa. Contudo, antes de começar, você precisa pensar onde estão as pessoas que a empresa pretende atingir inicialmente.

Exemplo: se o ramo de atividade que o negócio atenderá é industrial, a sua empresa deve ser instalada em um lugar com maior concentração de indústrias. Se for atender o mercado da moda, ela deve estar em lugares com maior fluxo de comércio voltado para a moda. Fez sentido?

Isso faz diferença na captação dos primeiros clientes. Eles contribuirão bastante para a consolidação da sua marca e para a visibilidade do seu negócio.

Veja a facilidade de encontrar mão de obra

Pense em um local no qual você tenha mais facilidade de encontrar pessoas capacitadas para a realização das atividades rotineiras da sua empresa.

Ter pessoas que moram por perto reduz as suas despesas, diminui o número de demissões e faz com que os profissionais tenham mais qualidade de vida e mais prazer em trabalhar — o que é ótimo para você.

Calcule o custo da cidade ou da região

Pense nas despesas que envolvem a abertura de uma empresa e a manutenção dela: aluguel, contas de energia e de água, condomínio, IPTU, etc. Considere também as despesas do dia a dia: refeições e prestação de serviços em geral.

Analisar esses fatores é importante para calcular o custo-benefício de abrir a empresa em um determinado local. Quanto mais cara for a região, mais investimentos serão necessários para manter o negócio em funcionamento, para manter os funcionários e para se manter no local.

Analise a qualidade de vida no local

Empreender é um grande desafio e você precisa estar preparado para vestir a camisa e encarar o trabalho com tudo. Então, estar em um local que permite que você tenha qualidade de vida faz toda a diferença.

Veja opções de entretenimento, locais para atividades físicas, restaurantes, facilidades para se locomover e manter contato com a família e os amigos. Você passará muito tempo no trabalho, então todos os detalhes farão diferença. Não se esqueça: quanto melhor você estiver, melhor seu negócio estará!

Pesquise os incentivos e os benefícios fiscais

Estude a legislação tributária federal, estadual e municipal e descubra como funcionam os incentivos fiscais dentro do seu ramo de atividade. Analise também os benefícios, as isenções e as possibilidades de compensação de crédito.

Pensar nisso é essencial. Então, se for o caso, contrate um contador ou um advogado para prestar o auxílio técnico necessário para que você tome a decisão correta. Como a tributação brasileira é muito alta, essas medidas contribuirão bastante para a redução da carga tributária e, consequentemente, para a saúde financeira do seu negócio.

Considere o acesso aos fundos de investimento

Não deixe de levar esse fator em consideração. Estar próximo aos seus potenciais investidores e parceiros faz muita diferença na hora de angariar recursos para novas ações. A proximidade faz com que eles mantenham o olhar no seu negócio e tenham mais segurança na hora de colocar o dinheiro para girar.

Fique próximo de pessoas com objetivos semelhantes

Instalar sua empresa em local próximo ao de outras do mesmo ramo facilita a sua entrada no mercado e permite que você acompanhe melhor o trabalho dos seus concorrentes.

Isso fará com que você veja os seus erros e acertos — essa é uma ótima oportunidade para analisar o mercado, aprender com isso e estabelecer diferenciais. Além disso, a proximidade permitirá que encontre os grandes talentos que, eventualmente, poderão se transformar em grandes parceiros.

Considere a possibilidade de operar em diferentes mercados

Você sabia que é possível operar em diferentes mercados, inclusive internacionais? Pois é! A vantagem de fazer isso é que você não corre riscos de ruir completamente em momentos de crise local. Sem contar que terá chances de se posicionar melhor no mercado e alcançar mais investidores e mais pessoas interessadas no seu produto.

O que você precisa para ter todo esse sucesso? Uma ideia inovadora, que traga facilidades e benefícios para as pessoas. Como exemplo podemos citar a Pipefy, startup do brasileiro Alessio Alonso, que desenvolveu um software para facilitar o gerenciamento de processos, de informações e do estoque de pequenas e médias empresas.

Sabe aquele acúmulo de papel e aqueles arquivos intermináveis? Eles deixaram de existir! Em menos de dois anos, a plataforma é usada por mais de seis mil empresas, sendo que apenas 30% delas são brasileiras.

O sucesso está na inovação do software que ele criou, mas também nos benefícios constantes que ele oferece ao empresário: custo baixo para manutenção e utilização, prazo de teste para que a pessoa conheça as vantagens e facilidade de customização para que o layout esteja de acordo com as necessidades de cada empresa.

Para investir em projetos assim é preciso coragem e muito empenho — no entanto, tudo isso certamente valerá a pena. Ver o seu trabalho reconhecido no mundo inteiro e apresentado no mercado como inovador, diferenciado e extremamente útil é a prova de que todo o seu esforço foi recompensado.

Portanto, já comece com grandes sonhos e planeje o futuro desde o primeiro dia. Ter grandes objetivos é o requisito essencial para alcançar grandes coisas! Caso consiga levar em conta tudo isso que listamos, você conseguirá decidir com mais segurança o ponto de operação da empresa e iniciar as suas atividades com maiores possibilidades de sucesso.

Este post foi útil para você? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e faça com que essas informações cheguem até os seus amigos empreendedores!

Comentários