Usar ferramentas digitais é a melhor forma de otimizar resultados e definir estratégias para uma boa performance. Isso porque elas permitem analisar os dados e chegar à conclusão de ações para alavancar o negócio a partir da análise Growth Hacking.

Para ajudar as empresas a fazerem a escolha certa de ferramentas, a Rock Content e Resultados Digitais desenvolveram a Tech Trends, uma pesquisa realizada para identificar quais são as ferramentas digitais que estão sendo mais usadas pelas agências de vários lugares do Brasil.

A terceira edição da Tech Trends, em 2018, foi realizada com 428 agências de vários tipos. A maioria, 98,8% delas, usuárias de ferramentas de Marketing Digital. As entrevistas foram realizadas entre 28 de fevereiro e 21 de março.

A pesquisa dividiu as ferramentas por categorias. Sendo elas: marketing digital; vendas; comunicação e help desk; enterprise resource planning (ERP); business intelligence (BI); gestão de projetos para desenvolvedores e colaboração e suítes de produtividade.

Quer saber quais foram as principais ferramentas digitais citadas pelas agências? Então leia esse conteúdo! Relacionamos as principais para você ficar por dentro!

1. Ferramenta de automação de marketing

Automação de marketing significa automatizar o envio de e-mails para os seus leads. Esse conceito permite melhorar o relacionamento com o cliente a partir da criação de fluxos automáticos de envio de e-mail. Para isso, basta configurá-los para cada etapa e perfil de lead. A plataforma RD Station foi apontada como a mais utilizada porque possui recursos avançados para essa gestão.

Com essa ferramenta é possível segmentar leads manual e automaticamente.Também contém gráficos relevantes sobre tráfego, geração de leads, conversões etc. Essas funcionalidades fazem com que você consiga trabalhar a comunicação de forma bem direcionada e assertiva, aumentando suas conversões.

2. Ferramenta de e-mail marketing

A plataforma Mail Chimp foi a mais adotada pelas agências, segundo a pesquisa. Se a ideia é não automatizar, as empresas costumam utilizar essa ferramenta. Com bons recursos, como os testes AB para os assuntos de e-mail, agendamento para envio e estatísticas precisas, ela é uma boa opção para disparos esporádicos.

A ferramenta é muito útil para o envio de campanhas avulsas. As comunicações que são genéricas e não devem respeitar uma segmentação específica, podem ser feitas por esse meio. Um jeito mais rápido e prático de se comunicar com seus leads.

3. Ferramenta de produção de conteúdo

A plataforma da Rock Content foi apontada como a mais utilizada para a produção de conteúdos. Ela lidera o mercado nesse segmento há três anos e, nesta última pesquisa, constatou-se que foi adotada por 64,2% das agências. É um recurso usado para a produção de conteúdo em volume e com qualidade, alimentando o blog e melhorando o tráfego e as conversões de leads.

Por meio dela é possível desenvolver todo o planejamento e produção de conteúdo para o blog da sua empresa. Você contrata, elabora um planejamento com os analistas voltados para o seu projeto e, a partir de então, a gestão do blog e produção de e-books ficam por conta da Rock.

Ideal para quem não deseja contratar uma equipe para fazer esse trabalho ou não tem disponibilidade de tempo para exercer a função. Basta analisar cada pauta e conteúdo proposto para certificar-se de que os conteúdos estão bem feitos e personalizados para a sua persona.

4. Ferramenta para gestão de conteúdo

Esse tipo de ferramenta serve para publicar e editar conteúdos durante ou após a publicação. De todas as agências pesquisadas, 76,9% usam esse recurso. Na maioria das vezes, faz parte da gestão do próprio site.

Desse total, 87,2% utiliza o WordPress porque é uma ferramenta robusta de desenvolvimento que possui recursos muito úteis. Podemos citar a identificação de links quebrados e erros internos nas páginas, por exemplo.

Além disso, permite a instalação de plug-ins que podem auxiliar na análise de rankeamento das páginas e de SEO, flexibiliza a interação de clientes e facilita o compartilhamento do seu conteúdo. Essa ferramenta também ajuda a solucionar problemas no site, como melhorar o tempo de carregamento, otimizar imagens etc.

5. Ferramenta para construção de Landing Pages

63,3% das agências usam ferramentas para a construção de landing pages. Dessas, 49,5% apontaram o uso da plataforma RD Station para essa finalidade. Esse recurso também se demonstra eficaz para a construção e análise do sucesso das landings.

Na plataforma você já encontra modelos prontos de landing page. A customização é bem simples e você não perde tempo e dinheiro com o desenvolvimento ou produção de layouts por um designer, por exemplo. Basta criar e inserir o link nas suas páginas ou e-mails marketing.

6. Ferramenta para análise de resultados

É necessário analisarmos os resultados de cada ação tomada. Por esse motivo, a maioria das agências (94,6%) utiliza uma ferramenta com este propósito. Dessa grande fatia, 97,8% analisa os dados via Google Analytics. Excelente para a checagem de campanhas no site, configuração de testes AB nas páginas e diversas outras análises bem amplas, com CRO e otimização on page.

Com o Google Analytcs, você consegue ter uma visão ampla de como está o desempenho do seu site e identificar melhorias significativas. A ferramenta reúne várias funcionalidades e você conseguirá, facilmente, fazer a gestão do marketing digital baseando-se nas informações disponíveis.

7. Ferramenta de SEO

É imprescindível analisar os resultados de Search Engine Optimization (SEO) de qualquer site. Então, as ferramentas de SEO são extremamente necessárias. Elas ajudam a verificar como está o posicionamento do site, por exemplo, no resultado de buscas no Google, Bing ou outros.

79% das agências pesquisadas usam esse tipo de recurso e 64,2% usam a Google Search Console para essa finalidade.

Essa ferramenta pode ser facilmente acessada pelo Google Analytics. Logo, você consegue fazer a gestão do desempenho do site e do SEO com poucos cliques e em menos tempo, de forma prática, ágil e efetiva.

Vale salientar que a Tech Trends permite mais de uma marcação em cada pergunta. Então, certamente, algumas das agências chegam a usar as duas ferramentas, ou até mais, para garantir os melhores resultados.

8. Ferramenta de CRM

Usada para organizar registros de interação com o cliente, esse é um tipo de ferramenta bastante utilizada. O Customer Relationship Manager ou gerenciador de relacionamento com o cliente (CRM) serve para consolidar as interações, analisar e produzir as melhores abordagens. Contribui para prospecção e fidelização dos clientes, o Customer Success.

Nele estarão consolidados os dados de cada cliente. Desde a sua primeira conversão em lead até a compra e pendências de pós-vendas. Por meio dessas informações, será possível identificar o perfil e orientar melhor os vendedores sobre as abordagens ideais para cada situação.

Dentre as agências entrevistadas, 45,3% delas utilizam esse tipo de ferramenta para gestão. A mais usada entre elas é o Pipedrive, representando 31,4%. Em segundo lugar, as agências costumam usar ferramenta própria e, em terceiro, com 16% de representatividade, a Hubspot CRM.

Gostou de conhecer as melhores ferramentas digitais para a gestão de resultados na área de marketing?

Agora que você entendeu como elas colaboram na tomada de decisões e na análise de resultados da estratégia da sua empresa, melhorar a performance e inovando processos já parece algo palpável, não é?

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