O marketing digital é um tema em alta hoje em dia. Todos os setores da economia utilizam os seus princípios para fechar mais contratos, ganhar notoriedade no mercado e garantir o crescimento estruturado da empresa. Contudo, é preciso ficar atento para acompanhar os desejos dos clientes e manter-se em constante evolução.

Como existem inúmeros tipos de marketing, muitos profissionais confundem as suas características e objetivos — e não poderia ser diferente com o account based marketing.

Nessas horas, uma boa estratégia pode ser aplicada em uma situação errada, desperdiçando oportunidades para crescer. De nada adianta, por exemplo, fazer uma campanha criativa de email marketing se ela não atende às expectativas dos clientes que você deseja alcançar.

Por esses motivos, o account based marketing vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, principalmente aquelas que trabalham com tecnologia. Então, este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Confira a seguir.

O que é o account based marketing?

Em uma tradução literal do inglês, o termo significa: marketing baseado em contas. Apesar de ter um conceito simples, o seu entendimento deve ser aprofundado e detalhado.

Diferentemente das outras estratégias, o account based marketing se concentra em clientes específicos. Em outras palavras, ele se diferencia da geração de leads, por exemplo, ao criar conteúdos exclusivos para um consumidor, e não conceber uma lista generalizada.

Dessa forma, é possível identificar potenciais clientes e tomar decisões mais precisas, já que você foca todos os seus esforços para criar mensagens atrativas para um público menor.

Quais são os seus benefícios?

Aumentar o número de vendas

Provavelmente, você já entrou em algum site, como a Amazon, e comprou mais do que planejava, não é mesmo? Essas empresas recomendam produtos de acordo com o histórico do seu navegador.

A partir dessas informações, elas compreendem os seus gostos e indicam mercadorias semelhantes àquelas que você está comprando. Tudo isso acontece graças ao account based marketing. Essa metodologia analisa os desejos e os objetivos dos compradores, a fim de criar uma campanha personalizada.

Reduzir desperdícios

Toda decisão errada gera consequência no orçamento da empresa. Além disso, o sucesso de uma estratégia depende em parte da quantidade de recursos que podem ser destinados a ela. Por esses motivos, é essencial ser mais preciso em suas campanhas, tornando-as mais específicas e diretas.

O account based marketing minimiza as chances de perda, aumenta a produtividade e otimiza os investimentos porque é um marketing singularizado, ou seja, mais eficiente.

Melhorar o alinhamento entre vendas e marketing

Uma empresa de sucesso é formada por vários departamentos, não é mesmo? Todos devem trabalhar em conjunto, sob os mesmos objetivos. Quando alguns funcionários não estão alinhados, as chances de fracasso são grandes.

Nessas horas, o account based marketing ajuda a otimizar o pensamento da equipe, unificando as visões do marketing e do setor de vendas. Ao adotar essa estratégia, você passa a enxergar os clientes como um vendedor, a fim de atraí-los e convencê-los a fechar negócio.

Mensurar com facilidade

O account based marketing trata cada conta separadamente. Com isso você diminui a variedade de métricas e dados a serem analisados e consegue entender o contexto de cada um deles com facilidade. Assim sendo, o desempenho da campanha pode ser otimizado.

Aumentar o engajamento

Quem tem clientes mais engajados consegue vender mais e obter resultados surpreendentes. Conteúdos de qualidade mostram que a sua empresa está empenhada em fornecer informações relevantes e atrativas para o público.

Lembre-se de que essa questão ajuda a melhorar o posicionamento de sua marca e aumenta o número de indicações também.

Como colocá-lo em prática?

Um estudo da Demandbase mostra que 70% das gestões de B2B têm profissionais dedicados a esse tipo de estratégia. Portanto, você não pode mais perder oportunidades: veja, a seguir, algumas dicas para aplicar o account based marketing em seu negócio.

Escolha as contas de alto valor

Muitas empresas estão acostumadas a buscar vários clientes ao mesmo tempo, entretanto, o account based marketing exige uma postura diferente: é necessário encontrar as contas que agregam mais valor ao seu negócio. Saiba que a integração entre marketing e vendas deve começar nessa etapa também.

Entenda o funcionamento de cada uma delas

Antes de produzir qualquer material, você deve mapear as funções e compreender como esse cliente se posiciona no mercado. Foque as suas prioridades em:

  • entender mais sobre as dores;
  • descobrir quem são os tomadores de decisões;
  • aprofundar-se no funcionamento geral da companhia.

Faça conteúdos exclusivos

A partir desse momento, você tem todas as informações necessárias para criar uma campanha totalmente personalizada. Faça de tudo para elaborar materiais focados nas necessidades do negócio e nas características do mercado de atuação da conta.

Determine os melhores canais de comunicação também. O sucesso de sua estratégia depende da forma como você se relaciona com o cliente. Apenas tenha cuidado para não saturá-lo com conteúdos em excesso.

Analise resultados

Analisar números e métricas é uma atividade rotineira de qualquer profissional hoje em dia. Quem toma essa atitude consegue enxergar gargalos e outros erros em suas estratégias gerenciais e de account based marketing também.

Por isso, não deixe essa etapa de lado e mantenha-se antenado com as respostas e os resultados recebidos. Eles estão diretamente relacionados ao seu desempenho.

Ao ler este post, você entendeu um pouco mais sobre o que é o account based marketing e qual é a sua aplicação no mercado. As empresas utilizam essa metodologia, melhorando os investimentos em campanhas e atraindo clientes com maior potencial no mercado.

Os resultados obtidos por essa estratégia não se apresentam do dia para a noite. É necessário conhecer muito bem o comportamento das pessoas que tomam decisões para criar algo atrativo. Além de tudo, é importante acompanhar métricas e entender melhor o relacionado de sua empresa com os possíveis clientes.

Saiba que o account based marketing é apenas mais uma forma para expandir o seu negócio e fechar mais contratos. Ele sozinho não é capaz de garantir o sucesso, portanto, saiba equilibrá-lo com todas as outras estratégias de marketing também.

Agora, siga a nossa rede social e fique por dentro das novidades do mercado de tecnologia e gestão empresarial: estamos no Facebook!

Comentários