A tecnologia tem impactado empresas de diferentes setores do mercado, mesmo as mais tradicionais. Basta comparar a atual forma de atuação das organizações com o que acontecia até 10 ou 20 anos atrás. Quando pensamos nas companhias mais modernas, é preciso cuidado, uma vez que elas também costumam contar com serviços de terceiros, como na contabilidade.

Esse impacto exige uma compreensão e uma adequação. Questões como limitações legais e licenças, por exemplo, se não forem devidamente compreendidas, podem representar um entrave para o desenvolvimento de bons negócios.

Foi pensando nesse tema que desenvolvemos este artigo. Acompanhe e entenda mais sobre a importância de trabalhar com um escritório contábil especializado em tecnologia.

A importância da boa contabilidade

Independentemente da área de atuação da empresa, é preciso que ela proceda de maneira segura em relação a suas obrigações para que, assim, evite problemas legais.

Um escritório de contabilidade oferece soluções como o planejamento tributário, que permite uma significativa redução de gastos e melhor administração financeira, fundamental para que a organização consiga aumentar sua taxa de lucro. Isso sem citar a proteção em relação às armadilhas que tanto afetam o empreendedor brasileiro, como a alta carga tributária.

Em relação a esse tema, é preciso que se faça um alerta: o Brasil é um dos países onde mais se paga impostos no mundo, o que costuma dificultar a ação dos empreendedores. Consequentemente, ter uma estratégia para lidar com isso, considerando as características do seu negócio e a legalidade, é imprescindível para garantir o futuro do empreendimento.

Em resumo, com um serviço contábil, o empreendedor investe em segurança para o seu negócio e ainda pode contar com o auxílio profissional de especialistas no setor em que atuam.

Por que contar com um serviço específico

Entender a natureza do seu negócio pode ser o grande diferencial de um serviço contábil. Pense que a área em que a sua empresa atua apresenta uma demanda específica, não somente em relação a aspectos da atividade em si, mas também em relação a questões legais, como o conjunto de leis que regulam os processos, as possibilidades de benefícios concedidos pelo poder público, entre outros elementos.

Isso significa que, tendo ao seu lado uma equipe especializada no ramo em questão, você não somente consegue se organizar melhor em função das obrigações, como também pode se beneficiar de oportunidades específicas.

A realidade é que a contabilidade deve ser compreendida como um importante investimento feito pela empresa. Sendo assim, entender como fazer esse investimento do jeito certo é fundamental para garantir o sucesso do negócio. É por isso que você deve considerar uma solução específica para a sua atividade profissional, como um escritório contábil especializado em tecnologia.

As exigências dos novos modelos de negócio

Vale destacar que novos modelos de negócio apresentam características próprias, que costumam exigir bastante dos profissionais envolvidos. As startups, por exemplo, podem apresentar alto grau de informalidade, além de serem bastante escaláveis. Na prática, isso significa que têm grande potencial para atingir resultados expressivos em menos tempo do que as outras empresas. Uma contabilidade focada nesse tipo de perfil empresarial pode simplificar ações e facilitar o progresso.

Do ponto de vista estratégico, um profissional especializado ajuda a identificar melhores oportunidades de negócio, além de auxiliar na criação de estratégias visando um melhor desempenho e subsidiando o processo de tomada de decisão a partir relatórios financeiros e contábeis.

Pense no caso de empresas que recebem aportes do exterior. Como seus investimentos envolvem países diferentes, elas exigem maior controle das ações, de modo que as diferentes leis de cada país sejam respeitadas. Nessa lógica, nada melhor do que contar com especialistas para lidar com a questão.

Diferenças em relação a escritórios não especializados

Alguns pontos precisam ser compreendidos para que você entenda o quão grande é a importância de contar com um escritório contábil especializado em tecnologia. O primeiro tem a ver com a legislação. Escritórios tidos como generalistas precisam ter um domínio geral dos diferentes segmentos existentes no mercado, o que dificilmente permite que os profissionais se aprofundem em uma área específica. Já os especializados em tecnologia têm foco nas atividades e exigências do setor em que atuam.

Outro ponto importante está na agilidade dos processos. Escritórios gerais tendem a levar mais tempo do que os especializados na realização de pesquisas para embasar suas atividades. Isso ocorre porque os profissionais precisam primeiro se familiarizar com a realidade do cliente para depois encontrar a solução ideal.

Por tudo isso, a incidência de erro tende a ser maior nos escritórios generalistas do que nos especializados.

Riscos de contar com uma contabilidade não especializada

Tenha em mente que a contabilidade é um investimento capaz de proteger a sua empresa. Quando não se trabalha com o profissional mais qualificado para determinada ação, existem riscos que vão desde os erros nas declarações fiscais até o desconhecimento de recursos que podem auxiliar na tomada de decisão pelos gestores. Assim, a empresa tende a ter maiores dificuldades na busca por resultados.

Além disso, é preciso considerar a natureza inovadora do negócio. Quando o serviço de contabilidade não consegue se adequar a essa realidade, podem surgir erros graves, como a escolha incorreta do regime tributário, gerando custos excessivos e desnecessários para a empresa e problemas capazes de tornarem inviáveis os investimentos.

Benefícios de contar com um escritório contábil especializado em tecnologia

Na prática, o serviço especializado de contabilidade elimina boa parte das suas dores de cabeça. Quando a empresa conta com profissionais capacitados para atuar com tecnologia, ela passa a dispor de uma consultoria formada por quem tem visão ampla a respeito do segmento, experiência no trabalho com outras empresas que atuam no mesmo setor e a segurança de estar em dia não somente com as mudanças do setor de tecnologia, mas também com as novas tendências do mercado.

Isso significa que, para o gestor, será possível direcionar a atuação com maior tranquilidade, sabendo que terá como se manter atualizado em relação às transformações constantes que envolvem a área e em conformidade com as leis que regem seu negócio.

Entender a contabilidade como um recurso útil para o crescimento da sua empresa é um primeiro passo importante em direção ao sucesso. Entretanto, é preciso que todo o investimento seja feito da maneira adequada, ou seja, em função das reais necessidades do empreendimento. Quando isso acontece, aumentam as chances de prosperidade para você e sua empresa.

Ficou interessado nas soluções de um escritório contábil especializado em tecnologia? Então, não deixe de entrar em contato conosco para saber como podemos ajudar a sua empresa.

Comentários