Cada vez mais a tecnologia tem feito parte do dia a dia de empreendedores, beneficiando e automatizando processos e rotinas. Afinal, poucos anos atrás ninguém imaginava fazer sua contabilidade online, não é mesmo?

Atualmente, essa realidade é bem diferente, com a expansão da tecnologia, muitas áreas tiveram que se readequar para ter espaço no mundo globalizado que vivemos hoje. Com isso, embora a contabilidade tradicional ainda seja fortemente encontrada na rotina de diversas empresas, a prática online tem ganhado espaço em novos modelos de negócios, como é o caso das empresas de tecnologia.

Mas afinal, você sabe a diferença entre contabilidade online e tradicional? Neste artigo, vamos explicar as vantagens e desvantagens entre os dois modelos de contabilidade, além de mostrar qual é o formato contábil mais indicado para o seu empreendimento. Acompanhe!

Contabilidade tradicional

Quando falamos de contabilidade tradicional, logo nos vem à cabeça uma área que envolve muito papel, ou seja, arquivos físicos, processos antigos e gestão da informação de maneira arcaica, com uso quase que restrito de tecnologia.

Esse modelo contábil ainda é adotado por empresas com um viés tradicional, que acreditam que a responsabilidade de processos burocráticos ainda precisa seguir na contramão da tecnologia e ter um processo humanizado, o que, na prática, acaba sendo uma gestão ultrapassada.

Com esse pensamento em mente, manter um profissional alocado em seu negócio para analisar balanços, fazer cálculos, registros e controle de investimento, ainda é visto como um benefício para empresas que não possuem uma visão inovadora do mercado.

No entanto, uma das principais desvantagens da contabilidade tradicional é justamente seu formato ultrapassado, quando o dinamismo das novas tecnologias necessita de agilidade principalmente com relação ao grande volume de dados contábeis que as startups precisam movimentar atualmente.

Além do mais, grande parte dos documentos e processos de qualquer empresa, hoje, precisam ser digitalizados para o armazenamento de dados de maneira ágil e segura.

Podemos dizer que esse dinamismo é um dos grandes diferenciais da contabilidade online que você verá a seguir.

Contabilidade online

A cada dia, a contabilidade online tem ganhado novas empresas adeptas, não só devido à praticidade e comodidade que essa alternativa oferece para seus usuários, mas principalmente pela economia e dinamismo desse modelo contábil.

Uma das principais vantagens da contabilidade online é que todo o processo é muito prático, desde a contratação, que normalmente é feita por plataformas self- service, até a alimentação dos dados, que normalmente é realizada por quem, de fato, faz a gestão contábil da empresa. Dependendo do tamanho da operação, costuma ser o próprio empreendedor.

É bem verdade que a mudança de padrão da contabilidade tradicional para a contabilidade digital vai exigir tempo e muita atenção e essa é uma das principais desvantagens desse modelo.

No entanto, esse empecilho torna-se pequeno quando falamos de empresas de tecnologia que precisam de agilidade em seus processos, pois na maioria das vezes, a contabilidade tradicional não consegue acompanhar o desenvolvimento e o ritmo dinâmico de uma startup, o que faz com que essas empresas já iniciem seu negócio buscando por contabilidade digital.

Mas você sabe por que sua startup precisa de uma contabilidade que atenda as necessidades dela?

Contabilidade para startup

Antes de mais nada, você precisa entender que uma startup é diferente de uma empresa tradicional e, portanto, possui demandas específicas principalmente no que tange à contabilidade.

Startup é um negócio que acaba de se lançar ao mercado, muitas vezes ainda sem uma estabilidade financeira, mas que busca proporcionar inovação que agregue valor em determinados segmentos e que seja escalável em longo prazo.

Outra característica conhecida das startups é ser um modelo enxuto, ou seja, com pouquíssimos colaboradores, mas com muitas demandas. Esse perfil exige que novas ferramentas de tecnologia sejam incorporadas ao negócio para ajudar a dar conta do dinamismo e das atividades necessárias.

Com isso, dificilmente você encontrará uma startup que possui um contador presencial, até mesmo porque esses empreendedores buscam fomentar o mercado de inovação e, portanto, é muito comum ver empresas de tecnologia optando pela contabilidade especializada.

Contabilidade especializada

Como mencionamos, a contabilidade especializada é ainda mais focada em um nicho de mercado e, portanto, consegue ser muito mais eficiente com relação às necessidades do empreendedor de uma startup.

Na contabilidade especializada, além de usar a tecnologia e trabalhar com outras formas de comunicação e relacionamento além das tradicionais, a relação costuma ser de parceria com a empresa atendida.

Nesses casos, é muito comum que a empresa contábil estabeleça uma relação consultiva, como se fosse uma extensão da startup atendida, acompanhando desde o processo de estruturação até o crescimento da empresa. Por esse motivo, a contabilidade especializada é o formato mais indicado para as startups que visam chegar ao modelo escalável de forma sustentável.

No entanto, para uma startup em situação muito inicial, ou seja, que possui um MVP (Produto Mínimo Viável) que ainda está no processo de validação e/ou está analisando o mercado, a contabilidade online já atenderia às demandas iniciais e, somente com o tempo e a ascensão do empreendimento, seria preciso adotar a contabilidade especializada.

Qual é o tipo de contabilidade ideal para o meu negócio?

É importante saber que não existe o certo ou o errado para a contabilidade de uma startup, mas é preciso avaliar três características antes de entender o que funciona melhor para a sua empresa e para cenário em que ela está inserida. Considere:

Perfil do empreendedor

Quanto mais tradicional for o empreendedor (gostar e precisa de reuniões presenciais, por exemplo), mais sentido faz trabalhar com a contabilidade tradicional. Já o empreendedor que valoriza a contabilidade consultiva precisa adotar a especializada.

E para o empreendedor que prefere uma relação de independência, automação e uso intenso das tecnologias, faz mais sentido optar pela contabilidade online.

Momento da empresa

Conforme a empresa vai crescendo e mudando a complexidade do negócio, fica mais difícil usar apenas as plataformas self-service e começa a demanda por uma contabilidade mais consultiva. Até porque, mudam-se os regimes tributários e a complexidade tributária da empresa, e portanto é necessário um trabalho mais em conjunto com o contador.

Isso se aproxima da contabilidade tradicional, que tem como característica a proximidade e o contato constantes com o contador do seu bairro ou sua cidade.

Modelo de negócio

O modelo do seu empreendimento também vai contar muito na hora de definir qual é o formato de contabilidade ideal para o seu negócio.

Se você possui uma empresa de marketplace, de mercado financeiro, ou até mesmo meio ou processamento de pagamento, deve optar pela contabilidade consultiva.

No entanto, startups que recebem investimentos têm necessidade de gerar relatórios e reporting diretos (prestação de contas) aos investidores. Com isso, a contabilidade online, bem como como a tradicional não conseguiriam atender a essa demanda. Portanto, nesse modelo de empreendimento deve optar-se pela contabilidade especializada.

Quanto mais longe for a realidade da contabilidade em relação ao estilo e modelo de negócio, mais difícil fica a gestão contábil e menores são as chances de ser eficiente.

A contabilidade tradicional não entende que o modelo de negócio de uma startup é bastante acelerado e que, se esse dinamismo não for acompanhado pelo parceiro contábil, a startup pode dar prejuízo por até 8 anos seguidos com rodadas de investimentos.

Além disso, a contabilidade tradicional tem um modo de operação burocrático e deixa a desejar no que diz respeito à integração de informações e à velocidade dos processos, tudo o que uma empresa de tecnologia precisa para dar vazão à sua estratégia.

E você, já encontrou o modelo de contabilidade ideal para o seu empreendimento? Assine nossa newsletter e receba conteúdos especializados sobre empresas de tecnologia!

Comentários