Controladoria, como o próprio nome propõe, é uma atividade de controle e que no mundo empresarial, atua nas áreas de gestão de risco, recursos humanos, administrativa e de contabilidade, ou seja, no processo da organização como um todo. Desta forma, a controladoria contábil é voltada às atividades contábeis, administrativas e de finanças da empresa.

A Controladoria está diretamente ligada a missão, visão e valores da empresa e é uma ferramenta imprescindível para garantir e assegurar que as estratégias da organização sejam cumpridas. A controladoria é uma ferramenta  que auxilia aos gestores e administradores nas tomadas de decisão, mas não é só isso, através dela torna-se possível planejar e controlar as atividades da organização envolvendo os demais membros que participam do processo da empresa, criando assim um maior senso de responsabilidade em todos, simetria de objetivos e garantindo assim a continuidade da empresa. Mas como isso é possível?  Ficou interessado? Acompanhe nosso artigo, descubra mais sobre esse processo e veja como pode ser vantajoso para o seu negócio.

O que é a controladoria contábil

É fato que uma organização precisa ser controlada, e isso é fundamental para a sua sobrevivência. É nesse cenário que a controladoria torna-se indispensável, pois através dela , que a organização investiga se o processo está sendo conduzido de maneira a atingir os objetivos da empresa,ou seja, esse controle gerencial, fundamenta as tomadas de decisão.

A controladoria contábil refere-se às atividades de  contabilidade, bem como a dimensão financeira da empresa e além disso contribui com o “gerir pessoas”, já que também pode ser utilizada no engajamento da equipe, influenciando positivamente a mesma a buscar um mesmo objetivo.

A união desse processo com a avaliação de desempenho dos colaboradores, controle das finanças e as auditorias para avaliar o desempenho do negócio resultam na controladoria contábil, uma importante ferramenta para embasar o planejamento e orçamento da empresa além de contribuir para que o desenvolvimento financeiro seja acompanhado corretamente.

Como ela funciona

Na prática, a controladoria contábil se desenvolve a partir de padrões de qualidade previamente estabelecidos pela empresa, considerando o seu orçamento. Como a metodologia é baseada em processos de controle, o apoio dos colaboradores é fundamental, já que é necessário acessar dados que fazem parte do dia a dia dos departamentos responsáveis pelas questões contábeis.

O processo tem início com a estruturação das operações contábeis, financeiras e demais áreas de apoio. Depois, é preciso analisar o custo da contabilidade, formação do preço de venda de produtos ou serviços. Por fim, chega o momento de cuidar do orçamento empresarial, fluxo de caixa, análise de desempenho, controle de custos e despesas, entre outras atividades relacionadas.

Todas essas variáveis permitem que a controladoria defina os padrões de controle e projete resultados sempre mantendo o foco nos objetivos da organização e eliminando os riscos. Esses procedimentos permitem que sejam visualizados desvios e desperdícios, concedendo à empresa pleno entendimento sobre os seus processos.

Quais as principais atividades realizadas

Como o papel da controladoria contábil é zelar pelo bom desempenho da empresa, o desenvolvimento de sistemas e metodologias para o gerenciamento do negócio é uma das atividades fundamentais desse processo.

Essas metodologias devem aperfeiçoar o desempenho das empresas, de modo que as informações fornecidas possam contribuir com os processos de tomada de decisão. Sendo assim, para implementá-la, é necessário:

  • ter um departamento responsável pela atividade ou contratar uma empresa de contabilidade terceirizada;
  • realizar uma análise de todo o negócio e os sistemas de controle já utilizados ou que podem ser implementados;
  • avaliar a estrutura da empresa por meio de análise das áreas de produção, financeira, comercial e administrativa;
  • identificar os processos operacionais, produtos e serviços;
  • analisar a rentabilidade do negócio.

Todas essas informações resultam em um diagnóstico preliminar, que será utilizado para estruturar o sistema contábil mais adequado ao negócio. Esse sistema deve ser capaz de gerar relatórios, elaborar plano de contas fiscal e analisar orçamentos. Perceba que a escolha do profissional é fundamental para que a controladoria seja um sucesso e possa trazer resultados efetivos.

Qual a importância e vantagens

Como você pôde perceber ao longo deste material, a controladoria contábil é fundamental para as empresas que agem com cautela quando o assunto é tomar decisões. Isso faz com que essa ferramenta seja indispensável, garantindo visão estratégica e agilidade para esses processos.

Esse posicionamento é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio em um mercado tão competitivo. Uma empresa que tem os processos estruturados por meio da controladoria tem mais chances de captar investimentos, já que ela promove ao investidor mais segurança na aplicação do seu dinheiro.

Em suma, como o trabalho de controladoria visa contribuir para a gestão do negócio, ela promove vários benefícios que não podem ser resumidos à captação de investimentos e segurança nos processos de tomada de decisão. Veja alguns dos benefícios:

  • maior controle sobre o planejamento orçamentário;
  • redução de custos;
  • ampla visão sobre o mercado externo;
  • estratégias comerciais válidas;
  • informações válidas para que a empresa dê o próximo passo com segurança.

O que avaliar na hora de escolher a prestadora de serviço ideal

Não há como negar que uma controladoria mal feita pode trazer danos irreversíveis a administração da empresa: dinheiro, bens ou investidores podem ser perdidos se as informações não forem bem interpretadas ou colhidas por meio de fontes seguras. O ideal é que o empreendedor escolha um serviço de controladoria em que os profissionais tenham formação em Contabilidade, experiência na função e conhecimento no segmento que a empresa atua no mercado.

Se você é dono de um negócio na área de tecnologia, a Syhus pode ser a alternativa perfeita para realizar a controladoria do seu empreendimento. O escritório de contabilidade é especializado em atender startups e empresas de tecnologia, prestando serviços na área contábil, tributária e financeira, como:

  • abertura de empresas;
  • preparação para investimentos;
  • contratos de vesting;
  • mapeamento de benefícios fiscais;
  • gestão de folha de pagamento;
  • planejamento, gestão e adequação tributária;
  • processo de gestão contábil e controladoria;
  • planejamento, revisão e gestão financeira.

Além da qualidade do serviço oferecido, o atendimento e relacionamento com cliente merecem ser destacados. A equipe, altamente capacitada para realizar os serviços contábeis com excelência, mantém os processos em nuvem para que a comunicação seja de máxima eficiência.

A controladoria contábil contribui pode contribuir para o progresso da sua empresa, mantendo a casa organizada e trazendo equilíbrio a atuação de maneira geral. Invista nesse processo, controle seus custos, tome decisões com segurança e atraia novos investidores.

Entre em contato com a Syhus e descubra como a nossa experiência pode ajudá-lo a conquistar esses resultados. Esperamos por você.

Comentários