Todos os anos, percebemos centenas de negócios fechando suas portas pelos mais diversos motivos. Em muitos casos, a falta de organização financeira, derivada de expectativas irreais sobre a lucratividade do negócio, é a principal causa. Nesse sentido, conhecer a importância da contabilidade pode salvar o empreendimento da falência.

A contabilidade torna possível avaliar a saúde financeira da organização graças aos demonstrativos de resultados. Além disso, cuida das obrigações legais que envolvem as operações de uma empresa.

Se você ainda não tem uma empresa séria cuidando do seu negócio, fique alerta! Confira abaixo por quais motivos você precisa contar com um serviço de qualidade.

A importância da contabilidade

Toda empresa precisa se manter em dia com uma série de formalidades fiscais, trabalhistas e tributárias. Não apenas para cumprir com as normas do Código Civil, mas também para acompanhar com segurança como anda a saúde do negócio. Devido a isso, podemos dizer que a importância da contabilidade vai além da realização de operações burocráticas. Ela também é um instrumento de gestão.

Muitos empresários têm o saldo bancário como principal medidor do sucesso da organização. Um grande risco, já que esses números não trazem informações necessárias para conferir se a empresa está indo bem ou mal. Na grande maioria dos casos, percebe-se que o problema está no fluxo de caixa, que pode ser facilmente organizado pelo contador.

Os serviços da contabilidade também são responsáveis pelos processos de recuperação judicial. Quando isso acontece, a justiça solicita uma série de documentos que só podem ser organizados e verificados por quem entende do assunto — o contador.

Além disso, é necessária a assinatura desse profissional para garantir algumas facilidades, como a isenção do imposto de renda por meio da distribuição dos lucros. A entrega do balanço assinado pelo contador é fundamental nesse processo.

Principais erros cometidos em contabilidade

Quando a sua empresa não conta com um serviço sério de contabilidade, ela deixa de ganhar alguns benefícios. O problema é que a falta desse serviço não se resume a isso.

Os principais erros cometidos em contabilidade podem trazer sérias consequências para a sustentabilidade do negócio e, em casos mais graves, complicar a relação do empreendimento com a justiça. Descubra agora se você está cometendo algum deles.

Não emitir notas fiscais

A emissão de notas fiscais é um desses erros que podem complicar o empreendimento perante a justiça, já que negar esse serviço faz com que as operações da empresa se tornem ilegais.

Quando a empresa não emite esse documento, ela não documenta as vendas e não retém impostos. Com isso, não existem os registros necessários para que as operações possam ser tributadas. O resultado é a famosa sonegação de impostos. As consequências vão além das multas, já que os envolvidos podem ser levados para a cadeira.

Não ter um bom contador

Diante do que foi exposto até agora, você pode julgar necessário ter um contador apenas na hora de fazer a declaração do imposto de renda, evitando cair na malha fina. No entanto, é importante não esquecer aquilo que mencionamos no início desse texto: a importância da contabilidade como instrumento de gestão.

Um contador também atua como um consultor, indicando as ações mais adequadas para trazer melhorias na gestão financeira da empresa. Além disso, ele é um especialista em assuntos patrimoniais, trabalhistas e tributários. Isso significa que está capacitado para orientar as operações relacionadas a cada um desses elementos, evitando problemas com a justiça.

Misturar finanças pessoais e empresariais

Uma das premissas básicas para um empresário ter sucesso é separar as finanças pessoais das profissionais. No entanto, não é sempre que isso acontece. Especialmente quando o indivíduo nota uma melhoria nos resultados e tem a falsa ilusão de que usar o cartão corporativo para pequenos gastos pessoais vai ajudá-lo a economizar, sem influenciar nos rendimentos da empresa.

Esse é um erro bastante primitivo, no entanto, não deixa de ser recorrente. E quem deseja ter sucesso nos negócios não pode, de forma alguma, ter essa conduta, uma vez que essa postura pode confundir a análise de resultados e bagunçar o histórico financeiro.

A presença de um bom serviço de contabilidade colabora para evitar que os empresários caiam em tentação, afastando a possibilidade de o orçamento ficar no vermelho. A ajuda de um especialista também é válida para que os gestores definam seus salários e monitorem os gastos frequentes do negócio, possibilitando estudar como diminui-los sem prejudicar as operações.

Vantagens de uma contabilidade adequada

Ao longo deste material, você certamente viu diversas vantagens em contar com um serviço de contabilidade para a sua empresa. A boa notícia é que, para isso, não é necessário contratar mais um colaborador: o mercado conta com empresas especializadas nesse trabalho e, melhor ainda, direcionadas aos mais variados segmentos de atuação do mercado.

Se você ainda não está convencido dos benefícios em contar com os serviços de uma contabilidade adequada, reflita sobre os principais:

  • maior controle econômico e financeiro;
  • facilidade no acesso às linhas de crédito bancárias e outras instituições;
  • amplo controle dos sócios sobre a situação patrimonial;
  • segurança nos dados relacionados a demonstração do resultado do exercício, lucros ou prejuízos acumulados, origens e aplicação de recursos;
  • balanço patrimonial correto.

A importância da contabilidade mora no fornecimento seguro de informações econômicas tanto para fornecedores, como para bancos, investidores, sócios, sindicatos e até mesmo para os colaboradores. Estar em dia com as obrigações legais evita processos, multas e outras consequências mais graves, como foi exposto neste artigo.

O serviço também está presente nos processos de tomada de decisão, uma vez que reúne dados financeiros da empresa, orientando a adoção de uma postura adequada em diversas situações.  Portanto, não deixe de investir! Procure agora mesmo uma empresa especializada neste serviço e fique em dia com legislação, além de manter as operações financeiras a níveis seguros.

Nosso artigo foi útil para você, mas ainda restaram algumas dúvidas a respeito dos erros em contabilidade? Não se preocupe! Temos um conteúdo voltado só para este assunto preparado para você.  Afinal, todo erro relacionado a procedimentos contábeis prevê algum tipo de penalização. Então, fique por dentro desse assunto e evite que isso aconteça!

Comentários