As crises são momentos que deixam os gestores preocupados e inseguros, mas é importante manter o foco e pensar em como se destacar no mercado nesse momento difícil. Reinvenção é a palavra-chave. Seus clientes esperam que você ofereça a eles algo que solucione a sua dor, mesmo diante de um momento difícil. Nesse sentido, é importante se preparar para aproveitar as oportunidades em meio à crise.

Mas o que fazer quando a situação não é nada favorável para o seu negócio? O primeiro passo é não se intimidar e enfrentar o problema com os “pés no chão”. Afinal, uma decisão mal tomada pode acarretar em muitos prejuízos para a empresa.

Com o intuito de ajudar você, separamos neste artigo algumas dicas indispensáveis para quem deseja se organizar para aproveitar as oportunidades em meio à crise. Confira!

Dê atenção ao corte de gastos

Em momentos de crise, a primeira ação que vem em mente é o corte de gastos para conseguir dar continuidade aos trabalhos. Existe um erro nessa ação que, muitas vezes, passa despercebida aos gestores, que é manter tudo no limite. Isso é muito perigoso, uma vez que o mercado pode se restabelecer e você não ter recursos suficientes para aproveitar as oportunidades.

Sem contar que o corte de gastos em excesso diminui a qualidade dos serviços prestados por seus colaboradores, o que reflete diretamente na satisfação do cliente, criando um ambiente de trabalho tenso, ou seja, sempre buscar um meio-termo.

Para fazer o corte adequado dos gastos você precisa envolver a sua equipe na tomada da decisão, tendo em vista que ela está apta para indicar o que pode ser reduzido em cada setor, sem prejudicar o desenvolvimento da empresa, nem a produtividade dos colaboradores.

Se achar necessário, procure novos fornecedores para o seu negócio. No entanto, é preciso ter atenção para não deixar de lado a qualidade desses profissionais. Nesse caso, o barato pode sair muito caro.

Analise sua real situação

Para acertar no corte de gastos e em outras tomadas de decisões, você precisa analisar a real situação da sua empresa. Afinal, até onde a crise a afetou? Houve quedas nas vendas? O ticket médio de compra dos clientes diminuiu?

Com base nesses dados, você conseguirá traçar melhores estratégias que visam a manutenção e até ao crescimento do seu negócio mesmo em meio à crise. Acredite, muitas empresas conseguem um papel de destaque no mercado simplesmente porque entenderam sua real situação e agiram conforme suas necessidades.

Dessa forma, você consegue otimizar os recursos do seu negócio e direcioná-los para os setores que realmente farão bom proveito deles, diminuindo as chances de desperdícios que prejudicam o fluxo de caixa da empresa.

Ao analisar sua real situação, é possível ter uma visão mais ampla do negócio e identificar gargalos que impedem o seu crescimento.

Acompanhe os concorrentes e faça melhor

Uma crise deixa qualquer gestor desanimado e preocupado com o seu negócio, principalmente quando ele vê o seu concorrente tendo um melhor desenvolvimento no mercado — o que é perfeitamente normal, por isso, não há motivos para preocupações e sim hora de pensar em novas oportunidades.

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No entanto, cruzar os braços e ver o seu concorrente decolar não é a melhor solução. Por essa razão, é fundamental que você acompanhe a concorrência para observar como ela tem agido em meio à crise. Com isso, você terá insights para fazer algo ainda melhor.

Veja bem, não estamos falando em copiar a concorrência. Muito pelo contrário! O objetivo aqui é oferecer ao seu público algo que supere as suas expectativas, algo que a sua concorrência sequer pensou em oferecer.

Às vezes, o seu produto “carro-chefe” pode nem ser algo inovador, mas algo de qualidade e com preço acessível.

Faça investimentos inteligentes

Investimento é um assunto muito sério, pois caso os recursos sejam alocados de maneira errada, a empresa corre o risco até mesmo de encerrar suas atividades no mercado. Nesse sentido, é preciso estudar muito bem cada alternativa para evitar equívocos que, muitas vezes, são irreversíveis.

Investir em tecnologia é muito importante, tanto para otimizar a produtividade dos seus colaboradores quanto para garantir a satisfação dos seus clientes. Isso porque oferecer ao seu público algo que facilita ainda mais a sua vida é essencial para se destacar da concorrência.

Outro investimento considerado indispensável é o marketing. Muitos empresários, quando as coisas não saem como eles esperam, diminuem seus investimentos em marketing, mas isso é uma ação muito equivocada. Afinal, é nesse momento que você precisa atrair mais cliente para o seu negócio para evitar que o pior aconteça.

Invista em anúncios on-line

Por falar em investimento em marketing, não podemos deixar de mencionar uma estratégia indispensável nesse ramo: os anúncios on-line. Por meio dessa ferramenta, você consegue criar campanhas segmentadas, ou seja, direcionadas para quem realmente tem interesse no que a sua empresa vende.

Esses anúncios podem ser feitos no Google e nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Nos anúncios do Google, por exemplo, a página do seu site será posicionada no topo das pesquisas, a fim de permitir que os usuários o encontrem com mais facilidade.

Já o Facebook permite que você cadastre mais de um produto em uma campanha, com opções de personalização para atingir públicos-alvo diferentes mais assertivamente. No Instagram, você pode anunciar tanto no feed quanto no stories, a forma de divulgação deve seguir as estratégias que você traçou no planejamento de marketing.

Seguindo essas dicas, com certeza a sua empresa estará apta para aproveitar oportunidades em meio à crise. Lembre-se sempre de que onde há adversidades, há também oportunidades que podem fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Geralmente, essas chances que aparecem ao longo do caminho costumam ser únicas, por isso, estar preparado para agarrá-las é fundamental para ganhar espaço no mercado.

Não se esqueça de contar com a sua equipe para tomar as melhores decisões que visam ao crescimento da sua empresa em meio à crise. Além de ter mais insights, você motivará seus colaboradores ao ouvir o que eles têm a dizer.

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