A Ambev, sentindo a necessidade de trabalhar com produtos mais saudáveis, tinha duas opções: desenvolver um novo produto ou adquirir uma marca com certo prestígio no mercado.

Optou pela aquisição. Esse modelo de negociação se chama fusão de empresas.

Este artigo explica com mais detalhes como funciona, o que deve ser avaliado, os principais tipos de fusão, vantagens e desvantagens. Traz, ainda, alguns cases de sucesso — incluindo o da Ambev. Acompanhe com a gente!

Como funciona o processo de fusão de empresas

A fusão de empresas é um projeto de negociação em que duas ou mais pessoas jurídicas se unem para trabalhar com suas marcas vinculadas a uma só empresa, se transformando em um só PJ.

Ou seja, O processo de fusão dá início, obrigatoriamente, a uma nova empresa.

Quando a transformação acontece, todas as obrigações e responsabilidades são mantidas. No entanto, o modelo de negócio não precisa permanecer o mesmo.

Por exemplo, empresas que tem um financiamento a pagar continuam com essa dívida ativa. Mas não significa que todos os seus produtos vão continuar circulando no mercado.

O que deve ser avaliado

Todo processo de fusão e aquisição deve ser realizado com cautela. Para evitar prejuízos, os principais pontos de análise devem incluir:

  • dívidas — verifique se a empresa tem dívidas bancárias ou com órgãos do governo, se os impostos estão em dia e se há suspeita de sonegação;
  • processos — é necessário realizar uma consulta sobre os processos judiciais, se há dívidas trabalhistas em excesso ou ações movidas por clientes e fornecedores;
  • riscos gerais — as obrigações de longo prazo devem ser assumidas pelo comprador da empresa, por isso, é necessário avaliar o fluxo de caixa descontado, fazer um balanço patrimonial e aplicar outros indicadores que possam demonstrar se compensa assumir as responsabilidades.

Tipos de fusões

Apesar de o conceito de fusão ser relativamente simples, há outros modelos de negociação. Entenda:

Aquisição

Se nos processos de fusão as empresas geralmente atuam no mesmo segmento e continuam suas operações, a pessoa jurídica adquirida por outra organização pode ou não deixar de existir.

Cisão

O processo de cisão se caracteriza pela divisão de um patrimônio entre duas ou mais sociedades.

Neste modelo, pode acontecer a cisão total ou parcial, onde:

  • cisão total — quando a empresa que deu origem à operação transfere seu patrimônio por completo;
  • cisão parcial — quando a empresa que deu origem a operação continua existindo, apenas divide seu capital.

Vale destacar que nos processos de cisão as obrigações do comprador se limitam a parte do capital negociada.

Ou seja, o comprador não assume todas as responsabilidades.

Incorporação

No processo de incorporação, a pessoa jurídica que faz a compra das empresas amplia suas operações.

Enquanto isso, as que foram compradas deixam de existir.

Cases de sucesso

Lembra do exemplo que usamos sobre a Ambev no início deste material? Veja agora como a empresa chegou a negociações bem sucedidas e confira outros exemplos.

Brahma e Antarctica

A Ambev surgiu em 1999, fruto da fusão entre duas paixões dos brasileiros: as cervejas Brahma e Antarctica. Além da cerveja, fabricavam águas, chás, isotônicos e refrigerantes.

fale com um especialista syhus

O resultado foi atingido com sucesso. Hoje, a Ambev é líder no Brasil, se consolidando como a 3.ª maior cervejaria do mundo.

Ambev e Do Bem

Mais de 15 anos depois do nascimento da Ambev, ela se dedicou a uma nova fusão, desta vez com a marca de sucos e chás Do Bem. O principal objetivo foi a diversificação e trabalhar com uma linha de produtos saudáveis.

Para a Do Bem, a fusão foi um sucesso. Antes, seus produtos eram vendidos principalmente na região sudeste. Hoje, já é popular em todo o país, benefício também para a Ambev que ampliou a oferta de produtos e garantiu a competitividade.

Mercado Livre e Axado

Criada para trazer solução em transporte e logística para e-commerces, a startup Axado foi comprada pelo Mercado Livre em 2016 por 26 milhões de reais.

Na ocasião, a Axado tinha 580 transportadoras integradas e atendia a mais de 2 mil lojas virtuais.

Com a negociação, o Mercado Livre deu origem a um projeto de expansão e aprimorou os serviços de frete na sua própria plataforma.

Quando o processo de fusão não dá certo

Mesmo com todo cuidado, nem sempre o processo de fusão dá certo. Foi o que aconteceu com a Marisol, uma das fabricantes de roupa infantil mais popular do Brasil.

A empresa adquiriu:

  • Pakalolo, moda adolescente;
  • Rosa Chá e Sais, moda praia;
  • Babysol, moda bebê;
  • Stereo, marca voltada ao público jovem.

No entanto, apesar de serem empresas do setor têxtil, tinham um público muito diferente.

Como consequência, a Marisol registrou um crescimento que não chegou nem a metade dos concorrentes e precisou se reestruturar. Hoje, está só com a Pakalolo.

Vantagens e desvantagens da fusão de empresas

Quando o assunto é fusão de empresas, podemos destacar as seguintes vantagens:

  • a empresa cresce de forma acelerada;
  • abrange um nicho maior de consumidores;
  • aumenta a competitividade no mercado;
  • diversifica os negócios;
  • o faturamento aumenta e, consequentemente, a lucratividade.

A desvantagem é que nada disso pode dar certo, como foi o caso da Marisol. Por isso, o processo deve ser realizado com calma e apoiado por especialistas.

No entanto, nem sempre os problemas se relacionam com a rentabilidade. Conflitos entre as culturas organizacionais podem abalar a produtividade do capital humano.

Além disso, grandes mudanças causam preocupação. O sentimento se reflete de maneira negativa na qualidade dos produtos e serviços.

Outro risco está relacionado à força da marca. A fusão de empresas significa a criação de uma nova empresa e pode fazer o consumidor estranhar as mudanças e optar pelo concorrente.

Para que isso não aconteça, o ideal é que o negócio não interfira na identidade e no padrão dos produtos.

Está interessado em investir na fusão de empresas? Considere nossas dicas e busque o apoio de uma empresa especializada que possa ajudá-lo a fazer as análises necessárias e os cálculos adequados de forma segura.

Fique por dentro dos assuntos mais interessantes para as startups. Curta nosso perfil no Facebook, LinkedIn ou Instagram.

fale com um especialista syhus

Comentários