Revisar seu relatório de vencimento de contas a receber e contas a pagar pelo menos uma vez por mês — e de preferência com mais frequência — pode auxiliar na garantia de que seus clientes e fornecedores estejam em dia na sua empresa.

Assim, fica mais fácil tomar as medidas necessárias para otimizar as finanças do negócio. Você sabe o que é aging list?

Aging list é uma listagem de “envelhecimento” de contas da organização. É possível aplicá-lo nas contas a pagar e a receber, incidindo na saúde financeira da empresa — além de fornecer indicadores significativos.

Com ele, quando as contas são divididas em grupos menores, é possível compreender o perfil de clientes, possíveis churns — índice que mede a taxa de cancelamento — e outros.

Neste post, falaremos mais sobre como funciona esse relatório e sua importância para a empresa. Confira!

O que é o relatório aging list?

É um registro que revela os valores de faturas que não foram pagas dentro do prazo de pagamento. Ele auxilia a empresa na identificação de cobranças que estão em aberto e possibilita que ela faça o acompanhamento de clientes que pagam com atraso.

Na contabilidade, o relatório nada mais é do que o método de organizar as contas a receber e contas a pagar na data de vencimento. As contas a receber surgem quando a empresa fornece bens e serviços a crédito aos clientes.

Por exemplo, você pode permitir que os clientes paguem as mercadorias 30 dias depois da entrega.

Eles representam um ativo para o negócio. Para identificar o tempo médio das contas a receber e identificar perdas potenciais de clientes, as empresas preparam regularmente o relatório de aging list das contas a receber.

Isso permite que eles recebam essas contas o mais rápido possível, a fim de mover o dinheiro para a conta bancária.

O relatório listará o saldo pendente de cada cliente. A diferença entre o aging list e o fluxo de caixa é que o fluxo demonstra o que deve ser pago e recebido.

Já o aging list é um relatório mais específico e faz a separação dos valores por categorias especiais, colocando o que cada cliente precisa pagar ou o que a empresa deve pagar para os fornecedores.

Como a aging list permite uma análise periódica das contas a pagar e a receber?

Confira abaixo como esse relatório pode ser valioso para a saúde financeira do empreendimento.

Identificação de falhas

Com a aging list é possível identificar quaisquer mudanças recentes e dificuldades nas contas a receber. Isso pode fornecer as respostas necessárias para proteger sua empresa contra problemas de fluxo de caixa.

O fato é que ele oferece a oportunidade de identificar problemas potenciais rapidamente, para que você possa tomar medidas para resolvê-los.

Aumento da eficiência

A revisão regular desse relatório dá a você a oportunidade de monitorar despesas, supervisionar pagamentos, identificar possíveis pontos problemáticos com antecedência e áreas em que você pode implementar novas estratégias e otimizar o fluxo de caixa da organização.

fale com um especialista syhus

Além disso, a separação por tempo de atraso e valores das dívidas permite dar início a estratégias de relacionamento com os clientes após uma cobrança eficiente que crie oportunidades de negócios futuramente.

Fornecimento de informações relevantes

A aging list pode fornecer as informações contábeis necessárias para que você desenvolva e implemente estratégias que melhorem a situação do fluxo de caixa de sua empresa.

Por exemplo, você pode escolher tentar negociar melhores termos com seus fornecedores, solicitando um desconto para pagamento imediato ou uma data de vencimento estendida.

Melhora da tomada de decisão

O relatório contendo o vencimento de credores/contas a pagar auxilia no planejamento de como a empresa vai desembolsar, com o fluxo de fundos disponível, todas as compras feitas por uma empresa de fornecedores regulares em termos de crédito.

Grande parte das empresas faz acordos com os fornecedores para pagar por serviços e materiais em 30, 60, 90 ou 120 dias depois do recebimento, a fim de que a empresa tenha tempo de ganhar dinheiro com as entradas antes do vencimento do pagamento.

Ter a capacidade de controlar quando uma fatura será paga possibilita que a empresa gerencie seu fluxo de caixa. O relatório com o vencimento de contas a pagar lista todas as contas que estão pendentes e a data de quando as faturas devem ser pagas conforme os termos de crédito existentes.

Com esses dados, uma organização pode optar por quais contas podem ser quitadas dentro do vencimento, de acordo com a quantidade de dinheiro que a empresa possui em mãos, e quais contas ela pode talvez pagar com certo atraso.

Medição do nível de inadimplência

A aging list também é utilizado como uma ferramenta para estimar dívidas inadimplentes potenciais, que são então usadas para revisar a provisão para devedores duvidosos.

A metodologia comumente utilizada para fazer isso é proceder a porcentagem histórica dos montantes da fatura em cada intervalo de datas que, muitas vezes, vira uma dívida inadimplente, e utilizar essas porcentagens nos totais das contas com vencimento mais recente.

Como pode ser feita na prática?

Por mais que haja a possibilidade de implementar a aging list utilizando planilhas eletrônicas simples, é de extrema importância que a atualização e alimentação dos dados seja recorrente.

Isso é essencial para que seja feita uma análise da real situação do fluxo de cobrança, porém, saber quais dados devem ser priorizados é o principal.

Com a aging list estruturada, o setor de cobrança pode ter diversas visões e dashboards que viabilizam a implementação de várias estratégias.

Um ótimo exemplo é que se o relatório mostra uma enorme quantidade de dívidas mais antigas, pode ser que a métrica de cobrança tenha de ser revisada ou que devam ser realizadas algumas ações, a fim de viabilizar o processo de recuperação do negócio.

Geralmente, dívidas mais atuais apresentam mais oportunidades de recuperação, pois costumam ser somente um esquecimento do cliente ou falta de planejamento.

Agora você sabe o que é aging list. Sem ela pode ser difícil manter um fluxo de caixa saudável e identificar riscos de crédito potencialmente ruins para sua empresa.

Ao gerar o relatório com contas a receber, certifique-se de incluir as informações do cliente, valor total pendente, status de cobrança e o histórico financeiro de cada um.

Nosso post foi útil para você? Deseja ficar mais bem informado? Então, aprenda como tornar seus relatórios contábeis mais claros e eficientes!

fale com um especialista syhus

Comentários