Você tem uma ideia do que as pessoas falam sobre sua startup? Independentemente do objetivo ou da visão da sua empresa, a imagem que você projeta dela para o mundo com certeza tem um impacto duradouro sobre o seu negócio, do qual você pode nem estar ciente.

Temos certeza de que você já se questionou por que as grandes empresas estão sempre preocupadas com sua imagem de marca. Bem, é simplesmente porque querem dar a todos um motivo para confiar e acreditar no que fazem.

É aí que entra o employer branding! Ele é a imagem que clientes, funcionários, colaboradores em potencial e clientes têm de seu negócio.

Mas você conhece os benefícios do employer branding para sua startup? Continue a leitura e veja os principais!

Redução de turnover

Muitos funcionários insatisfeitos estão prontos para deixar a empresa onde trabalham, por um lugar melhor e com boa reputação. Porém, com um bom employer branding, os funcionários estarão motivados para dar o melhor de si e entregar bons resultados.

Além disso, ele também estimula um ambiente de colaboração entre os colaboradores, o que os torna capazes de desenvolver soluções mais criativas. Por estarem motivados e satisfeitos, esses funcionários podem ir longe, inclusive compartilhando experiências positivas sobre o trabalho com outras pessoas.

Quando eles são apaixonados por seu trabalho e gostam do local onde exercem as atividades, sentem-se mais comprometidos e mais propensos a permanecer em sua empresa por muito mais tempo.

O employer branding oferece a redução de turnover para sua startup, o que significa que você gastará menos em publicidade, recrutamento e treinamento de novos funcionários.

Diferencial competitivo

Não há nada melhor para uma empresa do que ter uma boa imagem diante da sociedade, não é mesmo? Um bom employer branding promove sua startup e a destaca entre os concorrentes.

Além disso, melhora a imagem da sua marca, o que ajudará a atrair clientes. Você pode obter vantagem competitiva oferecendo o melhor preço ou diferenciando-se positivamente de seus concorrentes.

Nem toda empresa tem recursos para oferecer pagamentos muito elevados como estratégia de longo prazo. É aí que você pode usar o employer branding a seu favor.

Normalmente, os candidatos estão dispostos a aceitar um salário menor, se isso significar trabalhar para uma empresa que tem uma grande reputação no mercado e, portanto, uma marca forte.

Aumento da atratividade para os clientes

Normalmente, profissionais com voz ativa nos assuntos da empresa e que trabalham com ótimos profissionais são mais felizes e motivados. Seus clientes perceberão isso, uma vez que funcionários altamente engajados farão todo o possível para conquistá-los.

Um bom employer branding, consistentemente experimentado por seus funcionários, viabiliza uma melhor experiência do cliente.

É importante perceber que essa experiência positiva tem um grande impacto tanto no mercado em que sua startup está inserida quanto no mercado de trabalho para profissionais do ramo.

Se você criar e manter uma marca forte de empregador, que estimula, atrai talentos e constrói um ambiente de trabalho positivo, os funcionários terão sucesso em seus empregos e serão destaque para seus clientes.

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A experiência do cliente será lembrada, e as pessoas vão querer trabalhar com você, oferecendo o melhor para seu negócio. Cuide bem do employer branding de sua startup por meio de um processo contínuo de consultoria e aprimoramento.

Assim, você posicionará sua empresa em uma posição de sucesso no mercado agora e no futuro.

Aumento da reputação da empresa

Quando nos referimos à reputação da startup, saiba que ela não envolve somente funcionários atuais e futuros. Também tem destaque perante outros grupos de interesse da empresa: clientes, investidores, parceiros, fornecedores e a sociedade como um todo.

O motivo é simples, e não se trata apenas de uma questão de imagem. O fato é que, com o employer branding, os colaboradores ficam mais satisfeitos e comprometidos, sendo a garantia de uma startup competitiva, que oferece qualidade em seus produtos e serviços.

Atração e retenção de talentos

Se sua startup investe no seu employer branding e em uma boa comunicação, esse é, sem dúvida, um fator-chave quando se trata de atrair os melhores talentos. Afinal, agora não são apenas as empresas que são informadas sobre seus candidatos e potenciais funcionários.

Os profissionais também são informados sobre quais as melhores empresas para trabalhar, antes de enviarem a sua candidatura para aquelas do seu interesse. E, quando já estão em processo de seleção, reúnem mais informações sobre essas organizações antes de tomar uma decisão.

Nesse sentido, não só a imagem de bom empregador que a própria startup transmite é muito importante, mas também, e talvez acima de tudo, a imagem transmitida pelos próprios funcionários.

Lembre-se: ter sucesso em um mercado competitivo envolve ter os melhores talentos em sua equipe. O recrutamento de vez em quando pode ser demorado, estressante e ter um alto custo.

Com um bom employer branding, seus funcionários, muito mais satisfeitos, não vão desejar sair da sua empresa, pois terão orgulho de trabalhar em uma startup com ótima reputação.

Logo, o bom empregador atrai talentos de qualidade e ainda ajuda a reter os colaboradores, pois todos desejam fazer parte do sucesso do seu negócio.

Aumento do engajamento dos profissionais

Um employer branding positivo pode não só reter ótimos talentos, mas também aumentar de forma significativa o engajamento dos seus funcionários.

O fato é que ter colaboradores satisfeitos e que se sintam confortáveis ​​repercute positivamente no aumento do seu comprometimento. Isso, por sua vez, faz com que eles sejam os melhores embaixadores da empresa em que trabalham.

O employer branding de sua startup deve representar um ótimo ambiente de trabalho, desenvolvimento de carreira, crescimento pessoal e motivação constante para os seus atuais funcionários. Dessa forma, eles se tornam mais produtivos e com desempenho melhor.

Como vimos, são muitos os benefícios do employer branding para sua startup. É preciso ter a consciência de que essa é uma estratégia de longo prazo, sendo assim, os resultados podem demorar um certo tempo para aparecer.

Para ter sucesso na sua estratégia de employer branding, é importante trabalhar de modo contínuo, conhecendo bem o seu negócio, sua cultura e as pessoas envolvidas, além de construir estratégias e definir métricas.

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