Empresas SaaS são aquelas que desenvolvem softwares e vendem o seu acesso, como é o exemplo da Microsoft. Antes, ela comercializava a licença de utilização do Office, mas atualmente realiza a venda da assinatura do Office 365. Muitos gestores ficam em dúvida sobre como apurar o ativo intangível em empresas SaaS, pois não sabem quanto vale seu software e sua plataforma.

Hoje, a questão dos intangíveis tem um peso enorme nas empresas, pois, sabendo explorar seus intangíveis, elas podem dimensionar seus ativos e se posicionar no mercado. Os ativos intangíveis viabilizam a abertura de novas linhas de negócios, e as patentes são um exemplo disso. Eles são uma fonte superior de vantagem competitiva para as SaaS.

Mas você sabe como apurar o valor de um intangível? Preparamos este post com algumas dicas que vão te ajudar. Confira!

Pense na participação dos sócios

Algo que deve ser considerado na apuração do ativo intangível é a participação dos sócios da SaaS. O fato é que existem cenários em que eles contribuem para a construção dos ativos.

Se receberem remuneração da companhia, ela deve ser incluída na geração de custo caso seja uma espécie de “pró-labore” — parcela de rendimentos oriundos da atividade comercial repassada entre gestores e sócios.

Porém, é importante ressaltar que não estão incluídos o montante referente à quitação de dividendos ou devolução do capital social.

Faça otimizações na plataforma

A grande verdade é que um software ou plataforma precisam estar sempre em construção e realizando otimizações em sua estrutura. Porém, independente disso, eles devem continuar sendo utilizados e, consequentemente, gerando renda para a SaaS. Logo, é extremamente importante fazer constantes melhorias em seu sistema.

Um ótimo exemplo é a correção de bugs, que são erros inesperados no momento da execução de um software ou hardware. Geralmente, esse processo acontece por etapas, que são na realidade versões do sistema.

Execute a apuração

O responsável pela apuração do ativo intangível na empresa SaaS determinará a melhor abordagem de avaliação a ser utilizada. Esses métodos podem incluir uma abordagem de mercado ou de base de custos. Também podem prever os benefícios econômicos para o negócio.

Ao estabelecer um valor para o ativo intangível, será examinado o tipo específico de cada ativo. Também será examinada a receita gerada pelo negócio, bem como os riscos de mercado. Ainda, haverá a previsão de receitas futuras. Isso implicará examinar os ganhos gerais da empresa, as perspectivas de crescimento, as condições de mercado e as vendas comparáveis.

Além disso, será verificado quanto custou desenvolver o ativo historicamente e o que será necessário para desenvolvê-lo agora. O avaliador dos ativos definirá todo o valor para a empresa e analisará os ativos intangíveis remanescentes.

Nessa fase, alguns critérios devem ser atendidos para que o ativo seja considerado como intangível:

  • é possível identificar como o ativo intangível gerará benefícios econômicos futuros;
  • tecnicamente, é viável concluir a produção do ativo intangível a fim de que fique disponível para uso ou comercialização;
  • a SaaS tem o objetivo e a capacidade de produzir e vender ou de usar o ativo intangível;
  • existem recursos técnicos, financeiros ou outros disponíveis que são adequados para concluir o desenvolvimento e usar ou vender o ativo intangível;
  • o ativo intangível está claramente definido, e o custo atribuído ao produto ou serviço pode ser identificado separadamente e avaliado de forma confiável durante o seu desenvolvimento.

Considere a mão de obra utilizada

Outra dica para realizar a apuração dos ativos intangíveis é dividir a mão de obra envolvida durante todo o processo, conforme sua aplicabilidade. Isso quer dizer que há a necessidade de que sejam definidas todas as tarefas desempenhadas durante o dia de trabalho.

fale com um especialista syhus

É preciso pensar em algumas questões, como o tempo que o funcionário utilizou no planejamento, no desenvolvimento, na correção de bugs e também com a manutenção. Uma ótima dica é fazer a atribuição de horas de acordo com a atividade desenvolvida.

Fique atento à contração de terceiros e de ferramentas

Por falar em mão de obra, é muito importante tratar também da contratação de terceiros e de ferramentas utilizadas para realizar a programação da sua plataforma. É importante ressaltar que o montante dado aos terceiros pelo trabalho deve ser incluído no custo, com a condição de que não seja em relação à manutenção, mas sim à construção.

Além disso, caso não sejam para a realização de controle ou se não puderem ser comercializadas com seu software ou plataforma, as ferramentas utilizadas por terceiros na construção do ativo não devem ser levadas em conta no custo do ativo intangível.

Verifique determinadas abordagens

Na abordagem de custo, as despesas obtidas na expansão do ativo são combinadas em uma coleção. Se o ativo foi adquirido mais recentemente, o valor de aquisição deve ser considerado como um custo de um ativo.

Já na abordagem de valor do mercado, uma avaliação é feita considerando os negócios dos ativos relacionados, que ocorreram atualmente em mercados aliados. A abordagem é possível se houver a sobrevivência de um mercado de ativos intangíveis semelhantes e se houver informações suficientes sobre os negócios ocorridos atualmente.

No caso de uma abordagem referente ao valor econômico, ela é baseada nos fundos ou procedimentos disponíveis devido a esses ativos e seu financiamento, uma taxa de desconto aplicável.

O profissional responsável pela apuração deve determinar os fundos disponíveis diretamente afiliados, a fim de tirar vantagem de uma patente ou direitos autorais. Essa abordagem só pode ser possível se o capital do ativo intangível for imputável a partir de planos financeiros e de contas de gestão da SaaS.

Contrate um especialista

Mais uma dica essencial para a apuração dos ativos intangíveis é contratar um profissional especialista para estabelecer de forma mais assertiva esses valores. Isso pode ajudar muito a valorizar sua empresa diante de compradores ou clientes, por exemplo.

Ao contratar esse profissional, busque referências de empresas credenciadas que tenham conhecimento e experiência no seu setor. Avaliar ativos intangíveis pode ser incrivelmente difícil sem a ajuda de especialistas. Por essa razão, é essencial contar com o auxílio de uma empresa especializada para fazer a apuração da forma correta.

Lembre-se: uma empresa SaaS que realiza a apuração de ativos de forma eficiente sempre estará um passo à frente no mercado no qual está inserida e também na captação de investimentos.

Por fim, o impacto econômico do ativo intangível em empresa SaaS é indiscutível. É possível determinar com segurança o valor econômico dos intangíveis usando uma análise rigorosa e robusta. Identificar e compreender o valor dos ativos intangíveis pode proporcionar benefícios significativos em termos de vantagem competitiva e mitigação de riscos.

Por esse motivo, conte com a ajuda de uma empresa de renome no mercado, como a Syhus. Somos um escritório de contabilidade especializado em startups e empresas de tecnologia, como SaaS, e-commerce, marketplace, entre outras.

Então, o que está esperando para entrar em contato conosco?

fale com um especialista syhus

Comentários