Contar com o auxílio de uma empresa especializada para contabilidade para Fintech é essencial e precisa ser acompanhada de algumas precauções. Isso se deve ao fato de o mercado em que essas organizações atuam, ter a regulação recente e também haver a possibilidade de de repente surgirem novas normatizações.

A verdade é que mudanças desse tipo podem afetar a operação de qualquer empresa, conforme exigem um trabalho mais minucioso na interpretação de determinações legais e também ao reorganizar as ações em trâmite.

Tendo em vista esse cenário, apenas um serviço contábil especializado na oferta de soluções para Fintechs pode auxiliá-las na gestão do negócio de modo assertivo e no seu controle financeiro.

Quer saber por que investir em um bom serviço pode ser o diferencial da sua empresa e qual é a importância de contratar uma empresa de contabilidade para fintech? Abordaremos esses assuntos nas próximas linhas.

Boa leitura!

Qual é a importância de investir em uma boa contabilidade para Fintech?

Uma Fintech refere-se a startups ou organizações que são responsáveis pelo desenvolvimento de soluções financeiras totalmente digitais, em que a tecnologia ocupa um papel central na experiência do cliente.

Esse tipo de empresa está submetida a desafios tributários, fiscais e regulatórios específicos do setor em que atua. Para que possa desenvolver suas atividades, grande parte delas deve se submeter às normatizações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e também ser autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Diante do cenário atual, esses agentes reguladores têm se movido com o intuito de padronizar a operação de organizações desse tipo de mercado e, consequentemente, regularizar o relacionamento delas juntamente com o governo e os consumidores.

Diante de muitas incertezas, é extremamente importante contar com uma empresa de contabilidade qualificada, que consiga lidar com questões regulatórias próprias das Fintechs. Inclusive, o serviço de contabilidade precisa estar unificado à perspectiva do digital e também adaptado a uma gestão moderna.

Por que contratar uma empresa de contabilidade?

A contabilidade procura estudar o patrimônio das empresas e instituições para fazer o controle por meio de registros contábeis, demonstrando os resultados encontrados e produzidos.

É por meio da empresa especializada na prestação do serviço, que são obtidas informações importantes para o controle financeiro, como o que entra e sai de dinheiro, as demais transações e a análise geral da situação do negócio, com o objetivo de evitar surpresas.

Inclusive, como vimos anteriormente, na operação de uma Fintech há processos automatizados, tecnologia em nuvem e sistemas de informação. Ou seja, ela precisa de um escritório de contabilidade, que tenha mais familiaridade com a cultura de inovação comum às Fintechs.

A presença do controle e do gerenciamento desses processos assegura um planejamento com redução de gastos, contas em dia, inexistência de risco para o não pagamento de tributos e recebimento de multas.

Ela proporciona maior tranquilidade para que os gestores foquem no resultado, na produtividade. Dentre muitos serviços, a contabilidade auxilia e traz informações importantes, como:

fale com um especialista syhus
  • balanço patrimonial de passivos e ativos;
  • apuração, acompanhamento e análise de receitas;
  • análise de custos, despesas, lucratividade e rentabilidade;
  • evidência de origem e aplicação dos recursos;
  • assessoramento do fluxo de caixa.

Como funciona a contabilidade para Fintechs?

As organizações têm necessidades diferentes. Logo, uma equipe especializada na contabilidade para Fintech consegue maximizar o potencial de empresas de tecnologia e startups, que apresentam uma realidade diferente das empresas tradicionais.

Essas empresas buscam prestadores que disponham de serviços compatíveis com seus perfis e objetivos. Nesse sentido, equipes especializadas em Fintech têm um diferencial e trazem inúmeros benefícios por meio do planejamento e ações voltadas para esse tipo de negócio.

Uma boa assessoria melhora a eficiência sem que ocorram gastos desnecessários, auxiliando na gestão contábil, financeira e adequação que a empresa precisa. Para ajudar no entendimento de como uma empresa especializada em Fintechs pode ajudar, selecionamos algumas tratativas realizadas que são necessárias e importantes.

  • Obtenção de autorização para operar

De acordo com informações do Banco Central do Brasil, dois tipos de Fintechs de crédito estão autorizadas a operar no país: Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP) e Sociedade de Crédito Direto (SCD).

Ao realizar a solicitação da autorização para a empresa operar — tanto como SEP, quanto SCD — será exigido a apresentação de alguns relatórios gerenciais e documentos comprobatórios, a fim de confirmar se a Fintech está cumprindo os requisitos determinados pelo Bacen. Logo, nessa etapa, o serviço de contabilidade será totalmente estratégico.

  • Gerenciamento contábil x investidores

As Fintechs podem ter investidores que, com o passar do tempo, demonstram insatisfação com a inconsistência dos documentos contábeis. Esse é um dos motivos que atrapalham a permanência de quem inicia o investimento e ocorre porque qualquer iniciativa desse tipo preza por mínima segurança e seriedade.

A preocupação com a clareza de escrituração do negócio é sinônimo de seriedade. A escrituração precisa apresentar, com segurança e clareza, os resultados. Se o empreendedor não conhecer os números e, por conta disso, não conseguir compartilhar um parecer correto sobre as finanças, seu trabalho fica comprometido.

Isso pode acontecer pela falta de uma contabilidade de qualidade. Logo, uma equipe especializada deixaria o gestor ciente de todas as informações importantes por meio da realização de auditoria com análise e revisão do negócio.

  • Assistência para valores e registros

As startups e pequenas empresas de tecnologia, por vezes, enfrentam dificuldade na organização de suas contas e valores de receitas, despesas, ativos e passivos, que podem ser mal administrados pela ausência de controles e procedimentos internos.

Essa desorganização afeta o faturamento e favorece a destinação incorreta dos recursos. Para que isso não aconteça, é essencial manter a contabilidade em dia, com controle e manutenção de pagamentos das obrigações e recebimentos da pessoa jurídica.

  • Melhor aproveitamento de benefícios fiscais

É possível encontrar inúmeros incentivos e benefícios fiscais municipais, estaduais e federais, dos quais as Fintech não vinculadas ao Simples Nacional podem usufruir para a redução da carga tributária.

A contabilidade especializada pode colaborar com a assessoria dessa parte da legislação dos programas, como a isenção do Imposto sobre Serviço na exportação de serviços caso a startup decida se internacionalizar, desde que tenha deixado o Simples Nacional e os serviços exportados sejam percebidos fora do Brasil.

Por fim, a contabilidade mensura os resultados do negócio, avaliando o desempenho da empresa e disponibilizando diretrizes para melhores tomadas de decisão. É uma fonte segura de informações econômicas e fiscais que possibilita um melhor gerenciamento por parte do gestor, que passa a ter informações concretas da situação fiscal, financeira e tributária do negócio.

A Syhus disponibiliza serviços especializados e se mostra uma excelente opção de contabilidade para Fintechs, auxiliando as empresas de tecnologia e startups. O planejamento, gestão e adequação tributária, bem como o mapeamento de benefícios fiscais, processo de gestão contábil, de gestão financeira e a preparação para investimentos, são apenas alguns dos serviços disponibilizados pela empresa.

Quer saber como ter todo o suporte contábil especializado para a sua empresa? Entre em contato conosco e conheça melhor os serviços que podem garantir a segurança do seu negócio!!

fale com um especialista syhus

Comentários